“O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade?” São com esses versos, do clássico “Essa Tal Liberdade” (gravação de 1994 de Só Pra Contrariar e Fábio Jr.), que Marina Sena, cantora considerada a nova grande promessa da música brasileira, convida as pessoas a refletirem sobre suas ações e escolhas nesse momento de pós-pandemia e na retomada da relação com a cidade.
A gravação faz parte da campanha Liberdade, parceria da cantora com a Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável pelos sistemas do bike Itaú, que tem como objetivo inserir as bicicletas no dia a dia das pessoas como alternativa de locomoção para as tarefas diárias, não apenas como lazer, e sobre a liberdade do modal para quem pedala.
“Liberdade tem tudo a ver com a minha arte e essa música traz um questionamento fundamental: Ser livre é muito importante, mas requer reflexão! Se sou livre para escolher, preciso optar pelo melhor para mim. E essa campanha é sobre isso, as melhores escolhas para o meu caminho, e a minha história com bicicleta não é de agora, desde cedo, no interior de Minas Gerais, eu já resolvia tudo pedalando”, explica Marina.
De acordo com Gustavo Aguiar, CRO da Tembici, a escolha da cantora como parceira e estrela de campanha foi natural. “A experiência de andar de bicicleta remete à liberdade, ao equilíbrio do deslocamento ágil e ao mesmo tempo integrado às nuances da cidade. Assim como na arte e na música da campanha regravada pela Marina, descobrimos novos sons, ritmos e possibilidades mesmo quando revisitamos um clássico da cultura pop brasileira”.
Além da gravação, a campanha lançada no dia 27 de maio, irá contar também com ação no TikTok, onde usuários da rede social serão convidados por Marina Sena para um dueto da canção, a partir do dia 31 de maio.
Mais de 30 influenciadores farão parte da campanha, com nomes como Carol Peixinho, Lucas Bissoli, Hana Khalil, Darnley Ferreira, Sergio Malheiros e Thais Carla. Nas ruas também será possível interagir com o tema “Liberdade”. Nos metrôs, por exemplo, as telas disponíveis dentro dos vagões tendem a virar karaokês, com os versos aparecendo e convidando as pessoas a contarolarem o clássico.
As flexibilizações quanto a situação da pandemia do coronavírus já refletem na mobilidade das cidades. Atualmente, a cidade de São Paulo registra 73% do trânsito de automóveis em relação ao período pré-pandemia, enquanto a capital carioca já retornou a 100% do padrão anterior. O que evidencia a discussão sobre o que queremos para as nossas cidades quando falamos em locomoção.
Sobre a Tembici
A Tembici é responsável por mais de 65 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021) e destaque na categoria Mobilidade na lista “Melhores do ESG 2021”, da Exame. Ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.