Hoje em dia, muito se conversa, debate e fala sobre quais são os melhores benefícios para os funcionários, quais possuem um maior custo benefícios, e em quais áreas da vida pessoal do colaborador impactam para criar um melhor retorno profissional.
Apenas de um ponto de vista atual pode até parecer que sempre foi assim, com todos cientes dos ganhos reais que os benefícios trazem para toda a produtividade de uma empresa, quando na verdade até muito pouco tempo atrás não existia um só benefício sequer e o trabalhador muitas vezes tinha uma outra posição.
Antes do uso dos benefícios como parte da responsabilidade de uma empresa, era muito normal que os colaboradores fossem vistos pela gerência como um mal necessário, sendo a eles dado somente o limite para que exercessem a sua profissão e obrigações.
Porém, com o passar do tempo, logo tudo mudou, quando em meados da década de 40 / 50 cada vez mais começaram a surgir estudos e pesquisas relacionando a qualidade de vida com o desempenho profissional, só então as empresas se tocaram que, salário mínimo o esforço também é mínimo.
Sendo assim, começou a surgir diversos debates sobre a qualidade de vida do colaborador e o quão as empresas eram responsáveis por tais efeitos, para solucionar os problemas dos trabalhadores algumas soluções propostas foram a de gerar benefícios sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
E como resultado, as empresas começaram a notar que de forma indireta ao investir na qualidade de vida de seus colaboradores, em pouco tempo gerou um grande crescimento na produtividade interna. Com isso, cada vez mais empresas aderiram à prática dos benefícios e assim surgiram diversos e com muitas funcionalidades.
Alguns dos principais ganhos de colocar em sua empresa uma cultura de benefícios são:
- Aumento da motivação dos colaboradores;
- Maior engajamento com a empresa, objetivos e causa;
- Fidelização dos colaboradores e sentimento de “dono”;
- Maiores chances de atrair talentos;
- Retenção do capital humano.
Todos esses ganhos são gerados com pouco investimento nos benefícios, e causam ganhos e muitas das métricas relacionadas ao produto interno de uma empresa, mas não é por simplesmente ter benefícios que tudo estará perfeitamente alinhado com os resultados.
Pois, para conseguir tais feitos não é simples, os benefícios devem estar alinhados com as necessidades de cada um dos seus colaboradores, afinal de contas investir em um desses ganhos e não ter o resultado vai significar que o funcionário não foi impactado e você desperdiçou um precioso capital.
Por isso, antes de determinar os seus benefícios, confira esta lista que contém aqueles que mais são visados e desejados pelos profissionais.
Vale alimentação
Esse é um dos benefícios que mais as pessoas buscam no momento de procura de um trabalho, possuindo um dos maiores custos benefícios, auxiliando muito no dia a dia de todos os indivíduos, gerando um grande ganho de motivação e engajamento com a empresa na qual se trabalha.
Além de ser um grande diferencial, atraindo os bons talentos disponíveis no mercado de trabalho.
Plano de saúde
Um outro benefício extremamente comum, o que mostra que os seus ganhos comprovados por diversas empresas, o investimento com os planos de saúde tendem a ser muito mais alto que os demais benefícios, mas ainda assim, valem a pena.
Para que o plano de saúde seja bom para os colaboradores e o ganho seja o maior possível, vale a pena fazer uma boa pesquisa de mercado para encontrar a melhor opção de plano de saúde empresarial em SP.
Academia
Falando em bem estar, qualidade de vida e saúde é preciso comentar sobre os exercícios regulares, e a melhor forma de manter um trabalhador engajado com o trabalho, motivado e com alta performance é investir no bem estar dele.
Por isso, o benefício de assumir parcialmente ou em integral os gastos com academias, e artes marciais gera sempre muitos ganhos para as empresas.
Vale refeição
O vale refeição é um pouco diferente da alimentação, pois se encaixam em momentos diferentes da rotina do trabalhador, pois, o VR é voltado para fazer refeições em horários de almoço, enquanto o alimentação é feito para as compras em supermercados.
Plano odontológico
Cuidar da saúde bucal é sempre uma preocupação, mas pode sair com um preço bem elevado, a não ser que a empresa que trabalhe possua um plano odontológico como benefício, sendo assim, o trabalhador consegue cuidar da saúde sem desembolsar parte de sua remuneração.
Benefícios de eventos
Manter o bem estar alto e manter a produtividade em dia, por isso, investir em eventos esporádicos pode ser a solução para o seu problema, seja no dia das crianças fazer um passeio com os filhos dos colaboradores, no dia dos pais realizar um evento pai e filho, confraternizações de fim de ano.
Ou até mesmo organizar um evento em comemoração a uma meta batida ou fechamento anual positivo, as pequenas coisas fazem muito efeito para todos os colaboradores, deixando-os se sentindo parte do todo.