Inteligência artificial será essencial para faturamento do e-commerce na Black Friday
A inteligência artificial (IA) já é uma realidade em todos os segmentos da economia e deve impactar o nosso dia a dia nos próximos anos. A próxima Black Friday promete ser marcada pelo uso de soluções de IA no e-commerce para potencializar promoções e soluções para os consumidores.
Mas como isso tudo surgiu? Quem criou a IA? Como essa tecnologia passou de ficção científica retratada em filmes como Blade Runner para estar presente na nossa realidade em menos de 100 anos de criação do conceito? Aqui, vamos te mostrar como foi a evolução da IA da Segunda Guerra Mundial para cá.
Alan Turing e os primeiros passos da IA
O matemático britânico Alan Turing é um dos maiores nomes da ciência da computação e ficou muito conhecido por sua participação importantíssima para a resolução da Segunda Guerra Mundial.
Na época de 1930, Alan, junto a sua equipe de trabalho, criou uma máquina que conseguia interpretar códigos e isso tornou possível destrinchar os enigmas da comunicação da Alemanha nazista.
A máquina surgiu antes do termo “inteligência artificial” ser cunhado pela primeira vez, mas já era um dispositivo que conseguia decifrar mensagens criptografadas, sendo o que muitos chamam de primeira máquina de inteligência artificial.
O termo “inteligência artificial” foi dito pela primeira vez em 1956 pelo cientista americano John McCarthy, um dos principais estudiosos do ramo na época.
IA: de ficção científica à realidade
Os estudos iniciais na área de ciência da computação geraram uma enorme gama de produtos de entretenimento. Séries de filmes e games de ficção científica cansaram de retratar seres humanos robotizados e que vão dominar o mundo, rebelando-se contra os seus criadores.
Bom, isso é mais invenção para o entretenimento do que verdade. E se formos parar para analisar, nem sempre percebemos, mas a IA já está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.
Para dar um cronograma rápido do crescimento da IA, podemos falar sobre a criação do primeiro chatbot, em 1966, e da sua primeira aplicação na área da saúde em 1972. Nas décadas de 1980 e 1990, houve um forte desenvolvimento da IA em diversos países, principalmente, nos setores da indústria. E desde 2010 podemos dizer que a IA está mais presente no nosso cotidiano com o crescimento dos chatbots e das assistentes virtuais.
Como a inteligência artificial deve impactar a Black Friday 2023?
No e-commerce, a inteligência artificial traz diversas soluções importantes em junção com a análise de dados. Nada melhor para conquistar e fidelizar clientes do que a Black Friday. Confira abaixo algumas formas de uso da IA na Black Friday 2023:
Previsão de demanda
Em um período de promoções, organizar e ter controle sobre o estoque é fundamental para não perder vendas. E com a IA, pode-se utilizar soluções de previsão de demanda, assim será possível prever as vendas no período e isso será importante para a organização e distribuição do estoque.
Recomendação de produtos
A IA também permite maior entendimento do comportamento do cliente. Dessa forma, no e-commerce é possível utilizar soluções que ajudem a recomendar produtos de forma assertiva, gerando maior ticket médio de compra e aumento de receita do negócio.
Chatbots
Com uma demanda muito grande, fica difícil atender todo mundo. Então, o uso de chatbots é essencial durante a Black Friday. Hoje em dia, os chatbots são soluções bem mais desenvolvidas, pois conseguem humanizar e agilizar o atendimento. Essas soluções podem ser implementadas na loja on-line, no WhatsApp e nas redes sociais do e-commerce.
Como vemos, a IA está mais presente no nosso dia a dia do que percebemos. A evolução tecnológica é notável e a tendência é que cada vez mais estejamos imersos em tecnologias. O uso de soluções de IA na Black Friday é mais uma prova de como é possível gerar uma experiência mais humanizada e sensorial com o auxílio da tecnologia.