AgendaCulturaDestaqueMúsica

Petrobras apresenta Siricutico: Corpo e Brincadeira, a nova plataforma criada por Paulo Tatit e Filipe Edmo

Criado por dois dos artistas brasileiros mais queridos do público infantil, Paulo Tatit, fundador do selo Palavra Cantada, e Filipe Edmo, fundador da Trupe Trupé, o projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira é uma plataforma online com clipes de brincadeiras inéditas inventadas a partir das canções que fazem parte do espetáculo músico-teatral Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, com estreia prevista para o segundo semestre

Com uma proposta inovadora e canções inéditas, a plataforma Siricutico: Corpo e Brincadeira estimula a criação de novas brincadeiras ao mesmo tempo em que resgata o valor do brincar. “Nós queremos oferecer uma lembrança rica para as crianças e suas famílias, uma mistura de artes cênicas, música ao vivo, palhaçaria e muita interação com a plateia”, adianta Paulo.

Ao todo, serão 15 vídeos, com novas postagens todo domingo, em que Paulo, Filipe e crianças de diferentes idades brincam de roda, de pegar, de pular corda, dançam, cantam e pintam. “Embora tenham sido inspiradas na trilha sonora do espetáculo, a grande maioria destas brincadeiras é exclusiva da plataforma”, revela Filipe.

Siricutico: Corpo e Brincadeira nasceu da parceria artística entre Paulo e Filipe, que chegaram a compor 30 músicas juntos em pouquíssimo tempo. A parceria foi levada para oficinas de músicas e brincadeiras para crianças, que acabaram adquirindo um aspecto pedagógico ao auxiliar famílias e educadores no desenvolvimento de novas formas de interação e aprendizado.

Com o sucesso das oficinas, a dupla de artistas encarou o desafio de adaptar o conceito para um espetáculo músico-teatral e uma série de vídeos. A ideia foi concretizada por meio de um edital da Petrobras de 2020 voltado para projetos cênicos, com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91).

A título de contrapartida social, o projeto inclui ainda a realização de 10 novas oficinas para professores e educadores da rede pública de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSC) que trabalham com crianças em idade de pré-alfabetização. O objetivo é instigar estes profissionais a criar suas próprias brincadeiras e explorá-las com os alunos.

“As crianças pequenas precisam muito deste tipo de atividade lúdica para aprender sobre seu mundo, onde tudo é mágico, onde tudo cabe, onde tudo ainda é bom e belo”, diz Filipe. “O Siricutico: Corpo e Brincadeira é um celeiro de novas formas de brincar depois de um período desafiador marcado pelo isolamento e a falta das atividades ao ar livre”, completa Paulo.

Sobre o Programa Petrobras Cultural

O Programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões. Por meio do incentivo a diversos projetos, o Programa coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. A empresa acredita que, com criatividade e inspiração, é possível promover o crescimento e mudanças.

Serviço

Projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira | Com Paulo Tatit e Filipe Edmo

Estreia da plataforma online: desde 17 de junho, com novos vídeos a cada domingo

Patrocínio: Petrobras

Site: www.siricuticooficial.com.br

Facebook: siricuticooficial

Instagram: siricutico.oficial

YouTube: www.youtube.com/channel/UCaosWo2sNfoACXwADwjHXqA

TikTok: vm.tiktok.com/ZML6SKkka/

Fotos: Mayra Aline

You may also like

More in:Agenda

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.