Os três Maestros da Vida

4 min. leitura

A ciência da mente já comprovou inúmeras vezes que a nossa saúde mental trabalha em parceria total com o sistema imunológico e possui uma estreita relação com o cérebro, o coração e os intestinos, algo que passaremos a chamar aqui como os três órgãos físicos mais importantes do corpo humano. Mas ainda haverá um quarto membro não físico que falarei em particular no próximo parágrafo.

Por enquanto, quero apenas te apresentar um pensamento relativamente recente na saúde mental de uma forma bem resumida, pois ela nos apresenta algo que poucos de vocês já ouviram falar, mas entendam que estes protagonistas, funcionam mesmo como os maestros de uma maravilhosa orquestra mental e corporal, reciprocamente e, quando o assunto são as suas crenças, aqui estará o quarto elemento que prometi te revelar e é algo subjetivo: São as suas “crenças pessoais” que regem os três maestros físicos.

Agora que você já entendeu isto, lembre-se que a maior parte da sua serotonina nos neurônios, vem 90% do seu intestino. Mas se você se alimenta muito mal, por exemplo, com leite (derivados), glúten e bebidas alcoólicas criando impermeabilidade intestinal, acarretará graves consequências para o seu corpo e a sua mente. Enquanto isto, o segundo maestro, isto é, o seu coração, vai enviar mais informações ruins para o seu encéfalo e, não é à toa que ele representa o amor na mitologia, segundo as descobertas do físico Hans Christian sobre o campo eletromagnético coronário que ampliou profundamente a nossa compreensão sobre o coração ao descobrirmos que ele é capaz de emitir um campo (e.m.) 5.000 vezes mais forte do que o seu cérebro com um diâmetro de 4 a 5 metros de comprimento no entorno, atingindo cada célula do seu organismo. É por isto que o seu coração sente, pensa e decide sobre muitas ações simpáticas e parassimpáticas, basta você lembrar o que acontece com ele durante um gol do seu time no campo de futebol, não é à toa que as ambulâncias ficam de prontidão do lado de fora do estádio por precaução. Optar por doses de emoções fortes é gerar frequências mais instáveis e arritmias cardíacas com resultado imprevisíveis.

Finalmente, entenderemos que o objetivo maior do intestino, coração e cérebro é trabalhar como se fossem um único órgão, 24 horas por dia, tal como os jogadores de um complexo time e o maior objetivo desta partida é proporcionar homeostase “psicofisioemocional” até o último minuto do segundo tempo. Neste caso, o mínimo que você poderia fazer por você mesmo, é cuidar melhor dos seus “maestros” e ter uma vida mais saudável, sem tantas doenças no corpo e na sua mente.

Mas para isto, as suas crenças precisam estar congruentes para agir sobre eles pontualmente, modulando de todas as formas possíveis, acelerando ou desacelerando os três maestros como numa requintada sinfonia e a música que eles tocarão, deverá produzir uma bela melodia ou ruídos desafinados, cabendo a você encontrar o seu tom ou o seu ponto de afinação com os pensamentos certos para poder viver uma vida sem tantas surpresas ruins, mas quem sabe, tendo um “grand finale” na orquestra da vida dizendo:

– Bravo! Bravíssimo!


Dr. Marcos Calmon

www.drmarcoscalmon.com.br                                                                               psicologo@drmarcoscalmon.com.br

Psicólogo Clínico

CRP 32.619 / 05

WhatsApp: (21) 98675-4720

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso