Brasileira é nomeada para o prêmio Lumen , um dos maiores prêmios para arte e tecnologia do mundo

3 min. leitura

A conceituada lista de obras artísticos do prêmio Lumen 2022, um dos principais prêmios de arte e tecnologia do mundo, acaba de ser divulgada e entre os selecionados está a brasileira Cândida Borges. Natural da Niterói (RJ) e radicada no exterior, Cândida é artista transmídia e musicista, além de estar concluindo o PhD em Computer Music pela Universidade de Plymouth, no Reino Unido. Em parceria com o artista colombiano Gabriel Mario Vélez, criou a obra em realidade virtual “Transeuntis Mundi Derive 01”, laureada pela premiação na categoria Global Majority Award.

“É um reconhecimento importante poder representar o Brasil entre tantos trabalhos artísticos de tão alto nível e de tanta inovação. Com certeza marca uma nova fase para o Projeto Transeuntis Mundi”, diz Cândida, que é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora visitante na Universidade de Antioquia (Colômbia). O prêmio Lumen celebra o que há de mais inovador na arte criada com tecnologia, através de uma competição internacional. Lançado na Inglaterra em 2012, o prêmio vem criando oportunidades e integrando artistas do mundo todo.

“Transeuntis Mundi” é um projeto de arte, ciência e tecnologia em constante construção. Reflete sobre o fenômeno milenar das migrações através de obras artísticas e instalações imersivas. Quem experimenta vive uma viagem virtual por culturas, geografias e através do tempo.

A obra de realidade virtual aborda o tema da transculturalidade presente nas ações do dia a dia de pessoas e lugares. Numa imersão de imagem e som 3D, o público é transportado por quatro continentes e experiencia culturas e cidades como Nova York, Londres, Rio de Janeiro e Bogotá.

“Transeuntis Mundi” foi lançada na Feira Internacional do Livro e da Cultura, na Colômbia, e já passou por festivais, museus e galerias em mais de 12 países como Inglaterra, EUA, Portugal e China. Em novembro deste ano, estará no Rio Innovation Week.

Em celebração ao prêmio, a exposição online “Web Derive 01” está aberta gratuitamente ao público brasileiro até dia 22/9 e pode ser acessada através do site do projeto www.transeuntismundi.com

SOBRE CÂNDIDA BORGES

Radicada no exterior, a artista transmídia e musicista é Professora Associada da Unirio (BR), Pesquisadora Visitante da Universidade de Antioquia (CO) e Doutoranda pelo Interdisciplinary Center for Computer Music Research/Plymouth University (UK).

SOBRE GABRIEL MARIO VÉLEZ

Artista transmídia e visual, Decano e Professor de Artes da Universidade de Antioquia (CO), Pós-Doutor em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (ARG) e Doutor em Artes pela Universidade Complutense de Madrid (ESP).

Trailer do Projeto Transeuntis Mundi:  

Serviço:

Prêmio Lumen

Website do trabalho: www.transeuntismundi.com

Visitação da exposição online

1 comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso