VS ENEM, nova plataforma de ensino à distância, chega ao mercado com o objetivo de democratizar o acesso à educação

6 min. leitura

Três importantes players do mercado de educação e do universo digital se uniram, em um investimento de R$ 13,5 milhões, para lançar uma nova plataforma de ensino à distância, cuja proposta é democratizar o acesso dos jovens aos cursos preparatórios do ENEM. Trata-se do VS ENEM, curso inovador, baseado no uso de dados, de machine learning e Inteligência Artificial.     

O VS ENEM está sendo lançado por iniciativa do “Você Sabia?” – maior canal de educação do YouTube no mundo, que conta com mais de 79 milhões de seguidores em todas as redes sociais –, do Estudando.com – Edtech especializada em desenvolvimento de tecnologia para ensino – e da Take4Content – empresa de curadoria, criação e produção de conteúdo multiplataformas.

A plataforma quer facilitar o acesso ao ensino de qualidade em todo o País, ajudando a promover uma transformação na educação, com a oferta de um curso de valor bastante acessível, a R$ 69,90 mensais.

O material didático do curso, assim como a plataforma de ensino, foi desenvolvido pelo Estudando.com, plataforma de ensino a distância que também será a operadora do programa. Já o Canal Você Sabia? entra como parceiro, criando conteúdos exclusivos para a plataforma, interagindo com os estudantes e dando o aval junto ao seu público, composto por mais de 44 milhões de seguidores apenas no YouTube, o que o posiciona como o maior canal de educação no mundo, segundo o próprio YouTube.

“Do público de 44 milhões de pessoas que acessam o nosso canal no YouTube, mais de 40% são de jovens entre 15 e 24 anos, que estão em idade de prestar o exame do ENEM e de ingressar numa faculdade. Vemos todos os dias o interesse desses jovens em aprender, e agora avançamos na direção de contribuir para que façam um curso de custo acessível e de qualidade, que os ajudará a chegar à universidade”, destacam Lukas Marques e Daniel Mologni, sócios apresentadores, cofundadores e criadores do canal Você Sabia?.

O objetivo é dar melhores condições aos jovens das escolas privadas e públicas para serem aprovados no ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio, uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. “O VS ENEM é um produto de fit ideal entre o público do canal, nosso propósito e responsabilidade em impactar positivamente os jovens do Brasil. O VS ENEM foi criado com muito carinho e esforço para fornecer aos estudantes brasileiros uma educação de qualidade a um preço acessível em qualquer lugar do país, através de tecnologia de dados e inteligência artificial”, destaca Gab Araujo, sócio e diretor de Novos Negócios da Take4Content, empresa que atuou como desenvolvedora do negócio, na criação, inteligência do projeto e plano de mídia.

A plataforma reúne uma ampla gama de recursos, com um sistema de inteligência adaptativa baseado em Big Data e AI, que, por meio de um algoritmo, seleciona as matérias que o aluno mais deve estudar, para que ele não perca tempo com o que não precisa ou o que não vai cair na prova. Além da inovação, o VS ENEM oferece duas horas de aulas ao vivo por dia com monitoria, cinco dias por semana, mais de 6 mil aulas gravadas sobre todos os tópicos e matérias do ENEM, simulados, orientação educacional, correção de redação e até direcionamento pedagógico para faculdades internacionais através das notas do ENEM.

“Desenvolvemos um curso que visa não só garantir aulas com uma boa regularidade e qualidade, mas também apoiar os estudantes com uma abordagem personalizada para cada aluno, com orientação educacional baseada em dados que os ajudará a se concentrarem em suas áreas de maior necessidade. Trata-se, portanto, de um programa completo de preparação para o ENEM”, conta Romulo Sthel, fundador e CEO do Estudando.com.

Dani Molo, apresentador e cofundador do Você Sabia?, destaca que a plataforma VS Enem incorpora tecnologia avançada para facilitar o aprendizado, organização de estudos e, ainda, fornecer um report em tempo real do que cada aluno precisa incrementar para aumentar suas possibilidades, sendo todas essas e outras ferramentas acessíveis para os alunos. O canal tem investido cada vez mais em tecnologia para a produção de conteúdos e gestão de campanhas, utilizando diariamente plataformas de dados, Inteligência Artificial e machine learning, e agora dedica seus esforços também à plataforma de EAD.

Em 2022, cerca de 3.4 milhões de estudantes se inscreveram no ENEM, e mais de 2,3 milhões de estudantes realizaram os exames. “O modelo EAD já se comprovou como uma opção vantajosa para aqueles que desejam estudar a qualquer hora e em qualquer lugar”, acrescenta Sthel.

A partir da visão das três empresas envolvidas no projeto, de contribuir para a democratização do acesso à educação no Brasil especialmente no momento em que      muitos estudantes estão enfrentando dificuldades financeiras e de acesso à educação, o VS ENEM também vai oferecer 1.000 bolsas de estudo para realização do curso neste primeiro ano. Para selecionar os estudantes, será realizado um simulado, ao qual poderão concorrer os alunos que estão frequentando o ensino público.

Para mais informações, acesse o site oficial do VS ENEM (www.vsenem.com.br)

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso