Especialista explica como a simplicidade pode ajudar a entregar grandes resultados no trabalho

O diretor-geral da mhconsult, Rogério Babler, destaca a diferença entre ser simples e simplista

4 min. leitura

No ambiente competitivo e acelerado do mundo corporativo, muitas pessoas acreditam em fórmulas complicadas na busca por sucesso profissional. No entanto, uma lição valiosa que tem sido destacada por especialistas é a eficácia da simplicidade. Sob esse viés, o diretor-geral da mhconsult Rogério Babler explica a distinção entre ser simples e simplista, evidenciando como essa abordagem pode ser um diferencial na entrega de resultados mais significativos no ambiente de trabalho.

“Em uma sociedade que possui demandas complexas, as ferramentas que utilizamos para lidar com os problemas não precisam dificultar ainda mais as situações. A simplicidade é muito mais eficiente. Porém, precisamos lembrar que lidar com o simples requer estudo, comprometimento, dedicação e capacidade de diagnóstico. Ou seja, uma pessoa que sabe lidar com o simples tende a encontrar soluções diante de problemas, enquanto uma pessoa com abordagem simplista tende a evitar a situação”, diz Rogério.
Babler também enfatiza a necessidade de os profissionais aprenderem a reconhecer e mapear os ambientes que estejam inseridos. Outra dica é saber como desconstruir o mindset de problemas e aprender a construir um mindset de paradoxos.

Rogério Babler

“Quando você utiliza um mindset orientado a problema, de forma subconsciente você consegue enxergar apenas soluções conhecidas. Um exemplo disse é a famosa frase: ou eu caso ou eu compro uma bicicleta. Já quem lida com o simples tem o mindset orientado ao paradoxo. No mesmo exemplo anterior, o pensamento seria: como faço para casar e comprar uma bicicleta. Isso faz toda a diferença quando pensamos na busca de soluções baseada na simplicidade”, diz Rogério.

Além de ajudar no planejamento estratégico do ambiente corporativo, Babler destaca que ao despertar a consciência pela busca da simplicidade, para gestão da complexidade, é possível aplicar a tática em diversos cenários: como dentro de casa, por exemplo, quando há uma busca por objetivos pessoais; ou ainda na comunidade onde se esteja inserido, isso é, condomínio, grupos e associações.

Quer aprender mais? Não perca o CBTD 2024

A 39ª edição do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, o CBTD, trará uma palestra com Rogério Babler sobre o assunto. “Do simples ao extraordinário” será realizada no dia 21 de junho de 2024 (sexta-feira), das 10h30 às 10h50. Para mais informações e inscrições, acesse o site: https://abtd.com.br/eventos/cbtd-2024/programacao/do-simples-ao-extraordinario.

O que é a mhconsult?

Com o objetivo de desenvolver pessoas capacitadas para os negócios, a mhconsult entende que cada empresa atendida é única e possui desafios, negócios e pessoas diferentes, portanto, oferece soluções adaptadas e acredita que ouvir com atenção e fazer boas perguntas é fundamental para um processo de criação.

A mh ainda promove a geração de ideias e a colaboração para transformar pessoas, modelos de gestão e organizações, além de apoiar a integração de estratégias à cultura para possibilitar mudanças e desenvolver experiências criativas de aprendizagem.

MARCADO:
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso