Bike delivery: Como se tornar um entregador menor de 18 anos

6 min. leitura

Para quem quiser trabalhar com restaurantes delivery, é vital saber como se tornar um entregador menor de 18 anos. Ou melhor dizendo: será que é possível se tornar um entregador de bike menor de 18 anos? Essa é uma dúvida muito importante para quem quer trabalhar com o mercado de entregas, especialmente usando bicicletas, aproveitando o crescimento do segmento no mercado atual.

Hoje em dia, o desemprego está altíssimo e os aplicativos de delivery estão crescendo significativamente. Por isso, muitas pessoas estão pensando na possibilidade de começar a trabalhar como entregador de delivery. Como a gasolina está a R$ 7,00 o litro (e crescendo!), o uso de motos para as entregas começa a ficar um pouco fora de mão. Por isso, entender como se tornar um entregador menor de 18 anos pode ser uma ótima ideia para lidar com esse mercado.

Mas e aí, será que há como se tornar um entregador menor de 18 anos? Isso é possível? É o que veremos a seguir!

É possível se tornar um entregador menor de 18 anos?

Começando o artigo pelo item inicial e mais importante: será que é possível se tornar um entregador menor de 18 anos? Não, não é possível. Isso porque todos os aplicativos de entrega, como o Rappi, iFood e Uber Eats, exigem que o entregador tenha 18 anos, no mínimo, para se cadastrar na plataforma.

No entanto, restaurantes podem contratar jovens maiores de 16 anos para serem aprendizes, trabalhando em diversas áreas. No entanto, eles não podem fazer entregas de alimentos. Segundo a legislação, somente quem tem mais de 21 anos pode ser contratado como motoboy, ainda que haja um projeto de lei para alterar isso.

Portanto, não há como se tornar um entregador menor de 18 anos, ainda que alguns casos tenham acontecido — mesmo quebrando a lei. Não à toa, os casos chegaram até à imprensa e foram denunciados.

Como se tornar um entregador de bike delivery?

Agora que já sabemos que não dá para se tornar um entregador de delivery com menos de 18 anos, é hora de entender como ser um entregador de bikes se você já for adulto.

Para isso, o primeiro passo é se registrar nos aplicativos de entrega mais populares do Brasil, como o iFood e o Rappi. O Uber Eats tem algumas resistências a entregadores de moto e bicicleta, o que significa que é importante analisar as regras a cada momento para saber se eles estão ou não permitidos.

Ao se registrar, você precisará entregar seus documentos e a equipe do app vai analisar o caso para ver se você cumpre os requisitos (como ter mais de 18 anos, por exemplo).

Ao fazer o cadastro, você precisará selecionar a opção de que fará as entregas com bicicleta. Isso traz algumas desvantagens na hora de pegar entregas no aplicativo, uma vez que o objetivo do app é que os produtos cheguem o mais rapidamente possível na casa do cliente.

Para começar, o algoritmo dos apps privilegia quem é capaz de fazer a entrega mais rápido. Se você de bike e um entregador de moto estiverem na mesma área, o aplicativo dará preferência ao entregador de moto, já que ele, em teoria, chegaria até o cliente mais rapidamente.

Além disso, quem trabalha com motos pode pegar entregas em uma área maior, uma vez que a motocicleta permite uma locomoção mais rápida de um ponto a outro da cidade.

Quem está de bike, tem um limite de área de atuação menor, já que é mais difícil ir de um lugar ao outro, além de ser mais demorado também, claro.

Portanto, o ideal seja você tirar a carteira de habilitação para motos e fazer as entregas de motocicleta, para ter mais chances de conseguir entregas maiores e maior lucratividade.

Entretanto, caso não tenha moto ou não queira, fazer as entregas de bike é sim permitido. Basta informar o modelo e tirar uma foto dela para mostrar ao app e começar a fazer as entregas.

Lembre-se de que você assume um compromisso de seguir as normas e regras dos apps de entrega quando se inscreve para ser entregador e isso inclui honrar as entregas assumidas e garantir que o produto chegará ao consumidor sem defeitos obtidos durante a entrega. Portanto, é vital ter a capacidade de enfrentar os desafios da cidade com a sua bicicleta (como ladeiras, etc.) e carregar os pedidos com segurança.

Pronto! Agora que você já sabe como se tornar um entregador de bike delivery, já pode começar a trabalhar nessa área. Com isso em mente, lembre-se de que não é permitido trabalhar nesse segmento com menos de 18 anos, mesmo se for de bicicleta. Portanto, se você for menor de idade, espere até completar 18 anos para poder começar a trabalhar nesse mercado.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo!

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso