Sob a chancela do Sesc RJ, o primeiro Circuito Sesc de Jazz & Blues chega à Rio das Ostras no feriado de Corpus Christi, com uma programação cultural reunindo o melhor do jazz e blues, promovendo o reencontro dos grandes shows com o público amante deste gênero musical. A 18ª edição do consagrado Rio das Ostras Jazz & Blues receberá artistas como o trompetista japonês Takuya Kuroda, o pianista cubano Roberto Fonseca, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano de blues e R&B Hook Herrera, a lendária banda A Cor do Som – ganhadora do Grammy Latino 2021 de melhor disco de música instrumental pelo álbum “Rosa”, o vencedor do The Voice Brasil – Tony Gordon, que especialmente em Rio das Ostras terá a participação da Banda Jamz, Blues Etílicos, Blues Beatles, AS Mulheres do Blues, Nelson Faria Quarteto, Márvio Ceribelli, entre outros músicos, são a garantia de boa música e muita diversão em shows totalmente gratuitos.
Uma das principais atrações dessa edição do Rio das Ostras Jazz & Blues, Takuya Kuroda se apresentará na abertura do festival, no Palco Boca da Barra, a partir das 17h, e no dia 17 de junho, a partir de 20h30, no palco principal Costazul. Para o repertório, o trompetista incluirá músicas dos seus álbuns Rising Son, lançado em 2014, Ziguezague (2017) e Fly Moon Die Soon (2020). “Estou muito animado para voltar ao Brasil (o músico esteve em 2012 no país), com meus amigos e músicos incríveis. Ansioso para compartilhar a minha música com vocês!”, declara o instrumentista.
Embrião do que agora é um circuito por cinco cidades, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival acontece há 17 anos, atraindo um público de aproximadamente 80 a 100 mil pessoas por edição, durante os quatro dias de sua realização, incluindo turistas estrangeiros e pessoas de todo o país. Desde a sua criação, em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival realizou mais de 550 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores.
A programação paralela inclui, no Espaço Arthur Maia (antiga Casa do Jazz), shows de novas bandas de cidades do norte-fluminense e da Costa do Sol, com apresentações nos intervalos dos shows principais. O Festival traz ainda o Clube do Vinil, espaço onde os aficionados e colecionadores das famosas “bolachas” poderão trocar ideias, comprar e trocar seus discos.
O Rio das Ostras Jazz & Blues reúne um total de 31 shows em sua programação, sendo 22 nos quatro palcos espalhados pela cidade e nove no Espaço Arthur Maia (Cidade do Jazz), com a seguinte distribuição:
– 13 bandas principais, sendo 6 internacionais e 7 nacionais e 4 bandas da cidade de Rio das Ostras que se revezarão nos palcos de Costazul, Iriry e Boca da Barra;
– 3 bandas de novos talentos, músicos da região da Costa do Sol e Norte Fluminense que já estão na estrada a algum tempo querendo mostrar o seu novo trabalho. As apresentações serão no Palco da Praça de São Pedro;
– 9 bandas regionais que se apresentarão na Casa do Jazz (palco de Costazul) de quinta-feira a sábado.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e as próximas etapas do festival serão Niterói (24 a 26 de junho) e Barra do Piraí (15 a 17 de julho).
Site do Rio das Ostras Jazz & Blues: https://www.riodasostrasjazzeblues.com/
Instagram: https://www.instagram.com/rostrasjazzblues/
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – RIO DAS OSTRAS – 16 a 19 de junho 2022
PALCOS E PROGRAMAÇÃO
DIA 16 – Quinta-Feira
Palco Lagoa de Iriry – 14h
ARI BORGER TRIO
Palco Boca da Barra – 17h
TAKUYA KURODA (USA)
Cidade do Jazz – Costazul
- 20h – Espaço Arthur Maia
BRUNO PIROZI
BANDA TANGERINE
BLACK 2 BLUES
- Palco Principal – 20h30
CIDA GARCIA
NELSON FARIA QUARTETO – PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE CHICO CHAGAS
HOOK HERRERA BLUES BAND (USA)
AS MULHERES DO BLUES
DIA 17 – Sexta-feira
Palco Novos Talentos – Praça São Pedro – 11h15
ROBSON FARAH
Palco Iriry – 14h
BLUES BEATLES
Palco Boca da Barra – 17h
IDA NIELSEN & THE FUNKBOTS (DINAMARCA)
Cidade do Jazz – Costazul
- 20h – Espaço Arthur Maia
XANDÃO TAVARES
MAMOOTH BAND
PAIOL SONORO
- Palco Principal – Costazul – 20h
MÁRVIO CIRIBELLI
TAKUYA KURODA (USA)
DEANNA BOGART & BIG JOE MANFRA BLUES BAND (USA)
BLUES ETÍLICOS
DIA 18 – Sábado:
Palco Novos Talentos – Praça São Pedro – 11h15
MICHA DEVELLARD
Palco Iriry – 14h
DEANNA BOGART & BIG JOE MANFRA BLUES BAND (USA)
Palco Boca da Barra – 17h
HOOK HERRERA BLUES BAND (USA)
Cidade do Jazz – Costazul
- 20h – Espaço Arthur Maia
TANGO REVIRADO TRIO
KM 50
REUBES PESS BAND
- 20h30 – Palco Principal
TONY GORDON
ROBERTO FONSECA (CUBA)
IDA NIELSEN & THE FUNKBOTS (DINAMARCA)
A COR DO SOM
DIA 19 – Domingo:
Palco Novos Talentos – Praça São Pedro – 11h15
SKA JAZZ FAVELA
Palco Iriry
14h – TONY GORDON & BANDA JAMZ
15h30 – A COR DO SOM
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES
Série de cinco grandes festivais iniciou em maio no balneário de Búzios
O Circuito Sesc de Jazz & Blues iniciou em Búzios com grande sucesso: “O público recebeu muito bem a programação musical que idealizamos para a abertura do Circuito. Foram três dias com shows lotados, artistas empolgadíssimos cantando literalmente no meio da multidão. O Rio de Janeiro é, de fato, a casa do jazz e do blues!”, comemora Stenio Mattos que é o produtor responsável pela organização do Circuito e idealizador do Rio das Ostras Jazz e Blues. Segundo Mattos, o evento pretende incentivar o desenvolvimento econômico, turístico, social e cultural das cidades, possibilitando a injeção de capital durante sua realização. Como exemplo, o Festival de Rio das Ostras que, de acordo com pesquisas realizadas pela FGV-RJ e SEBRAE, nas suas últimas seis edições, injetou cerca de R$ 9 milhões em média nos quatro dias de sua realização.
