Crianças de cinco anos podem aprender a programar

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Próxima geração de inovadores aprende programação, games e robótica com foco em competências para a vida

O futuro já faz parte da preocupação de pais e estudantes, que se preocupam em aprender habilidades que o mercado de trabalho de hoje nem consegue nomear. E foi exatamente isso que motivou, em 2013, no Vale do Silício, Marco Giroto e Vanessa Ban a criarem a SuperGeeks, escola de competências do futuro.

Ao perceberam uma crescente mobilização sobre a importância de ensinar programação, games e robótica, para crianças, jovens e adultos, os empresários retornaram ao Brasil e, após um ano de pesquisa e desenvolvimento, fundaram em 2014, na Vila Mariana, São Paulo, a rede de franquias.

Com metodologias que tornam o aprendizado de programação acessível e envolvente, como o Aprendizado Baseado em Projetos, os alunos desenvolvem games com ferramentas como o GDevelop, Godot, Unity, Unreal e Roblox Studio, além de sites e aplicações web.

“A programação não é apenas sobre aprender a mexer em computadores, mas sobre formar mentes críticas e criativas, capazes de resolver problemas do mundo real. Isso é o que buscamos na SuperGeeks”, afirma Marco Giroto, fundador da escola.

A importância de introduzir a robótica e a programação na educação desde cedo é corroborada por estudos que destacam sua relevância para o futuro do mercado de trabalho. Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, a ciência da computação tem capacidade para transformar vidas e práticas de trabalho, aumentar os níveis de eficiência e de segurança, proporcionar níveis de serviço reforçados e criar emprego.

Além disso, pesquisas indicam que os adolescentes estão utilizando jogos digitais como ferramentas de aprendizado. Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em parceria com a Fundação Coppetec, da COPPE UFRJ, revelou que o uso de jogos online para o ensino da matemática aumenta em mais de 70% o interesse dos estudantes pela disciplina.

Ítalo Pereira, coordenador técnico pedagógico da SuperGeeks, enfatiza a responsabilidade no uso dessas tecnologias: “Nosso compromisso é garantir que os alunos aprendam a usar as tecnologias com segurança e que desenvolvam competências do futuro, como colaboração e pensamento lógico, de forma responsável e ética”.

Pensando nisso, a SuperGeeks ensina pessoas a partir dos cinco anos a criarem seus próprios games, aplicativos, robôs e sistemas, com base no currículo STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Math), Letramento Digital e Pensamento Computacional. Conhecida como a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil, tem como objetivo ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa e oferece cursos voltados para todos os perfis e faixas etárias além dos formatos, presencial e online (ao vivo). Confira algumas opções de cursos:

SuperKids: crianças a partir dos cinco anos, iniciam o aprendizado de ciências da computação por meio de atividades lúdicas e manuais que auxiliam na coordenação motora, estimulam a criatividade e o pensamento lógico, além de aprimorar a língua inglesa e matérias escolares.

Curso Regular: Com o objetivo de introduzir a lógica de programação e suas linguagens a crianças e adolescentes, o Curso Regular da SuperGeeks se divide em Levels, começando pelo Level 0, com no mínimo 7 anos, onde os alunos desenvolvem jogos e projetos alinhados com matérias vistas na escola por meio da programação visual, em blocos. E indo até o Level 3, onde os alunos têm a opção de seguir na trilha de Web ou Games, criando projetos avançados com plataformas e tecnologias profissionais, como a Unity e a Unreal.

MasterGeeks: Este curso foi criado especialmente para adolescentes que queiram entrar no mercado de Programação, conseguindo seu primeiro emprego na área ou até mesmo criando sua primeira Startup.

BootCamp: Voltado para o público adulto, a partir dos 18 anos, o curso tem como objetivo a introdução da lógica de programação e o desenvolvimento de aplicações web, apresentando as principais ferramentas e tecnologias do setor, para que os alunos possam conhecer mais sobre esse mercado e ganhem mais confiança e autonomia para administrar ou atuar em novos projetos, além de construir um portfólio que o auxiliará a ter mais visibilidade que os seus potenciais concorrentes

Marco Giroto, fundador da SuperGeeks explica que as atividades extracurriculares trazem novas possibilidades para explorar afinidades e capacidades, estimular a curiosidade em relação ao aprendizado, melhora no desempenho escolar e convívio social, além de auxiliar no desenvolvimento socioemocional e na gestão de tempo.

“Os cursos são ministrados para que os alunos desenvolvam uma série de competências que são importantes e totalmente necessárias para o futuro independente da área em que desejem seguir”, concluiu.

Sobre a SuperGeeks
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias, indo da criança ao idoso.

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