Saiba “quem é você” como usuário nas redes sociais

4 min. leitura

As redes sociais estão inerentes à vida da grande maioria das pessoas. Mas, você já parou para pensar qual o seu perfil enquanto usuário das redes sociais? A especialista em Marketing e MBA em Negócios Interativos, Jennifer de Paula, revelou os principais tipos de internautas.

Para as empresas, principalmente, entender essas variações é indispensável na hora de formular uma estratégia de comunicação com o seu público.

Influenciador x Influenciável

Você já reparou se é uma pessoa que é capaz de manipular opiniões e controla o seu mercado ou é o que no final é persuadido pelas induções alheias? Para Jennifer é importante reparar nisso.

Vendedor x Consumidor

Você já parou para pensar se o seu perfil comercial só publica conteúdo de vendas na tentativa de vender seu produto ou serviço ou que está sempre em busca de promoções e algo para comprar? Segundo a especialista, as empresas que estão nas redes sociais precisam analisar a produção de conteúdo, bem como quem os consome, pode melhor verificar quais os perfis são mais interessantes de se seguir.

Professor x Aluno

Você sempre compartilha seus conhecimentos e busca ajudar os demais usuários ou salva diversas publicações como “aulas online”?

“Tanto quem ensina, quanto quem aprende, precisa se enxergar estando em outra posição da que atua. Sou alguém que consome algo? Então vou procurar contas que me entreguem o conteúdo que espero consumir. O mesmo se faço um conteúdo educativo, preciso observar meu próprio conteúdo como se eu fosse aluno, para conseguir identificar o que meu público quer”, disse.

Successful x Root life

Você é quem publica apenas glamour, sucesso e prosperidade ou o que demonstra os “perrengues”reais do cotidiano?

“A rede social não é mais só ilusão. Diversos influenciadores fazem sucesso por mostrarem suas vidas, glamourosas ou simples, mas o mais próximo do real possível”, disse.

Profissional x Lifestyle

Você só mostra suas qualificações ou é o que divulga passeios e novas experiências?

Segundo Jennifer, o equilíbrio é importante para que a rede social não se torne chata ou pura “ostentação”.

Moderno x Tradicional

Por fim, você é o tipo de usuário que está sempre de olho nas trends e conteúdos virais para reproduzir ou o que não segue “novas modas” e continua no “devagar e sempre”? “É melhor sair da zona de conforto e começar a observar as trends. Isso não significa que você precisa fazer dancinhas, nem nada que não seja o seu perfil. Mas, diante das trends, procurar o que mais se identifica e executar”, finalizou.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

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