Qual a diferença entre Opex e Capex?

12 min. leitura
Qual a diferença entre Opex e Capex?

Quando se trata de finanças corporativas, dois termos importantes são Opex e Capex. Ambos se referem a gastos, mas são categorias diferentes de despesas. 

Entender os conceitos de Opex e Capex não é complicado, mas gerenciar os investimentos da empresa por esses dois métodos pode gerar dúvidas e acabar sendo um empecilho caso ele não tenha uma boa gestão e administração.

Sendo assim, os custos de aquisição e os custos operacionais são administrados individualmente e com maior eficácia de controle ao imaginar uma empresa de roteador industrial que entende a diferença e a importância de ambos os termos.

Por isso, para que as questões operacionais e a gestão de investimentos possam estar sob total controle da sua empresa, entender a diferença entre Opex e Capex é algo necessário e que deve estar em total evidência.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esse tema, fazendo com que você entenda a significação de ambos os termos, como eles geralmente funcionam, como calculá-los e principalmente a diferença entre eles. Confira!

O que são Opex e Capex?

Opex e Capex são termos econômicos usados ​​para rotular os investimentos feitos pelas empresas, trazendo muito mais organização e direcionamento em relação a esses investimentos que são necessários e sempre acontecem.

O Capex significa Despesas de Capital e se refere às despesas de capital, como investimentos em maquinários, equipamentos e outras melhorias nas instalações da empresa.

Ou seja, desde o investimento em um óleo de corte para rosca até uma máquina de operação nova, tudo tende a se caracterizar dentre o Capex e ser de extrema importância para o crescimento e evolução do seu negócio.

Já quando consideramos o Opex ou Operacional Expenditure, ele está associado às despesas operacionais que geralmente são gerenciadas. Assim, trata-se de custos como custos com pessoal, custos de manutenção, contratação de terceiros, contas de consumo, etc.

Dessa forma, ao contratar uma pessoa para cuidar de stands para feiras essa ação se caracteriza dentre o Opex e tem uma tremenda relevância, pois ele está associado a investimentos totalmente precisos.

Sendo assim, o Opex e Capex são investimentos necessários para o funcionamento da empresa, mas devem ser controlados separadamente, pois possuem objetivos diferentes.

Por isso, para ter um controle e organização em relação a ambos os termos é necessário separá-los, entender a diferença entre cada um deles e o quanto eles são importantes para a evolução e crescimento da sua empresa.

Como funciona o Capex?

O Capex funciona como um investimento para a melhoria operacional da empresa, portanto quanto mais recursos forem alocados para esta modalidade, melhor será o desempenho da operação.

Em outras palavras, a produção deve ser melhorada fazendo mais com menos, logo ao conseguir seguir essa linha de pensamento o Capex tende a funcionar de uma forma precisa e totalmente perfeita.

Ou seja, o Capex é um investimento em ativos voltado para o desenvolvimento do negócio no nível operacional. Assim, aumenta a possibilidade de atender as necessidades da empresa e de seus clientes.

Exemplos de despesas que se qualificam como Capex em sua empresa de corte de acrílico a laser, são:

  • Aquisição de novas máquinas;
  • Construção de planta industrial;
  • Expansão de planta industrial;
  • Aquisição de frota de veículos;
  • Aquisição de novas tecnologias.

Além disso, vale ressaltar que apenas a inclusão de novos ativos como despesas de capital é considerada Capex.

Sendo assim, a manutenção desses ativos ao longo do tempo não se caracteriza como investimento em Capex, mas sim como despesa operacional, conforme encaramos adiante.

Como funciona o Opex?

Assim como no Capex, é importante entender conceitualmente os custos operacionais e suas características e benefícios para o negócio.

O Opex é caracterizado por despesas de curto prazo necessárias para as operações comerciais em andamento. Consequentemente, esta categoria é ampla e existem muitos tipos de despesas, podendo incluir o salário de pessoas que realizam um clipe nasal para máscara até gastos com viagens.

Ou seja, para que fique claro, confira alguns exemplos de Opex e veja tudo que esses investimentos geralmente atribuem.

  • Locação de espaços e equipamentos;
  • Salário do quadro dos funcionários;
  • Manutenções de equipamentos de infraestrutura;
  • Gastos comerciais e com viagens de negócio;
  • Compra de matéria-prima para fabricação ou revenda.

Em matéria fiscal, ao contrário do Capex, esta categoria de despesa pode ser deduzida da base de cálculo do imposto no mesmo exercício em que é incorrida.

