Pandemia traz consumo mais consciente no segmento de jeanswear, revela pesquisa encomendada pela marca LYCRA®️

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Para entender os hábitos e motivações de compra dos consumidores de Jeans e Sarja, a The LYCRA Company encomendou uma pesquisa que identificou importantes mudanças desde o seu último estudo, realizado em 2018, antes da pandemia da Covid-19. A divulgação do estudo ocorreu durante a Semana de Lançamentos de Coleções, no espaço Denim City, em São Paulo, nesta quarta-feira (27.10).

Desta vez, a pesquisa, que foi conduzida pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), entre 16 e 25 de agosto de 2021, revelou que o número de calças no guarda-roupa passou de 8,6 para 7,7 peças. Embora o consumo esteja passando por adaptações, já que a compra de calça jeans caiu 4 pontos percentuais (de 92% para 88%) e a de calça de sarja apresentou um aumento de 10 pontos percentuais (de 26% para 36%) em relação à pesquisa anterior, o estudo mostrou que o consumidor está mais consciente e faz mais avaliações na hora da compra.

Conforto e modelagem mais justa

A pesquisa identificou que no segmento de jeans, o principal driver para a compra de uma calça é conforto, seguido por qualidade e durabilidade – todos esses atributos apresentaram alta nas menções frente à pesquisa anterior. Ao mesmo tempo, o fator preço baixo perdeu relevância, o que mostra que o consumidor passou a priorizar outros critérios de compra. O preço médio pago por uma calça aumentou por volta de 10% se comparado ao valor de 2018.

Segundo a gerente de marketing da The LYCRA Company, Silvana Eva, a marca LYCRA®️ é que se apropria da maior quantidade de atributos identificados na pesquisa, destacando-se em relação às demais marcas nos quesitos conforto, caimento, qualidade, durabilidade e valorização do corpo. “70% dos consumidores conhecem a marca LYCRA®️, o que representa a nossa força no segmento”.

A preferência nacional ainda é por modelos de calças mais justas e que mostram as curvas do corpo. Os modelos mais utilizados pelas mulheres são a skinny, seguido pela slim e a tradicional.  Já no mercado masculino, a calça mais usada é a slim e o modelo tradicional.

O canal de compra mais procurado continua sendo as lojas de departamentos (como C&A, Riachuelo, Renner e Marisa), seguido pelas multimarcas e a internet, que apresentou um crescimento de 11 pontos percentuais.

A pesquisa, quantitativa e realizada de forma online, contou com 1.000 entrevistas, representativas da população brasileira de internautas de 16 a 54 anos, das classes ABCDE, que compraram calça jeans e/ou de sarja nos últimos 12 meses.

Para assistir a divulgação da pesquisa feita pela gerente de marketing da empresa, Silvana Eva, e as participações da vice-presidente América do Sul da companhia, Adriana Morasco, e da diretora global de marketing estratégico para denim da The LYCRA Company, Ebru Ozaydin, falando sobre como a pandemia impactou os hábitos de consumo de jeans no mundo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=g0h98fe2O2Q

Semana de Lançamentos de Coleções

A divulgação da pesquisa ocorre durante a Semana de Lançamentos de Coleções, no espaço Denim City, em São Paulo. Na ocasião, grandes tecelagens apresentam suas novidades em tecidos e muitos deles contam com as tecnologias da The LYCRA Company.

Nesta edição, a Santista Têxtil está lançando quatro artigos com o fio LYCRA®️, sendo dois da família LYCRA®️ DualFx que utiliza o fio LYCRA®️ + LYCRA®️ T400, batizado pela tecelagem de Triblend, que conta com alta elasticidade e recovery. Além do toque macio do algodão, esse tecido tem a elasticidade do fio LYCRA®️ e a estabilidade dimensional, resistência do fio LYCRA®️ T400 que ainda contribui para melhorar ainda mais a elasticidade. A empresa também está apresentando ao mercado dois artigos com um fio LYCRA®️ mais robusto: a coleção Sticker Power, que permite um alto power com boa recuperação. Ideal para peças super justas.

A Vicunha Têxtil apresenta um novo tecido, denominado Rapel, que conta com a tecnologia LYCRA®️ Anti X Slip. Com o aumento do uso de poliéster, rayon e outras misturas de fibra em denim, o deslizamento da costura se tornou um desafio para fabricantes, marcas, varejistas e, finalmente, para o consumidor final. Esse fio reduz o enrugamento causado pelo deslizamento de costura e melhora a qualidade da peça.

Além disso, a empresa está apresentando novos artigos na família de tecidos Perfect Fit, que contam com a tecnologia LYCRA®️ DualFx (feitos com fio LYCRA®️ T400 e o fio LYCRA®️ original), e que proporcionam um alto recovery, retenção da forma, excelente ajuste, conforto e durabilidade. Tudo que os consumidores desejam hoje. Os tecidos são o Patricia e Patricia Black Black

A Canatiba Têxtil, reforça sua família de produtos da família DUO CORE, que promove diferenciação e alto stretch, e apresenta uma nova família de tecidos AURORA DUO CORE com a tecnologia LYCRA®️ DualFx que proporcionam mais recovery, retenção da forma e conforto.

A Cedro Têxtil, empresa que usa exclusivamente elastano LYCRA®️ em sua linha, está apresentando a sua coleção com o fio LYCRA®️ ADAPTIV™️, que conta com uma fórmula desenvolvida para esticar, se acomodar e se adaptar a diferentes formatos de corpos como uma segunda pele, graças a um polímero revolucionário.  A Cedro foi a primeira empresa no mundo a lançar um tecido com esse novo fio. O novo fio deu origem à tecnologia “Cedro Comfy” presente no tecido FITSYOU, artigo de lançamento da linha Comfort Shape da Cedro.

A Covolan apresenta a sua nova coleção com produtos LYCRA®️ EcoMade, fio com elastano produzido com 20% material reciclado pré-consumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard), mantendo o mesmo desempenho, porém com mais sustentabilidade. Os novos artigos com o LYCRA®️ EcoMade são o Ancona, Bergamo e Genova.

Sobre a The LYCRA Company 

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®️, LYCRA HyFit®️, LYCRA®️ T400®️, COOLMAX®️, THERMOLITE®️, ELASPAN®️, SUPPLEX®️ e TACTEL®️. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®️. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade. Para mais informações, visite www.thelycracompany.com

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