Você pode estar sabotando seu próprio negócio

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Segundo levantamento da Contabilizei a partir de dados da Receita Federal, só no primeiro semestre no Brasil houve a abertura de 2 milhões de empresas, um acréscimo de 0,02% se comparado ao mesmo período do ano passado. Mas, dessas empresas, quantas se mantém abertas por um longo período? Sabemos que empreender não é um dom mesmo porque ninguém nasce um empreendedor. Porém, é possível sim aprender a ter atitudes e desenvolver habilidades empreendedoras como automotivação, foco, liderança, proatividade, iniciativa, planejamento e resiliência. Para isso, segundo a consultora de negócios e especialista em empreendedorismo e soft skills Alice Salvo Sosnowski, é preciso observar seus padrões de comportamento e estar disposto a aprender e mudar sempre. Veja algumas dicas do que NÃO fazer para manter seu negócio de pé:

Achar que é preciso ter uma ideia extraordinária:

Um bom negócio não começa com uma ideia, mas sim com um problema que precisa ser resolvido. O importante é procurar uma solução diferente. Não vale só copiar o que já existe. Para isso, procure saber qual a diferenciação que você irá oferecer em relação aos concorrentes. A ideia é realmente ser melhor que as soluções já oferecidas no mercado. Questione: por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o meu produto e serviço e não o de outra empresa? Sempre pense do ponto de vista de benefícios que sua solução traz como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade, etc.

Não fazer um planejamento financeiro:

Preveja quanto você precisará para começar um negócio. Veja quais serão as despesas operacionais, capital de giro, pró-labore e salário de funcionários. A soma destas necessidades é o dinheiro que o empreendedor precisa para começar um negócio. Caso não tenha recursos, avalie adiar o investimento até que a situação financeira esteja mais segura. Aproveite para estudar o mercado e ampliar sua rede de relacionamentos.

Ignorar as redes socias:

Para aumentar a visibilidade de um negócio, principalmente no mundo digital, a primeira coisa é saber como usar da melhor maneira possível as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras, dependendo do segmento de atuação da empresa. Se prepare para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Crie notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Esse é o pulo do gato dos negóciosma das questões comportamentais mais complicadas é a autossabotagem, principalmente para as mulheres empreendedoras. Mas saiba que os homens também sofrem da síndrome do impostor, ou seja, duvidam do seu potencial para os negócios e isso pode ser um obstáculo para o avanço nos negócios. Procure uma rede de apoio e conte com mentores para te ajudar a identificar e superar esse momento

Falta de conhecimento em gestão:

A falta de planejamento é um dos principais motivos para a falência das empresas nos primeiros anos, segundo o Sebrae. Hoje em dia tem muito conteúdo bom disponível na rede para o empreendedor procurar e se aprimorar em vendas, atendimento, fluxo de caixa, gestão de pessoas, questões jurídicas, etc. Procure estar sempre atualizado na gestão de sua empresa. é raro bons negócios acabarem porque o empreendedor não está preparado emocionalmente para os desafios. Por isso, invista no autoconhecimento, conheça seus pontos fortes e fracos, exercite suas soft skills e habilidades comportamentais como inteligência emocional, empatia e negociação. Também não deixe de praticar o autocuidado: reserve um tempo para você e sua família, relaxe, cuide da saúde física, mental e emocional. E pode ter certeza: quanto melhor está o empreendedor, melhor está o negócio!  

Mais sobre Alice Salvo Sosnowski

Jornalista, escritora, professora, especialista em empreendedorismo e soft skills, criadora da metodologia O pulo do gato empreendedor©, foi eleita em 2019 uma das Top Voices no LinkedIn. Também é mestranda em empreendedorismo pela FEA/USP e desenvolve conteúdo, palestras e workshops sobre negócios da nova economia e comportamento empreendedor. Além disso, é autora do livro Empreendedorismo para Leigos e de uma série de e-books que ajudam o empreendedor a planejar e executar seu negócio por meio da inovação e colaboração. Veja mais em: www.opulodogatoempreendedor.com.br

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