‘Coming-of-age’ com sotaque nordestino

Cultura e Negócios
3 min. leitura

Seja pelos dramas morais e amorosos ou fatos divertidos e misteriosos, a adolescência é uma fase desafiadora, mas também de boas histórias para contar. O subgênero que acompanha o amadurecimento dos personagens do colegial para a fase adulta, o coming-of-age, ganhou sotaque nordestino na trama do escritor pernambucano Renan Valença, chamada O Livro de Ouro da Juventude

A obra percorre o desenvolvimento de João VítorLilianaTiagoIsabelBernardoAnabel e Danilo em episódios que acontecem no colégio chamado AMAS e na Rua 14, em Recife (PE).  A trama começa em torno de um grande mistério: quem vandalizou o carro do professor Carlos? Todas as suspeitas caem sobre o rebelde João Vítor que nega o envolvimento. Para protegê-lo, os amigos de infância e colegas de turma unem-se em torno de um arriscado plano.

“A suspeita que pairava com intensidade sobre toda a comunidade do AMAS era por João Vítor. Alguns iam além e já davam a autoria como certa. Aquele nível de vandalismo era característico dele, diziam.” (O Livro de Ouro da Juventude, p. 17)

A partir do acontecimento, Renan conduz o leitor a um passeio pelo passado e presente dos protagonistas que reforçam estereótipos como: o maloqueiro, a evangélica, o militante, a esquisita, o esportista, a popular e o esquecido. Porém todos autênticos e com o lado moral e imoral revelado, por vezes conflitantes, mas que convivem em harmonia.

- Publicidade -

Nuances de uma amizade improvável entre os sete jovens, ao melhor estilo Clube dos Cinco, são reveladas neste romance que também mergulha em segredos, traumas e conflitos dolorosos e perturbadores, mas necessários para o crescimento dos personagens.   

Ficha Técnica:

Título: O Livro de Ouro da Juventude
Autor: Renan Valença
ISBN: 978-65-89339-22-9
ASIN: B09JKZBS74
Páginas: 454 
Preço: R$ 65 (físico) R$ 15 (digital) 
Link de vendahttps://bit.ly/livroourojuventude

Sobre o autor: Renan Valença é escritor, advogado, e morador de Recife (PE) desde os 12 anos quando saiu do Cabo de Santo Agostinho para estudar no Colégio de Aplicação da UFPE em 2003, a versão real e mais amigável do AMAS. Com o isolamento social a história por trás do O Livro de Ouro da Juventude foi tirada do papel e se tornou uma forma do autor se conectar com suas origens.

Redes Sociais:

www.instagram.com/rua14.rv

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso