Cabíria Festival promove ‘Conversa Sobre Curadoria Feminista’, com Maxa Zoller

7 min. leitura
Maxa Zoller, curadora e pesquisadora alemã

Cabíria Festival Audiovisual, dedicado ao protagonismo feminino e à diversidade no audiovisual, ocorre presencialmente de 27 a 30 de julho no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulistae se estende online até 3 de agosto para todo o Brasil. A programação, gratuita, é composta por mostra de filmes, encontros profissionais e de formação, premiação e laboratório de roteiros. Em uma das atividades, o festival convida Maxa Zoller, curadora e pesquisadora alemã, para ‘Conversa Sobre Curadoria Feminista’, evento online no Youtube Cabíria. O encontro será no dia 1 de agosto, às 10h  e as inscrições para participar vão até 15 de julho no link: Conversa sobre Curadoria Feminista.

Na ocasião, ela apresentará alguns dos principais marcos da programação cinematográfica feminista e abordará os filmes que serão exibidos. Maxa é a diretora artística do International Frauen Film Festival – Dortmund+Köln, um dos maiores e mais antigos festivais de cinema de mulheres do mundo. Na Academia, lecionou em institutos como a Universidade Americana do Cairo e o Goldsmiths College e Sotheby’s Institute of Art, em Londres, além de ter escrito para editoras como MIT, IB Tauris, JRP-Ringier e Hatje Verlag. A iniciativa é uma parceria com o Goethe-Institut Rio de Janeiro.

Além desse encontro, o Cabíria Festival Audiovisual promove um workshop e dois estudos de caso presenciais, e uma oficina online. No dia 29 de julho, o workshop de Produção e Distribuição, realizado em parceria com a Elo Company e o Telecine, tem foco em criadores e roteiristas. No dia 28/07, a autora e roteirista Cleissa Regina Martins, apresenta o estudo de caso do projeto original de “Juntos a Magia Acontece”, realizado em parceria com a TV Globo. Dia 30/07, ocorre o estudo de caso sobre a série “Manhãs de Setembro”, ministrado pela roteirista Alice Marcone. E, online, a Oficina Crítica Cinematográfica será conduzida pela documentarista, roteirista, curadora e jornalista Flávia Guerra. O encontro acontece via zoom nos dias 19 e 21 de julho – antecedendo, portanto, o festival – das 17h às 19h.

Para todas as atividades, os interessados devem se inscrever até dia 15 de julho, gratuitamente, pelo link https://linktr.ee/cabiria.

Fotos: Imagens Workshop, oficina, estudo de caso e conversa sobre curadoria

Serviço

Centro Cultural da Cidade de São Paulo (CCSP)- Sala Lima Barreto

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo/SP

Retirada de senha 30 minutos antes de cada sessão

Online: Informações em https://www.cabiria.com.br/

O FESTIVAL

Cabíria Festival Audiovisual é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia roteiros escritos e protagonizados por autoras autoidentificadas mulheres, visando contribuir para sua maior representatividade nas telas e atrás das câmeras. Em seis edições (2016-2021), o prêmio recebeu inscrições de cerca de mil roteiros e premiou 68.

O festival impulsiona conteúdos realizados por mulheres e busca agregar expressões, identidades de gênero diversas e comunidades LGBTQIAPN+. Desde 2019, mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos promovendo um grande encontro entre público, cadeia produtiva e realizadores para a maior representatividade e diversidade no audiovisual. Em sua 4ª edição, entre 27 de julho a 03 de agosto, articula uma programação composta de Mostra de Filmes, encontros profissionais e de formação, premiação e laboratório de roteiros. 

O festival conta com o patrocínio da SPCine, parceria da Embaixada da França, Goethe-Institut Rio de Janeiro, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, e apoio do Cardume Curtas, Hysteria, Parafernalha, Webedia, Globo, Selo Elas, Elo Company, ABRA, Final Draft, Instituto Dona de Si, Serie Lab, FRAPA, Rota Festival, Embaúba Filmes, Canal Curta, Imprensa Mahon e Revista Piauí.

Siga nas redes: instagram.com/cabiria_festival | facebook.com/cabiriafestival

GOETHE-INSTITUT:

Instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, a instrituição promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. Seus programas culturais e educacionais promovem o diálogo intercultural e permitem a participação cultural.

TELECINE

Líder e referência em filmes no Brasil, o Telecine é o clube de cinema mais completo e com o maior acervo do país, selecionado por meio de um atento e especializado trabalho interno de curadoria. Com o objetivo de contemplar a pluralidade da indústria e atender aos mais variados perfis de usuários, o Telecine transforma programação em experiência com o filme ideal de acordo com o seu momento cinema. O catálogo reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional, além de produções exclusivas lançadas pelo selo Première Telecine. Acesse Telecine e experimente a magia do cinema.

ELO COMPANY

Fundada em 2005 pelos sócios Flavia Feffer, Ruben Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon, a Elo Company desenvolve, produz e distribui conteúdo de qualidade com histórias únicas e poderosas. 

Com atuação no mercado audiovisual, nacional e internacional, desde sua criação, a ELO COMPANY dedicou-se à comercialização de mais de 500 filmes e séries brasileiras do cinema ao video on demand, incluindo conteúdos de alto potencial de bilheteria a filmes de grande premiação e distribuição global. Como produtora, atua na curadoria de projetos, até o desenvolvimento e produção de conteúdos audiovisuais de forma independente e em conjunto com players do mercado.

A ELO COMPANY tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países, valorizando também a diversidade na frente e atrás das telas com projetos inovadores como o Selo ELAS, que ajuda a fomentar longas com direção feminina. Em 2022/ 2023 a empresa tem mais de 100 títulos em seu line up, incluindo mais de 15 produções com filmagens confirmadas de enorme potencial comercial.

LARANJEIRAS FILMES

Foco na produção criativa de conteúdos e projetos audiovisuais que conciliem excelência estética, impacto social e potencial de comunicação. Sob as perspectivas de renovação de processos produtivos e impulsionamento de novas vozes, está vocacionada em dois núcleos: a Laranjeiras Filmes atende demandas de perfil executivo e o selo Fruto Conteúdo o desenvolvimento de conteúdos inspiradores para todas as telas. www.laranjeirasfilmes.com

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso