Animais resgatados nos meses de julho e agosto pela Patrulha Ambiental, da Secretaria municipal do Ambiente e Clima (SMAC), foram reintegrados à natureza nesta segunda-feira (29), no Parque Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes.
No momento do resgate, os 12 animais em questão estavam debilitados e precisaram ser encaminhados para atendimento. Após receberem os cuidados necessários no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e passarem por avaliação veterinária, voltaram a estar aptos para ganhar a liberdade. Isso só foi possível devido à agilidade no tempo de resgate e ao atendimento especializado recebido.
O vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, ressaltou a importância das ações da Coordenaria Geral de Defesa Ambiental da SMAC.
“O trabalho da Patrulha Ambiental é importantíssimo na averiguação de denúncias envolvendo animais silvestres. E a reintegração desses animais, saudáveis, à natureza é um trabalho em conjunto que começa com a informação que você, carioca, registra junto à Prefeitura. Vamos continuar atentos a esse tipo de chamado em toda a cidade.”
Entre os animais que foram reintegrados estão: Gambá ( Didelphis aurita), Coruja Mocho Orelhudo ( Asio clamator) , Gavião Asa de Telha ( Parabuteo unicinctus) , Gavião Carijó ( Rupornis magnirostris), Carão ( Aramus guarauna) e Bem-te-vi ( Pitangus sulphuratus).
O alinhamento na condução, incluindo resgate, triagem e encaminhamento, é imprescindível para que o desfecho seja sempre este: animais saudáveis e reintegrados ao seu habitat natural.
“A Patrulha Ambiental atende 24 horas por dia, 7 dias por semana. É muito importante que a população entre em contato com o 1746 quando tiver informações sobre animais silvestres em cativeiro, comercializados ilegalmente, vítimas de maus-tratos ou feridos, para que a equipe entre rapidamente em ação, já que eles precisam de atendimento ágil para se restabelecer”, concluiu José Maurício Padrone, coordenador de Defesa Ambiental da secretaria.
Patrulha Ambiental já resgatou quase 2 mil animais em 2022

Somente no primeiro semestre deste ano, a Patrulha Ambiental fez o resgate de 1.982 animais silvestres em situações de risco. Os gambás encabeçam a lista, com 1.148 resgates. Depois aparecem as aves (534), capivaras, ouriços-cacheiros e jacarés (237), entre outros (63).
Em todo o ano passado, o número total de animais resgatados foi de 1.252.
Caso estejam feridos, os animais resgatados são encaminhados para receber atendimento especializado. Em outros casos, são soltos imediatamente na natureza.
Fotos de @foto_gustavopedro