AgendaCulturaDestaqueEventoExposiçãoTeatro

Espetáculo “Morena?” aborda o colorismo no Brasil

As diferentes tonalidades existentes em ser negro trazem experiências e vivencias diferentes. O espetáculo “Morena?”, de forma sensível,  aborda identidade racial e colorismo no Brasil. A apresentação do dia 10 de junho, acontece na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna e contará com 2 sessões, às 14h e 19h. Ao final, será realizada uma roda de conversa com o tema “Colorismo: como se enxergar em meio ao racismo?”, com a presença das psicólogas Roberta Massot e Dayane Souza. 

Partindo da pergunta “Preta demais pra ser branca, branca demais pra ser preta?”, o espetáculo “Morena?” questiona o silenciamento social e racial sofrido por pessoas negras de pele clara em uma dramaturgia que aborda as vivências de duas mulheres negras que experienciam a não-voz existente na incerteza racial.  

O diretor Junior Capelloni explica que Morena? foi criado para ser um compartilhamento, em que seja possível ter a dimensão que feridas e curas pessoais fazem parte de um processo coletivo.  “Entendemos que é importante falar sobre ser colocado nesse não lugar e ao mesmo tempo sofrer com o racismo estrutural das mais diversas formas, bem como marcar posição em respeito a nossa identidade”, comenta o direto.

Com um elenco de artistas e produtores oriundos  da Baixada Fluminense, a obra realizada pela Onã Cultural, é dirigida por Junior Capelloni, e tem entre os profissionais, o talento promissor de Paulla Mello e Bells. A direção de produção e o figurino ficam por conta de Aryelle Christiane, e a supervisão cênica é de Tatiana Henrique

A peça teatral, que em sua estreia, teve uma ótima mobilização do público, de forma engajada, nas três sessões do Teatro Gonzaguinha, no Centro do Rio, faz parte do Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e estará em cartaz até o dia 3 de julho, na Pavuna, Maré, Realengo e Madureira, respectivamente. As apresentações terão a presença de um intérprete de libras, o que favorece a inclusão do público com deficiência auditiva. O espetáculo é gratuito, mas o público pode fazer uso da colaboração consciente. 

Ao público, o diretor ressalta que o espetáculo é um retrato do que é a vivência que atravessa pessoas negras e como as micro agressões fazem parte de uma história conjunta, porém não somente. “A compreensão de que no autocuidado e autoconhecimento há a possibilidade de se reencontrar com o que de fato importa”, diz Júnior Capelloni.

 Sobre a Onã Cultural  

Recém chegada ao mercado, a Onã Cultural é uma produtora com raiz em Nilópolis, na Baixada Fluminense, cuja missão principal é a de fomentar e abrir caminhos para projetos artísticos de acordo com as potencialidades de cada um, assessorando seus artistas na trilha de realização de seus projetos, promovendo uma produção cultural mais descentralizada, democrática e inclusiva.  

Serviço: Espetáculo:  Morena?

Valor: grátis – Retirada do ingresso diretamente nos locais de apresentação

Classificação: Livre 

Data e local:

10 de junho | 14h e 19h – Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Pavuna 

17 de junho | 18h30 e 18 de Junho | 19h – Lona Cultural Herbert Viana – Maré 

2 de junho | 15h e 19h – Areninha Carioca Gilberto Gil- Realengo 

02 e 03 de Julho | 15h e 19h – Arena Carioca Fernando Torres – Madureira 

You may also like

More in:Agenda

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.