Exposições são sempre uma ótima maneira de levar a um público obras de arte, projetos, ideias e até mesmo produtos. Realizadas a partir de uma curadoria, elas transmitem por meios sensoriais, como a visão e o tato, informações, conhecimento, cultura, e buscam afetar de maneira positiva o espectador.
As exposições costumam estar em harmonia com o espaço expositivo, ou seja, local e obras dialogam entre si. Museus, bibliotecas e grandes pavilhões de venda são espaços já conceituados para eventos desse tipo. Nesse sentido, uma exposição precisa de muita organização e planejamento para ser de fato um sucesso. Alguns pontos de atenção incluem:
- Utilizar a expografia para obter êxito
- Escolher bem o espaço físico para a exposição
- Fazer um controle do orçamento
- Investir em um marketing de qualidade
Expografia como técnica para realização de uma exposição
Qualquer conteúdo que componha uma exposição deve ser selecionado previamente pelos curadores. O processo de curadoria é o que define o que será exibido, levando em conta fatores como público-alvo, duração da exposição, objetivo, entre outros. Este trabalho leva em conta pesquisas, conhecimento do assunto e capacidade de comunicação.
Datas especiais, obras inéditas de um artista, obras importantes, ou mesmo o lançamento de um novo produto, são motivos plausíveis para uma exposição. Obras muito marcantes costumam fazer parte do acervo permanente de um museu, por exemplo. Logo, o conteúdo deve estar de acordo com a tipologia, isto é, o tempo da exposição.
Meios físicos são responsáveis pela identidade da exposição
Definido o tema, a escolha do local é o passo seguinte. Tamanho do espaço, arquitetura, sequência lógica de exibição e iluminação são fatores externos às obras, mas que também mantêm um diálogo com estas. O espaço interfere na maneira com que a obra impacta o espectador. Tudo deve ser pensado para que o destaque seja a obra.
Paredes, bancadas, cavaletes, estantes e vidraçarias são meios nos quais as obras são dispostas e exibidas. A segurança delas e também dos espectadores deve ser levada em conta: cuidados para que não caiam, se sujem ou sejam até mesmo furtadas ou vandalizadas. Para isso, sinalizações e uma equipe dedicada são imprescindíveis.
A segurança passa também por todo o processo logístico da exposição, como armazenamento e transporte, principalmente se for o caso de obras delicadas, como esculturas, por exemplo. Essa responsabilidade também passa pela curadoria, que deve dispor dos meios adequados para que não haja prejuízo às obras e à exposição.
Faça um controle do orçamento
No mais, todo este trabalho demanda recursos financeiros. Sem o levantamento de verbas, nada pode ser realizado. Ela pode vir por meio de leis de incentivo ou então empresas parceiras. Seja como for, o curador deve saber lidar com este orçamento. Uma planilha de gastos organizada é garantia de que os custos serão bem gerenciados.
Invista em um bom marketing
Uma vez que tudo esteja corretamente planejado e pronto para a execução, resta o trabalho de divulgação. Dados o local de exibição e o público-alvo, deve-se fazer um trabalho, em mídias digitais e convencionais, para que o conhecimento sobre a exposição chegue aos possíveis interessados. Uma boa inauguração serve como uma ótima propaganda.
É muito importante que a exposição seja bem planejada e organizada para que a experiência do público seja a melhor possível. Igualmente, para que o expositor consiga transmitir tudo o que pretende com a exposição.