Você é o vilão ou herói da história?

5 min. leitura

Você acha que é possível viver de fato a dicotomia entre ser bandido ou mocinho? Pensa que as pessoas têm um lado totalmente bom ou totalmente ruim? O que será que se pode fazer para que possamos mudar de perspectiva com relação à reação que temos sobre as coisas? Por que será que as pessoas reagem diferentemente a cada uma das situações vividas por elas?

Assisti a um vídeo de Donald Miller no qual ele estabelecia uma diferença entre o vilão e o herói, dizendo que ambos têm a mesma história, mas reagem diferentemente a cada uma delas. O vilão reage ao que lhe acontece, ao que lhe dói, dizendo: “o mundo me machucou e vou te machucar igualmente”, e o herói reage dizendo: “o mundo me machucou e não vou deixar isso acontecer com mais ninguém”. Portanto, pergunto a você, como você reage à dor, ao sofrimento, aos machucados que a vida causa a você?

Embora a dor e as experiências ruins pelas quais passamos sejam fruto também de nossa interpretação dos fatos (uma história triste para um pode não ser tão triste para outro) aliada à estreita relação com a memória (seleção e combinação) e às percepções (habilidades para captar, processar e entender a informação com base em nossos sentidos),nem sempre é somente isso que está em jogo.Somos muito complexos e nosso corpo e mente não funcionam somente como uma máquina.  

Sem se importar se você será “bandido”, “vilão” ou “mocinho”, “herói”, simplesmente pense, como você REAGE? Nossas reações emocionais podem indicar modos disfuncionais de experiências internas, de fluxo de pensamentos e de questões vividas anteriormente. Portanto, faz-se necessário um olhar mais carinhoso e atento a esses pormenores.

Todos os dias, a nossa mente e o nosso corpo passam por diversas emoções que impactam a qualidade da saúde do organismo. Emocionar-se é uma experiência complexa e, segundo o importante neurocientista António Damásio, as emoções podem ser primárias (alegria, tristeza, raiva, medo) ou secundárias, sendo estas últimas resultantes da aprendizagem e, por isso, associadas a respostas passadas avaliadas como “boas” ou “ruins”. Já as emoções primárias envolveriam disposições inatas para responder a certas classes de estímulo, controladas pelo sistema límbico. Segundo Damásio, no livro O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano,  as emoções pertencem ao corpo, e os sentimentos têm uma relação mais profunda com os pensamentos, com a mente (2006, p. 43). Diferentemente do sentimento, que é orientado para o interior, algo construído, a emoção é eminentemente relacionada ao exterior, ou seja, projetada para fora.

As emoções desproporcionais, desencadeadas por situações e estímulos diversos, são projetadas para um alvo e prejudicam sobremodo as relações pessoais e a saúde mental de todos os envolvidos. Melhor dizendo, quando você estoura, grita e “perde a noção” – como dizem os mais jovens – você está reagindo a estímulos, manifestando raiva, por exemplo, e há um turbilhão de sensações que se conectam e emergem dessa forma, e isso pode ser bem danoso a você e as pessoas com as quais convive. Há coisas que dissemos nessas horas de explosões que não têm volta, não é mesmo?

Você ainda pensa que as pessoas têm um lado totalmente bom ou totalmente ruim? Se isso é verdade, como uma pessoa pode alterar sua forma de agir e reagir perante o mundo? Será que podemos decidir entre ser vilão ou ser herói?

Pense nisso…

Beeeiju.

Se você quer saber mais sobre questões de amor, de vida, relacionamentos “abusivos”, autoestima, amor-próprio entre outras coisas, vai lá no meu Instagram também. Será um prazer recebe-lo por lá.

Foto: Victoria Akvarel


Janice Mansur é escritora, poeta premiada, professora, revisora de tradução,
criadora de conteúdo e psicanalista  (atendendo online).
Contemplada no Top of Mind Awards Internacional UK 2022,
na categoria Escritora Destaque do ano. 

Canal do YouTube: BETTER & Happier Instagram: @janice_mansur

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso