Mulheres compositoras se reúnem em Festival de Violão

6 min. leitura

Mulheres e homens têm o mesmo peso?

No mundo da música, assim como em diversos setores da sociedade, a desigualdade entre mulheres e homens é evidente. Instrumentistas, produtoras, intérpretes e, ainda mais compositoras, são bem menos reconhecidas em sua profissão.

Dados recentemente coletados em pesquisas de sociedades de compositores, como, por exemplo, a UBC (União Brasileira de Compositores) no Brasil, apontam que o maior volume dos recebimentos de direitos autorais por composições vai para homens.

Carreiras de sucesso de homens instrumentistas, cantores e compositores, frutos de uma cultura arraigada onde as mulheres são vistas mais como musas do que protagonistas, confirmam a disparidade de oportunidades no mercado musical e as barreiras que a mulher tem que ultrapassar para expressar sua intelectualidade, seu talento e sua arte.

Brigar por um espaço de trabalho muitas vezes é ter que argumentar, provar igualdade e lutar contra assédios para ver a presença feminina em festivais de música, em mostras de compositores e outros tantos eventos musicais, onde são raros os convites às mulheres.

Em busca do protagonismo das mulheres

Caminhando no sentido ultrapassar esses obstáculos, surgiu a AIVIC (Associação Internacional de Violonistas Compositoras), coletivo formado em 2020 com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos de mulheres compositoras, divulgando obras e carreiras das integrantes, com foco em aumentar o protagonismo da mulher na música.

Em seu segundo ano de trabalho nessa missão, a AIVIC criou a 1ª. edição do Festival Internacional AIVIC, homenageando a violonista e pesquisadora Mayara Amaral (Brasil, MS, 1989-2017, vítima de feminicídio), que tem sido a fonte de inspiração e referência desde a fundação do coletivo.

Tudo começou com uma entrevista que a violonista e compositora chilena Ximena Matamoros concedeu à violonista, pesquisadora e compositora gaúcha Thaís Nascimento, onde surgiu a ideia da criação do coletivo. Em seguida, a elas se juntou a violonista e compositora paulista Laura Campanér, na coordenação da Associação.

A partir desse núcleo e de convites a outras compositoras de diversos países, reunidas online durante a pandemia, e da criação de canais nas plataformas digitais e perfis do coletivo nas redes sociais, foi possível publicar e promover vídeos com obras e interpretações das integrantes da AIVIC, durante os anos de 2020 e 2021.

No coletivo estão reunidas violonistas compositoras dos países México, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Cuba, Paraguai, Portugal, França e Holanda.

Festival Internacional AIVIC – 1ª. Edição

A proposta do Festival Internacional AIVIC é mostrar as músicas instrumentais para violão solo, que as integrantes compuseram especialmente em homenagem a Mayara Amaral.

Outra modalidade do Festival é a participação de violonistas em geral, interpretando uma obra instrumental de livre escolha, para violão solo ou grupo de violões, que tenha sido composta por uma mulher compositora, de qualquer período histórico, estilo musical ou nacionalidade.

Também está prevista a modalidade de peças de temática livre, compostas pelas integrantes do coletivo.

Festival Internacional AIVIC acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro, em formato online, através de vídeos pré-gravados, que estrearão no canal do Youtube AIVIC Guitar, nesse período.

Thais Nascimento

Como participar?

Para participar é preciso preencher um formulário de participação onde estão as especificações técnicas para a gravação do vídeo com a interpretação da obra escolhida, bem como os prazos de entrega do vídeo.

Estão disponíveis aos interessados em participar do Festival, playlists de vídeos e de áudios, com obras das integrantes do coletivo, que servem como referência a violonistas que desejem interpretá-las. Para isso, as partituras dessas obras serão disponibilizadas, algumas gratuitamente através de solicitação pelo e-mail do Festival e outras, diretamente através de venda online nos sites das compositoras integrantes de AIVIC.

Conheça as violonistas confirmadas para o FESTIVAL INTERNACIONAL AIVIC

Ximena Matamoros (Chile), Thaís Nascimento (Brasil), Laura Campanér (Brasil), Elodie Bouny (Portugal), Nadia Borislova (México), Laura Chávez-Blanco (México), Anastasia Sonaranda (México), Andrea Zurita (Argentina), Carolina Velázquez (Argentina), Gabriela Battistini (Argentina), Ana Larrubia(Argentina), Andrea Perrone (Brasil), Mara Nascimento (Brasil), Marcela Backer (Brasil), entre outras.

Serviço:

FESTIVAL INTERNACIONAL AIVIC – 1ª. Edição

De 11 a 13 de novembro de 2022

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – até 30/09:

Português: https://forms.gle/Q8Z7ApzDvSsRus9XA

Español/English: https://forms.gle/eanxvz7xdetaN2FU7

FESTIVAL INTERNACIONAL AIVIC – OBRAS COM PARTITURAS (Playlist de áudios)

FESTIVAL INTERNACIONAL AIVIC – OBRAS COM PARTITURAS (Playlist de vídeos)

Solicitação de partituras e dúvidas:

Contato: festivalaivic@gmail.com  / +55 51 981798553 (Thaís Nascimento)

Youtube: https://www.youtube.com/c/AIVICGuitar

Instagram: https://www.instagram.com/aivicguitar/   @aivicguitar

Facebook

https://www.facebook.com/associacaointernacionaldeviolonistascompositoras

Lista de compositoras de AIVIC e partituras: links e contatos

Saiba mais sobre Mayara Amaral através do depoimento de Thaís Nascimento:

https://youtube.com/clip/UgkxfbUi3JQ2XTumD2yW1C3JpuBOX0qs_kGs

Artigo no Acervo Digital do Violão Brasileiro:

https://www.violaobrasileiro.com.br/dicionario/mayara-amaral

Saiba mais sobre a história do coletivo em teaser:

Quem são as integrantes da AIVIC?

AIVIC atualmente é formada por Nadia Borislova (México), Anastasia Sonaranda (México), Laura Chávez-Blanco (México), Cristina Azuma (França), Andrea Zurita (Argentina), Carolina Velázquez (Argentina), Luciana Oyhanarte (Argentina), Ana Larrubia (Argentina), Mirta Alvarez (Argentina), Cecilia Zabala (Argentina), Gabriela Battistini (Argentina), Gabriela Weiss (Argentina), Karen Arango (Colômbia), Virgínia Yep (Perú), Ariadna Cuellar (Cuba), Elodie Bouny (Venezuela/Portugal), Carla Maffioletti (Brasil/Holanda), Sandra Alfonso (Brasil), Graça Alan (Brasil),  Lizle Martínez (Paraguai), Andrea Perrone (Brasil), Tainá Caldeira (Brasil), Mara Nascimento (Brasil), Bia Nascimento (Brasil), Ana Clara Guerra (Brasil), Paula Borghi (Brasil),  Marcela Backer (Brasil), Thaís Nascimento (Brasil), Laura Campanér (Brasil) e Ximena Matamoros (Chile), Ariadna Cuellar (Cuba), Virginia Yep (Perú)

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso