Em sua 20ª edição, a FLIP 2022 terá pela primeira vez a Casa Ramboll como uma de suas Casas Parceiras. Com conteúdos voltados à sustentabilidade e uma programação de debates, a Casa Ramboll busca discutir soluções para uma receita perfeita entre alguns dos alicerces mais importantes da nossa sociedade: a sustentabilidade, o urbanismo e a cultura.
Uma iniciativa visionária e aberta ao diálogo de Eugênio Singer, Diretor Geral da Ramboll no Brasil, a Casa Ramboll está organizada como um Hub de ativações para quatro importantes pilares que envolvem a Sustentabilidade: sociedades resilientes e habitabilidade; descarbonização para net-zero; gestão de recursos e economia circular, e biodiversidade e ecossistema. Esses temas serão abordados em exposições e diálogos com a participação da AYA Earth Partners, AMANCO Wavin, WISE e IPBio, parceiros da Ramboll na iniciativa.
“As manifestações científicas, culturais, literárias e profissionais desabrocham em um novo horizonte, em que a sustentabilidade deve fazer parte da cultura, pois esta é fundamental para criar e fomentar a responsabilidade ambiental, social e corporativa. O ESG deve estar enfronhado no pensamento, nas condutas e em todas as formas de expressão, das quais a cultura é parte vital”, afirma Eugênio Singer.
Localizada na Praça da Matriz, a Casa Ramboll ocupa o imóvel da família Klink, onde o barco em que Amyr Klink fez a travessia do Atlântico-Sul estará em exposição para o público no primeiro piso, ao lado de uma série de conteúdos sobre os quatro pilares que envolvem as discussões da casa.
Para compor a curadoria da programação de debates que trará um novo olhar à Feira de Paraty, Eugenio Singer convidou Keila Prado, editora da KPMO – Cultura e Arte, que há mais de 10 anos constrói um editorial voltado à arquitetura, urbanismo, requalificação urbana, sustentabilidade e meio ambiente. Dentre os projetos da editora, estão obras como ‘Programa Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica’, ‘Aves de Ilha Comprida’, um excelente registro da biodiversidade, ‘Polifonia Urbana’ e ‘Mosteiro da Luz’.
A partir da parceria Singer e Prado, a programação da Casa Ramboll traz entre seus destaques:
Viviana Coelho (gerente executiva de mudanças climáticas da Petrobras) abordará a ‘Descarbonização e Transição Energética’; Patricia Ellen (da AYA Earth Partners) irá compor a mesa da ‘Maratona da Amazônia: Race to Zero and Race to Resilience’, que mostrará parte do conteúdo que será apresentado na Cop 27 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.
Já Paula Vilela (diretora de assuntos hídricos da Ramboll), apresentará o projeto de Revitalização do Rio Pinheiros a partir de uma tecnologia com o menor custo de tratamento da água no painel Cidades Resilientes: a questão hídrica. Ao lado de Vilela, participarão do debate Marcelo Sporkens (especialista em desenvolvimento de produtos da Amanco Wavin) e a arquiteta Adriana Levisky (Levisky Arquitetos) que, além de projetos relacionados ao tema, apresentará seu livro Polifonia Urbana.
Entre outros grandes nomes que vão compor a programação estão os arquitetos Mauro Munhoz (diretor da Flip) e Gustavo Penna (que em 2023 completa 50 anos de carreira), que discutirão a ‘Requalificação urbana como vetor para cultura’.
Já Leo Slezynger (idealizador da Reserva Chão de Estrelas), abordará a ‘Preservação e Regeneração da Mata Atlântica’ ao lado da escritora Gisele Mirabai.
Ainda, Bruno Igel (diretor da Wise Plásticos), Sergio Talocchi (gerente de meio ambiente da Natura), entre outros convidados, apresentarão um quadro sobre ‘Economia Circular de Impacto’, no qual será mostrado o destino consciente do plástico.
Agenda | Festa Literária Internacional de Paraty – Flip
Data: 23 a 27 de novembro de 2022
Informações: clique aqui