O evento vem confirmar a importância e a relevância do Sesc RJ no fomento da cultura nacional. Com este circuito, a instituição ajudará a fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas, gestores e as cadeias produtivas locais além de levar mais entretenimento e diversão para a sua população.
Todas as etapas do Circuito terão como finalidade formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade, além de estimular a economia das cidades, bem como assumir a responsabilidade social de estender suas ações para além dos palcos, criando projetos culturais e sociais durante o ano. Vale destacar que o festival estará imbuído de difundir e implementar as metas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU (ODS) já nesta edição de 2022.
Niterói é a próxima cidade a receber o Circuito Sesc de Jazz & Blues
O circuito chega a Niterói nos dias 24, 25 e 26 de junho reunindo o pianista Roberto Fonseca, o trompetista Takuya Kuroda, a baixista Ida Nielsen, a americana Deanna Bogart, o gaitista americano Hook Herrera, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), a banda A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Nico Rezende Jazz Quintet, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, entre outros.
E fechando o Circuito Sesc de Jazz e Blues, a cidade de Barra do Piraí realiza o evento entre os dias 15 e 17 de julho. Entre as atrações estão Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn & Trio, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base além de diversas bandas locais.
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – NITERÓI – 24 a 26 junho 2022
O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Niterói acontecerá a céu aberto nos dias 24, 25 e 26 de junho. Com um palco principal à beira mar na Praça do Rádio Amador (São Francisco), além de palcos secundários no Campo de São Bento (Icaraí), Horto do Fonseca (Fonseca) e Horto do Barreto (Barreto), nos seguintes dias e horários: 24 de junho das 19h às 23h, no dia 25 das 17h à 01h e no dia 26 das 17h às 24:00h.
Público estimado 40.000 nos 3 dias
Serão cerca de 20 shows em três dias de evento, além de oficina musical para os jovens da Orquestra de Cordas da Grota. O festival vai colaborar para aumentar a visibilidade nacional da cidade, visando torná-la como um dos principais polos culturais e turístico do estado do Rio de Janeiro.
Line-up do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), vencedora do Grammy Latino 2021de melhor disco de música instrumental – a lendária A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Blues Beatles entre outros.
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – BARRA DO PIRAÍ JAZZ & BLUES – 15 A 17 DE JULHO
New Orleans, um dos berços do Jazz, e as águas do Mississipi, berço do blues, irão desaguar em Barra do Piraí trazendo grandes talentos nacionais e internacionais, em apresentações imperdíveis numa das localidades mais charmosas do Vale do Café. Serão três dias para respirar e sentir intensamente o jazz, o blues e a música Instrumental.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Barra do Piraí reunirá alguns dos melhores nomes do jazz e blues: Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn & Trio, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base e bandas locais.
Público estimado: 12 mil pessoas nos três dias do festival
A concepção do festival se dará sobre o esplendor da natureza local, no belo distrito de Ipiabas, com programação em horários definidos e com uma estrutura de palco, restaurantes ao ar livre. Os shows de sexta à sábado acontecerão a partir das 20h e no domingo a partir das 13h.
PALCO E PROGRAMAÇÃO: a partir das 20h
Todos os shows serão realizados em palco montado ao lado da centenária e histórica Estação de Ipiabas, estação de trem recém reformada
Dia 15 / 07 – sexta-feira
Shows a partir das 21h
Léo Gandelman
Blues Etilicos
Banda Base
Banda do Síndico
Dia 16 / 07- sábado
Shows a partir das 20h
Banda Local
Tony Gordon
Blues Beatles
Dia 17 / 07 – domingo
Shows a partir das 13h
Banda Local (Instrumental)
Taryn & Trio