O Google, uma das maiores plataformas de busca do mundo, divulgou mais uma atualização principal do seu algoritmo. O anúncio, realizado em 5 de outubro, deixou os especialistas em alerta, e mudanças significativas no ranqueamento dos sites são esperadas.
Segundo a plataforma, a atualização tem o objetivo de melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa para assegurar que seus usuários recebam informações relevantes e precisas. Na prática, as alterações podem afetar o ranqueamento dos sites, aumentando ou diminuindo as classificações, dependendo de como o algoritmo avalia a qualidade e a relevância do conteúdo da página.
Esta é a terceira atualização realizada pelo Google só este ano. Outras duas, ocorridas em março e agosto, influenciaram diretamente a rotina de quem trabalha com otimização de mecanismos de buscas (SEO). Os profissionais da área têm como foco melhorar o tráfego orgânico dos sites e usam técnicas como link building e Digital PR para isso.
Apesar das mudanças frequentes realizadas pelo Google, especialistas garantem que não há segredo para conseguir otimizar as páginas. O representante de relações públicas do Search, Danny Sullivan, informou que as mudanças na classificação do site costumam acontecer quando o conteúdo não está alinhado às diretrizes da plataforma. “Apenas se coloque no lugar de alguém que chega àquele conteúdo e pense no que essa pessoa estará procurando”, aconselhou durante participação no podcast Search Off the Record.
O que é core update?
O core update é a atualização principal do Google, focada nos critérios usados para classificar os sites nos resultados de pesquisa. Portanto, é diferente de revisões específicas, que podem ser direcionadas para aspectos como spam de links ou conteúdo duplicado.
O core update afeta o algoritmo de busca da plataforma, o que pode alterar todas as classificações de pesquisa. Algumas páginas podem experimentar mudanças mais drásticas do que outras.
Para quem realiza a técnica de link building, as atualizações podem afetar a estratégia de backlinks, que são os links recebidos de outros sites para estimular novas pesquisas, prolongar o envolvimento dos usuários, melhorar a experiência na web e aumentar a autoridade de um site.
Porém, a cada core update, a avaliação da qualidade desses links tende a ficar mais rigorosa. A capacidade do algoritmo de analisar a relevância e a autoridade dos links cresce cada vez mais. Dessa forma, aqueles considerados de baixa qualidade, como links de sites de spam ou redes de links, tendem a ser desvalorizados ou, até mesmo, penalizados pelo Google.
O estrategista de conteúdo focado em SEO, Germano Ferreira, acredita que as atualizações são um incentivo para tornar as informações mais confiáveis, acessíveis e agradáveis para o usuário. Em artigo sobre o assunto, ele explica que profissionais preparados “não ficam ansiosos a cada boletim do Google, pois já entregam conteúdo de qualidade para a sua buyer persona”.
Atualização de spam também interfere no ranqueamento
Além do core update de outubro, outra mudança está em andamento: “atualização de spam”. Com os dois lançamentos ocorrendo de forma simultânea, houve uma alta volatilidade nos resultados de pesquisa.
Germano Ferreira diz que é difícil prever o foco dessa atualização quando a plataforma não anuncia os detalhes. Ele explica que a simultaneidade das mudanças complexifica a análise de especialistas, uma vez que não é possível saber qual delas ocasionou o impacto no tráfego.
Apesar disso, Germano tenta fazer uma previsão a partir das comunicações prévias liberadas pelo Google. “Será que veremos uma atenção maior para a experiência do usuário nos próximos anos?”, questiona.
Dessa forma, a orientação para garantir o bom desempenho da página é contratar uma agência de assessoria de imprensa e profissionais de SEO que estejam bem informados sobre as atualizações e saibam colocar em prática as melhores estratégias para o ranqueamento dos sites.
A página oficial do Google no X (antigo Twitter) publicou que, normalmente, as atualizações ocorrem em momentos separados, mas que nem sempre isso é possível. No mesmo post, assegurou que não é difícil distingui-las. “Se você não faz spam e vê mudanças, provavelmente, é a atualização principal. Se você faz spam e vê mudanças, provavelmente, é a atualização de spam”.