Aprenda 5 lições para ser tornar uma boa ouvinte

4 min. leitura

O marketing pessoal é um dos pilares da evolução profissional. Por meio dele, a pessoa aumenta sua presença na área de atuação, firmando-se gradativamente como uma figura de autoridade.

Entretanto, trabalhar o marketing pessoal nada tem a ver com uma prática de autopromoção, mas sim com a imagem que você quer projetar de si mesma aos seus colegas. Nesse processo, é essencial, também, saber exercer a escuta.

“O marketing pessoal envolve um conjunto de valores que eu transmito para as outras pessoas. Se eu não me demonstrar atenciosa e disposta a compreender a perspectiva do outro, poderei ser vista como individualista e egoísta”, afirma Martinha Gondim, empresária, especialista em desenvolvimento pessoal e fundadora da A Vida Que Sonho, uma das maiores organizações de vendas diretas e marketing multinível do Brasil.

Por isso, segundo Martinha, a escuta é parte fundamental do desenvolvimento pessoal. “Sozinhos não crescemos. É importante que saibamos enxergar o ponto de vista do outro, filtrar o que faz sentido e levar esse conhecimento para a vida”, aponta.

A seguir, confira cinco dicas para realizar a escuta de uma forma genuína e amigável:

Aproxime-se de seus colaboradores

Um profissional que se esconde, que não se mostra presente, fatalmente não se destaca. Para que o reconheçam, é indispensável sair da caixinha. “Conheça e interaja com diferentes setores da sua empresa. Mostre-se disposto a auxiliar caso seja preciso. É com essas primeiras interações que se constrói um networking legítimo”, declara.

De fato, escute

“Foque em quem está falando com você. Faça perguntas caso tenha dúvidas, mas, se possível, evite interromper. Coloque-se na posição de aprendiz e se permita aprender algo novo com seu colaborador”, pontua.

Tenha interesse

Um profissional de uma área diferente entrou na sua equipe? Procure por ele, faça perguntas sobre o setor, mostre interesse genuíno por conhecê-lo. “É a partir do estabelecimento dessas relações que você se torna conhecida. Dessa maneira, o outro naturalmente ficará mais cativado a saber mais sobre você e, assim que se deparar com um desafio que envolva sua atuação, você será a primeira pessoa procurada”, diz.

Estimule um ambiente colaborativo

Vá além da mera escuta. Caso surja uma demanda que a conecte com o conhecimento de alguém de sua equipe, não hesite em procurá-la para trocar experiências. “Valorizar a capacidade do outro ajuda a fomentar um ambiente colaborativo e, portanto, mais saudável para que você e a equipe possam evoluir e potencializar resultados”, comenta.

Não tenha medo de dar sugestões

Importante salientar: ser ouvinte não significa não opinar. Exponha suas ideias, dê sugestões construtivas e mostre que está atenta ao que o outro diz e disposta a sugerir soluções ao problema. “Não confunda a escuta com passividade. Afinal, escutar também significa abrir espaço para reflexões e, assim, encontrar alternativas para um desafio que outro possa estar lidando”, reitera.

Sobre Martinha Gondim

Martinha Gondim é empresária atuante na indústria do bem-estar, consultora independente, palestrante nacional e internacional, escritora e responsável pela A Vida Que Sonho, uma das maiores organizações de vendas diretas e marketing multinível do Brasil. Em seus 23 anos de atuação profissional, adquiriu, acumulou e desenvolveu competências em desenvolvimento e marketing pessoal, formação de equipes, expansão de negócios, liderança, marketing multinível, planejamento estratégico e vendas diretas. Com A Vida Que Sonho, já formou mais de 30 mil consultores em 35 países.

Site: www.martinhagondim.com.br

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