O novo longa metragem de Xuxa Meneghel, “Uma Fada Veio me Visitar” estreará em 2023, e nele, veremos o paratleta João Handbike (@joaohandbike) interpretar Maicon, com o objetivo de mostrar uma história de superação e inclusão social.
Em entrevista para o portal Eu, Rio!, o atleta comenta sobre a experiência. “A minha participação no filme será sobre um menino que é aluno da escola onde se passa a trama. Ele mostrará ao público que o cadeirante pode estar no cinema, festas e pode ser feliz como todos os outros provando que o cadeirante pode sim – e deve – ser feliz como todo mundo e aceitar a vida como ela é”.
O paratleta carioca tem 18 anos, e ainda é considerado o mais jovem no Paraciclismo (Handbike) do mundo, além disso, é promessa de medalha para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
Ele é natural do Rio de Janeiro, nascido em 2004 com Mielomeningocele, um dos tipos mais comuns de bífida, uma malformação da medula espinhal, o fato de não poder andar nunca desmotivou o atleta, pois antes de se encontrar no ciclismo, ele já era muito ligado aos esportes.
Atualmente, João Handbike dedica-se exclusivamente ao paraciclismo, a meta agora é participar de provas oficiais para buscar o índice para as Paralimpíadas em 2028, e a mais importante é o Campeonato Brasileiro no final do ano de 2022 onde também buscamos apoios e patrocínios para gerar recursos para o atleta.
Recentemente, o atleta abriu uma vakinha para arrecadar fundos para comprar uma nova handbike para dar continuidade a um de seus maiores objetivos que é trazer a medalha de ouro para o Brasil – https://www.vakinha.com.br/vaquinha/handbike-nova