América Latina se torna líder mundial no uso de embalagens retornáveis

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  • Em 2021, a Coca-Cola América Latina atingiu 34% no volume de vendas de retornáveis; 
  • Para expandir sua capacidade de produção de embalagens retornáveis, sistema Coca-Cola está investindo cerca de $500M de dólares na região;

Para estar alinhada à visão por um Mundo Sem Resíduos e estimular de forma significativa o uso de embalagens retornáveis, em fevereiro deste ano, a Coca-Cola Company anunciou uma meta global:  que até 2030, no mínimo, 25% do seu portfólio comercializado seja produzido com embalagens retornáveis. Como resultado deste empenho, a Coca-Cola América Latina assume a liderança neste compromisso global e comunica que, em 2021, 34% do volume de vendas na região foi de embalagem retornáveis. No Brasil, atualmente, as retornáveis representam cerca de 20% do total de vendas.

Como objetivo de fortalecer essa meta e visando que a América Latina alcance o patamar de 40% no uso de retornáveis nos próximos anos, em conjunto com seus parceiros engarrafadores, a Coca-Cola Company anuncia um investimento de aproximadamente US$500 milhões para aumentar a disponibilidade de embalagens retornáveis nesta região, o que contempla a expansão da oferta em supermercados e em novos canais digitais, como o Na sua casa by Coca-Cola, disponível atualmente no Brasil para consumidores do Rio de Janeiro.

“Compartilhamos com os consumidores o nosso compromisso em enfrentar os impactos da geração de resíduos. É exatamente isso que estamos tentando reforçar ao investir, por meio das nossas marcas, em ações que têm como propósito estimular as pessoas a optarem por embalagens retornáveis, sempre que possível”, explicou Javier Meza, SVP de Marketing da Coca-Cola América Latina.

As embalagens representam 30% da pegada de carbono da empresa no total e, ao utilizar menos recursos, as retornáveis estão entre uma das maneiras mais eficazes de reduzir a emissão de gases. Dentro deste contexto, a companhia quer incentivar a consciência na América Latina sobre como a retornabilidade tem um impacto positivo na pegada ambiental e no fomento da economia circular, visto que é um modelo de produção e consumo que envolve reutilizar materiais existentes pelo tempo que for tecnicamente possível, estimulando, desta forma, a extensão do ciclo de vida dos produtos e reduzindo resíduos.

Uma embalagem retornável tem um ciclo de “idas e voltas” das fábricas para reutilização. Neste ciclo, as retornáveis de plástico podem ser usadas 20 vezes e as de vidro 35 vezes. Ou seja, esse dado mostra o quanto a operação circular com as retornáveis tem um impacto significativo no ambiente. Após todos esses ciclos, as garrafas ainda são destinadas para a reciclagem”, afirma Rodrigo Brito, gerente sênior de Sustentabilidade Cone Sul da Coca-Cola América Latina. “Como empresa, nossa missão é expandir e disseminar ainda mais como funciona essa operação, a fim de que mais pessoas possam conhecer e adotar essas embalagens e hábitos. Vale destacar que ambas as garrafas, tanto as retornáveis como as recicláveis, devem ser levadas aos pontos de venda e/ou descartadas corretamente para que a circularidade aconteça”, finaliza Brito.

Desta forma, a Coca-Cola adere à celebração pelo mês do Meio Ambiente e encoraja as pessoas a usarem garrafas retornáveis. “O uso de retornáveis evita a produção de 10 bilhões de embalagens na América Latina anualmente e pode reduzir em até 45% a pegada de carbono e 45% da hídrica, quando comparada as não retornáveis”, comenta Ángela Maria Zuluaga, Sr. Vice-Presidente, Assuntos Públicos, Comunicações e Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina.

Sobre a Coca-Cola Company

A Coca-Cola Company (NYSE:KO) é uma empresa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença.  Vendemos marcas multimilionárias em diversas categorias de bebidas no mundo todo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes inclui a Coca-Cola, Sprite e Fanta.  Nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de bebidas nutritivas, sucos, lácteos, e à base vegetal incluem Minute Maid, Simply, innocent, Del Valle, fairlife eAdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, reduzindo o açúcar em nossas bebidas, trazendo novos produtos inovadores ao mercado.  Buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidade e do planeta através de suprimento de água, reciclando embalagens, práticas de fornecimento sustentáveis e reduções de emissão de carbono em nossa cadeia de valores. Juntamente com nossos parceiros de engarrafamento, empregamos mais de 700.000 pessoas, ajudando a levar oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre a Coca-Cola Brasil 

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. 

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