Você já conhece o serviço de motoboy?

11 min. leitura
Você já conhece o serviço de motoboy?

Já tem um tempo que os serviços de entrega vêm crescendo em nosso país, e com isso o serviço de motoboy vem se tornando indispensável para diversas empresas.

O perfil do consumidor tem mudado muito nos últimos anos. Se antes as pessoas saíam de casa para comprar algo, hoje em dia elas fazem tudo sem sair do sofá e recebem seus produtos sem precisar passar horas em uma loja.

A pandemia de COVID-19 só acelerou ainda mais esse processo, visto que as pessoas não podiam sair de casa, então os serviços de entrega se tornaram essenciais para conseguir manter todos seguros em casa.

Com isso as empresas de diversos segmentos, como de tubos galvanizados, cosméticos, alimentos para pet e outros viram como essa tendência veio para modificar o mercado de consumo e com isso passaram a investir nessa prática.

As pessoas desejam que seus pedidos sejam entregues por inúmeros motivos, seja a falta de tempo para sair de casa, por comodidade ou porque moram longe de onde o produto é comercializado.

Independentemente da razão, é importante que as empresas se adaptem a essa nova demanda, senão correm o risco de serem deixadas para trás.

Para te ajudar a entender melhor como funciona o serviço de motoboy e como a sua empresa pode contratar esses profissionais, criamos este artigo, então continue lendo para saber se realmente vale a pena esse serviço.

Afinal vale para todos os serviços, desde uma empresa de porta de enrolar manual até uma loja de malas? Saberemos a seguir.

Como contratar motoboy?

A primeira dúvida que surge com certeza é como a sua empresa pode contratar um motoboy, e para que isso aconteça antes você precisa entender quais as necessidades da sua empresa.

Sendo assim, você tem que levar alguns aspectos em consideração, como:

  • Segmento de negócio;
  • Fluxo de pedidos;
  • Horários;
  • Localização.

Por exemplo, talvez uma empresa de palete pbr não possa fazer entregas pelo motoboy, pois o seu produto é muito grande, e um dos aspectos relacionado a esse segmento é o transporte de produtos leves e compactos.

Além disso, é importante que você entenda qual o fluxo de atendimento da sua empresa. Geralmente você tem mais clientes aos finais de semana ou em algum dia específico da semana?

Avaliando isso você consegue saber de quantos entregadores irá precisar no seu estabelecimento e em quais dias da semana será necessário tê-los, são esses aspectos que influenciam a contratação.

Após entender todos os aspectos da sua empresa e saber se o serviço de motoboy se enquadrar no seu negócio e quais as especificações necessárias para o funcionamento, saiba que existem algumas formas de contratação disponíveis no mercado.

Sendo assim, você pode pode escolher entre os seguintes modelos:

  • Contratar um motoboy através da CLT;
  • Contratar um motoboy MEI que seja autônomo;
  • Cadastrar o seu estabelecimento em um aplicativo de delivery;
  • Contratar um serviço terceirizado de entregas.

Não existe jeito certo ou errado, tudo depende do tamanho da sua empresa e em como são as entregas.

Por exemplo, se você tem uma loja de guincho elétrico 12v onde sai pedidos todos os dias, talvez compense contratar um motoboy CLT. Já se só tiver demanda aos finais de semana, a melhor escolha é um MEI.

Entenda a seguir cada uma dessas categorias.

Motoboy com carteira assinada

Quando você contrata um motoboy de carteira assinada, ele será como qualquer outro profissional da sua empresa, então tudo tem que ser feito de acordo com as leis trabalhistas, e com isso ele terá:

  • Horário fixo;
  • Salário de acordo com a categoria;
  • Férias;
  • Décimo terceiro.

E todos os outros benefícios que um funcionário de carteira registrada possui, seja ele um professor ou um trabalhador de uma empresa de galpão estrutura metálica, já que todos possuem os mesmo direitos, inclusive o motoboy.

A vantagem de contratar um motoboy de carteira assinada é que assim como os direitos garantidos pela CLT, ele terá deveres e você terá um profissional contratado por sua empresa, o que garante a efetividade da sua função.

Com isso a empresa não precisa se preocupar com faltas ou se ele vai chegar no horário ou não, afinal ele precisa cumprir todas as regras do seu contrato de trabalho.

