Cresce demanda por serviços funerários para pets

4 min. leitura
Photo by Jeremy Angerson on Pexels.com

O Brasil é o 3º país no mundo com mais pets. De acordo com dados do Instituto Pet Brasil (IPB), pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha. Os animais de estimação são, muitas vezes, tratados como membros da família, movimentando um mercado de consumo voltado para alimentação, cuidados/bem-estar e acessórios. Mas, o que acontece quando esse animal falece?

O momento da despedida de um pet é igualmente importante para seus tutores. Desde cerimônia de velório, flores, entrega de certificado de amor eterno, urna personalizada para receber os animais. Até recordações físicas como uma fotografia e pedaço do pelo do companheiro de quatro patas. Tudo pode ser providenciado para valorizar a memória e criar uma despedida acolhedora.

Crescimento dos serviços funerários para pet

De acordo com Roberto Sant’Ana, diretor regional de operações do Grupo Zelo, a busca das famílias pelos serviços para pets vem crescendo. No período de seis meses, entre 2022 e 2023, a contratação de planos funerários para Pets na empresa mais do que dobrou, o que levou o Zelo a expandir recentemente a sua atuação em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

O Grupo possui, desde 2020, a opção de serviços funerários para pets e conta com infraestrutura de cemitério e crematório em São Sebastião das Águas Claras (Macacos), o Bosque das Águas Claras. “Ao passar pela situação da perda de um animal de estimação, o tutor tem duas possibilidades de destinação do corpo. Que seja recolhido como resíduo hospitalar e entregue ao Centro de Zoonozes ou que seja encaminhado para o processo de sepultamento ou cremação em um cemitério. Essa segunda opção vem se tornando cada vez mais uma realidade. Existe um vínculo afetivo e o desejo de uma despedida digna para aquele companheiro”, explica o diretor.

Nesse momento, as empresas funerárias entram como importantes aliadas no processo burocrático e oferecem a empatia necessária para cuidar de todos os detalhes da despedida. “Acabamos de inaugurar uma nova unidade em Belo Horizonte exclusiva para Pets. Tem espaço de atendimento e uma sala de velório totalmente adaptada para este tipo cerimônia. O espaço foi projetado e decorado respeitando a privacidade e luto dos tutores durante o ritual” ressalta Sant’Ana.

Planejamento prévio

Além de atender pontualmente, de forma particular, pessoas que precisam lidar com a partida repentina de seus pets, o Grupo Zelo também oferece aos tutores de animais a possibilidade de planejamento prévio. Seja na aquisição de planos funerários familiares, que permitem a inclusão de um pet entre os dependentes, ou um plano funerário pet, que pode ser estendido para até três pets com idades de até 10 anos.

“O plano é uma forma de ter mais conforto e segurança no momento da dor, sem cobranças de taxas extras e de lidar com um gasto inesperado, por exemplo. Um serviço funerário para pet pode ter custo entre R$ 700 e R$ 1.550 reais (para atendimentos em BH e região), a depender do tipo de serviço incluso. Com o plano, o cliente é contemplado com todo o serviço funerário e a possibilidade de realizar o velório em um espaço personalizado” finaliza o diretor.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso