No dia 04 de junho foi ao ar o primeiro episódio do podcast Velhas Rimas Novas, composto por conversas com autores que têm a poesia rimada brasileira como parte do seu fazer artístico, como é o caso do primeiro convidado, o pernambucano e parceiro de Nóbrega em grande parte de suas músicas, Wilson Freire. Os demais episódios de junho serão com Manoel Cavalcante (11/06), Isabelly Moreira (18/06) e Cida Pedrosa (25/06) — outras quatro conversas serão lançadas em julho.
O podcast será lançado sempre às sextas-feiras, 11h, via YouTube, Spotify e demais plataformas de podcast.
No dia 08/06, às 19h, Nóbrega fez, também no YouTube, a live Uma outra história cultural, onde abordou o universo da cultura popular dentro da dinâmica cultural contemporânea. Dia 24/06 o tema será A leitura dos poetas populares e a última palestra do ciclo, Poesia rimada popular no Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles, foi ao ar dia 08/07.
A série de atividades abertas e gratuitas foi contemplada pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Edital de Ações de Incentivo à leitura no estado de São Paulo.
Ao longo dos cinco séculos de formação do país foi sendo edificada no âmbito da cultura uma literatura constituída por um expressivo elenco de gêneros e modalidades poéticas. Se muitos dos fatos e acontecimentos narrados por meio dessa literatura poética caíram no esquecimento, o mesmo não se poderá dizer das estruturas e formas através das quais esses fatos e assuntos foram narrados e se difundiram pelo país, principalmente no meio rural.
Com este projeto, Nóbrega quer dar maior conhecimento e visibilidade a essas estruturas e formas, seja incentivando a sua prática lúdica nas atividades educativas, seja difundindo-as entre os artistas da palavra do país. “Nosso objetivo é dar uma função e significado mais amplos a esses gêneros e modalidades poéticas que, assim como o Rap e o Slam – tão em voga na atualidade – também têm vigor e substância para reivindicar um mundo melhor, um mundo mais de todos e para todos”, explica o multiartista pernambucano.
Além das atividades abertas, Velhas Rimas Novas abarca uma edição do curso Na Rima para 25 alunos que já foram selecionados mediante inscrição e que será encerrado com um sarau aberto ao público no dia 28/07.
Para acompanhar o projeto, inscreva-se no canal do YouTube de Antonio Nóbrega: https://www.youtube.com/brincantenobrega.