O podcast “Monicast”, criado para celebrar o aniversário de 60 anos da Mônica, acaba de ganhar o terceiro episódio. Após abordar, entre outros temas, o surgimento da personagem nas tirinhas e sua primeira revista em quadrinhos, o novo capítulo traz curiosidades sobre o primeiro livro estrelado pela Dona da Rua.
O episódio do videocast, mediado pelos criadores do canal Diva Depressão, Eduardo Camargo (Edu) e Filipe Oliveira (Fih), conta com a participação de Sidney Gusman, editor na Mauricio de Sousa Produções, e Manuel Filho, escritor, ator e cantor. Juntos, trazem a concepção do primeiro livro da Mônica e a importância da Turminha no incentivo à leitura e alfabetização e a participação dos personagens em materiais didáticos.
A conversa abordará ainda a presença da Dona da Rua nas histórias do selo Graphic MSP, as paródias de contos clássicos, como “Alice no País das Maravilhas”, “O Pequeno Príncipe”, “Pinóquio” e os crossovers com gigantes da literatura, como Ziraldo, Monteiro Lobato e Mário Sérgio Cortella.
O podcast semanal conta com 10 episódios ao todo, que estarão disponíveis no canal oficial da Mauricio de Sousa Produções no YouTube. Os fãs podem acompanhar o cronograma e as demais ações em celebração aos 60 anos da dona do vestido vermelho no hotsite da campanha e nas redes sociais da turminha.
Mônica60
Para celebrar um marco na história da Mauricio de Sousa Produções e da cultura pop nacional, foram preparadas diversas ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País. Onipresente em todos os segmentos da empresa, Mônica estará representada em artes, moda, produtos, eventos presenciais, musical, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais. As ativações terão calendário de comemorações até 2024 e serão realizadas em todo o Brasil para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 19 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Foto: Manuel Filho, Sidney Gusman, Filipe Oliveira (Fih), Eduardo Camargo (Edu), do Diva Depressão (da esquerda para direita). Divulgação/MSP