De acordo com a 3ª edição do estudo State of Search Brasil, 70% dos consumidores, antes de comprar qualquer bem ou serviço, o consumidor brasileiro realiza pesquisa no Google como primeiro passo em busca da compra.
Os dados foram levantados pela britânica Hedgehog Digital, agência de SEO com base no Brasil, e tem o objetivo de compreender o comportamento de busca on-line dos brasileiros. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2022, através de entrevistas qualitativas que foram realizadas em uma amostragem de 4.000 pessoas, distribuídas por faixa etária e regiões do país.
A pesquisa levantou também variações na jornada do consumidor logo após a primeira pesquisa no Google:
- A partir de links oferecidos pelo buscador, entrar em diversos sites para pesquisar o produto – 25%
- Procurar informações sobre o produto – 19%
- Buscar o site da marca desejada – 16%
- Buscar informações sobre a marca ou empresa que oferece o produto – 14%
- Pesquisar ofertas e fazer comparações na aba “Shopping” – 13%
- Pesquisar o produto para comprar em outro momento ou local – 10%
- Comprar imediatamente no primeiro link encontrado – 3%
Por outro lado, o levantamento apontou também que o segundo hábito mais recorrente entre os usuários (12%), durante a jornada de compra, é buscar os produtos diretamente no site das lojas, especialmente em marketplaces.
De acordo com Felipe Bazon, CSO da agência de SEO Hedgehog Digital, a nova jornada de compra do usuário ganhou dinamismo, porém trouxe desafios aos players do marketing digital.
“O comportamento humano muda constantemente e o Google, ao tentar acompanhar essas tendências, transfere para estes profissionais necessidades inéditas e que precisam de rápida adaptação”, aponta Bazon.