Alan Maia Felipe Fittipaldi/
CulturaDestaqueEducaçãoMúsica

Escola de Música e Cidadania oferece aulas gratuitas para jovens de baixa renda

O projeto Escola de Música e Cidadania, promovido pela Agência do Bem, está com as inscrições abertas para todos os 21 polos do Rio de Janeiro. Podem participar crianças de 7 a 17 anos que tenham interesse em aprender sobre instrumentos como violino, trompete, trombone, flauta doce e transversal, canto coral e outros. As aulas acontecem semanalmente, e os alunos também participam de atividades interdisciplinares em que são trabalhados os temas pedagógicos de sustentabilidade e direitos humanos, focados na formação cidadã.

“A Escola de Música e Cidadania vai muito além das aulas de teoria e prática musical. Com esse projeto, queremos promover a inclusão social de crianças de baixa renda, ligando o aprendizado da música a ações de cidadania que refletem temas importantes da sociedade, como direitos humanos e sustentabilidade. Queremos que os alunos se desenvolvam como cidadãos e tenham a oportunidade de sonhar com um futuro melhor”, explica Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

Este ano, o projeto inaugurou dez novos polos do projeto, sendo oito deles próximos a Baia de Guanabara e dois na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A expansão ocorreu após o estabelecimento de novas parcerias institucionais com empresas do setor privado e público. “Com esse apoio, alcançamos a marca de 27 polos rodando simultaneamente no Brasil. É o maior número de polos da história do projeto, o que nos enche de orgulho e alegria, especialmente após um período de retração em função da pandemia”, comenta Alan.

Com a expansão, a Escola de Música e Cidadania já atende mais de 2.000 crianças e, apenas no primeiro trimestre desse ano, a Agência do Bem distribuiu mais de 360 instrumentos para os polos de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, Niterói e Santa Cruz. Os alunos do projeto ainda têm a oportunidade de integrar a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, composta por 42 jovens selecionados por meio de audição para se apresentarem em grandes palcos do Brasil e locais públicos renomados, além de receberem apoio financeiro mensal.

As inscrições para a Escola de Música e Cidadania são feitas diretamente nos polos parceiros ou pelo site www.agenciadobem.org.br/inscricao-emc. Para mais informações sobre o projeto e os locais de atuação, acesse http://musicaecidadania.org.br/.


Sobre a Agência do Bem

A Agência do Bem é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento humano, visando a cidadania plena de populações de baixa renda por meio da educação, de forma transparente e sustentável. Iniciou suas atividades em 2005 na Comunidade de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, e atualmente possui 18 polos comunitários de atuações na região fluminense e em outros cinco estados do Brasil, além de apoiar iniciativas de 54 parceiros espalhados pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo.

You may also like

More in:Cultura

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.