Além disso, é importante acompanhar de perto as despesas operacionais para evitar gastos desnecessários, otimizar a alocação dos recursos da empresa e aumentar a lucratividade.

No entanto, o controle das despesas operacionais não compromete a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e não prejudicará o desempenho dos funcionários. A redução excessiva dos custos operacionais pode levar à insatisfação e, indiretamente, à satisfação do cliente.

Como calcular Capex e Opex?

Ao final de um período geralmente no final do exercício é comum que as empresas notam os resultados alcançados no período e queiram avaliar o valor investido em investimentos de capital e despesas operacionais. 

Mostramos agora como encontrar o valor de cada tipo de investimento, conseguindo medir desde a realização de um investimento em anúncio sobre um PCMSO preço até possíveis salários e máquinas que venham ser compradas.

Como calcular Capex?

O cálculo do Capex é simples e está diretamente relacionado aos ativos adquiridos pela empresa em determinado período.

Uma das maneiras de determinar qual investimento Capex foi feito, é olhar para o balanço da empresa. Nesse sentido, o cálculo do valor investido é feito com base na diferença entre o valor do imobilizado do período anterior e o valor do período atual.

Logo, ao realizar essa comparação e balanço, o cálculo Capex tende a ser realizado com precisão, gerando assertividade e o máximo de precisão nas ações e investimentos que a sua empresa, por exemplo, de tintas serigraficas venha realizar.

Como calcular o Opex?

Para calcular o Opex, basta incluir todas as despesas das categorias acima que a empresa teve no período de análise.

Estas despesas são geralmente controladas mensalmente e comparadas com o orçamento que a empresa definiu para todas as despesas de natureza diversa.

Ou seja, caso esses investimentos passarem os limites do orçamento planejado, esse é um sinal para que o seu negócio ajuste alguns limites e saiba realizar investimentos e ações de uma forma mais assertiva.

Por isso, saber calcular ambos os termos levando em consideração a sua importância, possíveis investimentos em fitilho colorido e a sua relevância diante dos investimentos da sua empresa é um passo necessário e que tende a ser extremamente decisivo.

Diferença entre o Capex e Opex?

Esses termos se diferem em termos de tempo de investimento, implicações fiscais e condições de pagamento.

Duração do investimento

Capex é um investimento de longo prazo, já o Opex é uma despesa de curto prazo. 

Tributação

O Capex é deduzido através da depreciação anual enquanto o Opex é deduzido no mesmo período de operação.

Prazo de pagamento

O Capex é custeado no ato da compra, já o Opex são as despesas correntes da empresa.

Por exemplo, pressupor que uma indústria queira lançar um novo produto no mercado. Isso requer a contratação de novas equipes e o aumento dos custos com fornecedores, além dos custos de manutenção da produção incorridos ao longo do tempo. 

Todas essas despesas são despesas operacionais, pois são necessárias para produzir o novo produto e são recorrentes, ou seja, elas tendem a acontecer com frequência podendo ser visto mensalmente ou até mesmo semanalmente.

No entanto, a empresa não possui capacidades disponíveis instaladas em sua estrutura que possam atender a demanda de produção que este lançamento irá gerar. 

Por isso, a empresa deve aumentar sua capacidade produtiva, aumentar o espaço físico da fábrica e adquirir novos maquinários. Esses investimentos iniciais são classificados como Capex.

Portanto, ele é custeado apenas no ato da compra do bem e pode ser depreciado ao longo dos anos de uso.

Logo, ao ter essas informações à disposição é importante diferenciar ambos os termos e aplicá-los sempre com o máximo de precisão e assertividade possíveis ao se tratar dos investimentos e de tudo que sua empresa venha realizar.

Sendo assim, ter ambos os conceitos de forma clara em seu negócio são ações e investimentos necessários e que fazem a diferença para o sucesso e evolução da sua empresa.

Considerações finais

Portanto, o Opex e Capex são categorias diferentes de despesas. Opex se refere a despesas operacionais, ou seja, aquelas que são necessárias para manter a empresa em funcionamento, enquanto Capex se refere a despesas de capital.

Ou seja, aquelas que são necessárias para adquirir ativos de longo prazo, como equipamentos e imóveis. 

Entender a diferença entre Opex e Capex é fundamental para uma gestão financeira eficaz, pois isso pode afetar a lucratividade, o fluxo de caixa e o valor contábil da empresa. 

Ao fazer escolhas de investimentos e estratégias de negócios, é importante considerar cuidadosamente se os gastos se enquadram em uma categoria ou outra, e como isso pode afetar a saúde financeira geral da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso