ArteCultura

Bonecos colecionáveis para quem é apaixonado por séries

Atualmente, bonecos de personagens marcantes são muito mais do que simples brinquedos. Inclusive, é um mercado lucrativo para empresas do ramo, que devem se manter atentas às tendências de séries televisivas, a fim de atender à demanda do público. 

Baseada no universo de Star Wars e produzida pela Disney+, a série “The Mandalorian” tornou-se sucesso mundial logo em sua estreia. De acordo com levantamento da empresa de monitoramento Parrot Analytics, a audiência da produção é, atualmente, 68,3 vezes maior do que a média de séries nos Estados Unidos. O mercado de brinquedos infantis pode perceber este impacto. 

Segundo o CEO do e-commerce de departamentos Super25, William Rafael Landim, em 2020 a empresa percebeu um aumento de cerca de 30% na venda de produtos do universo geek. Porém, quando se trata de bonecos de um personagem específico de “The Mandalorian”, a diferença foi ainda maior. “A procura por modelos do Baby Yoda subiu muito no site”, afirma.

Super 25

O bom desempenho não é exclusivo de produtos vinculados à produção da Disney+. Diversas séries televisivas, de diferentes segmentos, fazem sucesso no e-commerce. “Action figures de mangás como Naruto costumam ter bastante demanda, principalmente do público feminino – que equivale a 56% – entre 22 e 32 anos, seja por compras próprias ou para presente”, calcula Landim.

Compreender que bonecos colecionáveis podem se tornar itens valiosos ou até mesmo detalhes chaves em decorações fez muitas lojas apostarem em produtos das séries populares entre jovens e adultos para montar o estoque. 

Super 25

Naruto

Baseado em um mangá japonês, Naruto ganhou as telas com uma adaptação para TV em 2007, tornando-se rapidamente uma história de sucesso inédito. De acordo com lista divulgada pela Cruncyroll, duas adaptações derivadas do universo – “Boruto: Naruto Next Generations” e “Naruto Shippuden” – entraram no top 10 de mais assistidos no Brasil. Devido ao grande público, action figures da série tornaram-se um dos itens mais pesquisados na Super25.

Dragon Ball

Super 25

Outra série que também bate recorde de procuras por action figures é Dragon Ball. Produção japonesa, derivada de um mangá, a série teve sua primeira adaptação televisiva realizada em 1989 e, mais de 30 anos depois, continua fazendo sucesso entre fãs do estilo. 

Além de seriados, Dragon Ball também garantiu dezenas de produções cinematográficas. A arrecadação do 20º filme da franquia, “Dragon Ball Super: Broly”, lançado em 2019, superou a marca de US$ 100 milhões arrecadados ao redor do mundo, segundo dados da Anime Mojo.

Super 25

Stranger Things

“Stranger Things” estreou em 2016 na plataforma de streaming Netflix e em poucos meses tornou-se uma das maiores produções da empresa americana. Com elenco infantil e várias referências a clássicos da década de 1980, a série atrai crianças, adolescentes e adultos que, diferente dos fãs de animes, costumam procurar por funkos, bonecos em chaveiros e outros itens decorativos feitos a partir dos personagens.

Super 25

3 Palavrinhas

Outra série que rende pesquisas em sites de brinquedos é “3 Palavrinhas”. Totalmente focado no público infantil, o desenho é divulgado pelo Youtube em um canal oficial que já supera a marca de quatro milhões de inscritos. Por se tratar de uma faixa etária mais jovem, a procura costuma ser por brinquedos dos personagens principais: Miguel, Sarah e Davi.

Super 25

La Casa de Papel

“La Casa de Papel” foi outro fenômeno que chegou às telas pela Netflix. Diferente de “Stranger Things”, a produção não é original do streaming, porém, em 2017, a empresa adquiriu os direitos da história espanhola, lançando novas temporadas. 

É uma das séries com maior número de visualizações e possui grupos fiéis de fãs que, além de blusas e pôsteres, procuram por funkos e objetos decorativos de seus personagens preferidos.

You may also like

More in:Arte

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.