Aumentar as vendas parece um desafio incansável dos varejistas que é enfrentado todos os dias. Além de todos os pontos relacionados a processos e gestão, é preciso entender que para mudar uma loja não é necessário dinheiro, mas, sim, atenção aos detalhes.
O consumidor somente entra em uma loja, permanece e compra seus produtos, se sentir que algo mudou para ele. Não é mais a indústria que diz o que deve ser vendido. É o consumidor que procura e busca. E como diz o velho ditado, “o cliente sempre tem a razão”.
O que antes era empurrado pela indústria, hoje é demandado pelo consumidor. Ele é o advogado da sua marca, seja de defesa ou acusação. Depende de você em que lado quer estar.
Mas, vamos lá. Para mudar sua loja e aumentar as vendas com dicas simples:
- Sua loja é escura? Melhore a iluminação da loja.
- Qual é o cheiro da sua loja? Use aromas de ambiente que tragam a sensação que você deseja ao consumidor (exemplos – paz, amor, agitação etc.).
- Sua loja é um silêncio? Ou a música ambiente é a trilha sonora favorita dos seus vendedores? Que tal uma trilha ambiente que represente o que você vende ou quer transmitir ao consumidor.
- Uma simples troca da cortina do provador, melhora o ambiente. Ah, a iluminação também!
- Crie ambientes em sua loja. Se o seu negócio é destinado ao público feminino, tem algum espaço, mesmo que simples, para os companheiros ou crianças ficarem enquanto as mulheres fazem suas compras?
- Mude a exposição dos produtos semanalmente. Crie novas formas de comunicar e expor seu produto no ponto de venda.
- E seus caixas ou sua ilha de caixa? Lembre-se que esse é o último contato com o cliente. Ao invés de sempre colocar um produto de venda por impulso, que tal comunicar algo relevante para o consumidor, que o faça fiel à sua marca ou um acessório personalizado e gratuito?
A última linha da sua loja é o que importa. E para ter uma última linha sustentável você tem que ter uma operação impecável, uma gestão matadora e um relacionamento com o consumidor que mantenha sua marca bem-conceituada e seus produtos sempre à vista.
Hoje os clientes advogam pela sua marca ou produto nas redes sociais. Advogam não para denegrir sua marca, mas, buscam qualidade e uma relação custo/benefício que nem mesmo eles entendem que procuram.
As sugestões apresentadas não demandam um investimento significativo de dinheiro, mas sim, uma atitude em mudar e ser dono do negócio.
Então, é hora de colocar as mãos na massa!
SOBRE A AOZAWA CONSULTORIA (www.aozawaconsultoria.com.br)
Fundada em 2013 pelo professor Anderson Ozawa, a Aozawa Consultoria atua com o objetivo de auxiliar na proteção e aumento dos lucros nas empresas. Ela oferece consultoria, assessoria e serviços para gestão de prevenção de perdas, eficiência operacional, tecnologia, inovação e desenvolvimento humano, com foco de atuação no varejo, em todos os seus segmentos.