Contratando motoboy MEI

MEI é a sigla usada para Microempreendedor Individual, sendo essa uma pessoa que atende como pessoa jurídica e com isso irá prestar serviços para a sua empresa, sendo assim o motoboy não será seu funcionário.

Nesses casos, é fundamental que todos os valores sejam estabelecidos previamente, afinal você está lidando com uma empresa, e por mais que ela não seja de grande porte, é preciso que se estabeleça um acordo e um contrato de prestação de serviço.

Esse modelo de contratação pode ser benéfico para a sua empresa devido ao baixo custo, pois é possível que o pagamento seja feito de diversas formas como de forma diária ou com um valor fixo por entrega.

Sendo assim, se você tem uma empresa de tinta epóxi para piso, por exemplo, pode optar por uma das duas ou ambas formas de pagamento.

A desvantagem desse negócio é que como essa pessoa não possui nenhum vínculo empregatício com a sua empresa, pode acabar abandonando o trabalho, por isso é importante que se tenha um bom contrato para que você não saia perdendo.

Cadastrar em aplicativos de delivery

Os aplicativos de entrega podem ser uma boa alternativa para a sua empresa, e nos últimos tempos têm surgido muito desse segmento, com isso você consegue cadastrar sua empresa em diversas plataformas.

Dessa forma você consegue captar um bom número de clientes, afinal eles irão conhecer a sua empresa através desses aplicativos e com isso adquirir os seus produtos.

Por exemplo, uma pessoa que deseja fazer um isolamento acústico viu que faltou algum material de última hora, e ao entrar no aplicativo de entrega e comprar o seu produto, irá conhecer sua marca e poderá voltar mais vezes para adquirir outros produtos.

Existem aplicativos que abrangem diversos segmentos e alguns que são específicos para determinada área, é preciso ver qual melhor se adequa à sua empresa.

É importante ressaltar que cada aplicativo tem o seu formato e seu tipo de plano, por isso dê uma pesquisada para saber se vale a pena para seu empreendimento ou não.

A desvantagem desse modelo é que você não conhece o entregador e não sabe como o seu produto irá chegar até as mãos do seu cliente, ele pode ser mal atendido e com isso associar a entrega ao seu estabelecimento.

Contratar serviço terceirizado de entrega

Nesse modelo o serviço é prestado por empresa de motoboys ou aplicativos, sendo assim se você possui uma empresa de mini porta pallet, por exemplo, pode fazer um contrato com a empresa que possui sua própria frota.

Dessa forma, se você precisar de uma entrega, entre em contato com a empresa que irá disponibilizar um de seus motoboys para realizar suas entregas. Para que a contratação desse modelo seja efetiva, é importante que você pesquise bem sobre o serviço.

Com o serviço terceirizado de entrega, tudo depende do que é contratado, por isso você precisa saber ao certo como ele funciona e de que forma o seu negócio conseguirá contar com os serviços prestados.

Esse modelo é muito bom para empresas que possuem um certo fluxo nas suas áreas, porque como já mencionado, depende do pico desse serviço, com isso você não precisa ter uma pessoa todos os dias, ela será contratada só quando necessário.

Quanto custa contratar um motoboy?

O valor depende de qual modelo de entregas você irá optar. Alguns motoboys podem receber:

  • Mensalmente;
  • Por número de entregas;
  • Hora trabalhada;
  • Quilômetros rodados.

Isso depende do contrato e acordo feito com esses profissionais. Por exemplo, se você tiver um profissional de carteira assinada, ele terá todos os direitos previstos por lei.

É muito comum que os motoboys prefiram o formato de MEI, pois não existem descontos no pagamento e eles conseguem trabalhar em outros lugares.

Cabe à sua empresa decidir qual o modelo de contratação de entregas que mais se enquadra ao negócio, às necessidades e principalmente ao orçamento. Como já dito, não existe uma regra ou o jeito certo ou errado, tudo depende dos seus objetivos.

Sendo assim, avalie seu negócio e qual orçamento está disponível para esse formato, afinal de nada adianta ter um serviço de entrega se a sua empresa não suporta os gastos ou não precisa tanto assim.

Só você saberá se realmente vale a pena ou não utilizar esse sistema de acordo com os clientes e fluxos de entrega do seu estabelecimento, por isso é fundamental que você realize uma boa pesquisa antes de realizar as contratações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso