Suprimindo mágoas e expectativas em favor do equilíbrio emocional

5 min. leitura
Photo by cottonbro on Pexels.com

A mágoa é um dos sentimentos intrínsecos do ser humano. Está, intimamente, relacionada à decepção e frustração, pois ao se sentir magoado o indivíduo experimenta sensações de desconforto e angústia. A intensidade desse sentimento é individual. Cada pessoa irá sentir de uma maneira. Alguns podem remoer a sensação por muito tempo, já outros experimentam de forma passageira. O poder de destruição de uma mágoa, vai depender de como encaramos as situações. É preciso, portanto, conhecer a si mesmo para avaliar, conscientemente, quais as atitudes nos magoam, quais magoam o outro, e porquê?

A mágoa nunca vem sozinha, ela sempre vem acompanhada de sentimentos negativos que alimentam ainda mais a dor, como: raiva, medo, ciúmes, inveja, rancor, indiferença, tristeza, arrependimentos, sensação de ter sido traído, injustiçado ou abandonado. Isso porque, na verdade, estamos sempre criando e depositando nossas expectativas em algo ou em alguém. Quando ela não se confirma, vem à tona a sensação frustrante de incapacidade e derrota. A expectativa nada mais é, do que a projeção que fazemos de nós mesmos no outro. Projetamos o que idealizamos, o que queremos e desejamos. Mas esquecemos que somos seres individuais e, por isso, nem sempre essas projeções irão se concretizar. E assim, nasce a mágoa. Claro que, é uma mágoa sem a intenção do outro. É uma mágoa provocada por nosso inconsciente, ao projetar desejos em pessoas e no mundo ao nosso redor. Por isso, é benéfico trabalhar formas de eliminar essas expectativas e projeções que nos impedem de ter relacionamentos mais saudáveis e equilibrados com o outro e conosco.

E quais seriam as atitudes que nos magoam? Se pudesse descrever, quais você destacaria? Provavelmente, sua lista iria conter as causas mais comuns para o surgimento das mágoas, como: os adjetivos ofensivos que destroem o amor próprio do indivíduo, diminuindo, rebaixando e humilhando; a indiferença que estremece laços e afasta as pessoas; as mentiras que abalam relações e quebram a confiança ou a ingratidão que faz com que diversos sentimentos negativos sejam ativados em nossa mente. Todas essas atitudes fazem parte de uma seleção de ingredientes possíveis para o surgimento de mágoas duradouras e severas para um ser humano.

Devemos sempre levar em conta também uma questão que, muitas vezes, esquecemos de observar que é, o fato de que o outro só faz conosco o que permitimos. Ou seja, qual a mensagem estamos enviando ás pessoas e que está determinando seu comportamento em relação a nós? Essa autocrítica é muito importante, para que possamos perceber que, alguns casos são provocados por nós mesmos. É muito mais uma questão de dentro para fora, do que de fora para dentro.

Vencer a mágoa e não se deixar abalar por algumas atitudes dirigidas a nós, é um grande desafio. Diz muito mais sobre você do que sobre o outro. O primeiro passo é aprender a se escutar e, se permitir ouvir. O verbo escutar não é utilizado adequadamente pelo ser humano. Privilegiamos muito mais a fala e a imposição de nossa verdade. Esse ato requer e provoca cautela. Relações são pautadas pela compreensão e o respeito mútuo. Além disso, reconhecer o valor das pessoas também é uma excelente arma contra a mágoa. Ao agir desta forma, estamos propagando gratidão, que nos faz crescer e evoluir enquanto seres humanos.


Dra. Andréa Ladislau – Psicanalista         

* Doutora em Psicanálise, Membro da Academia Fluminense de Letras – cadeira de número 15 de Ciências Sociais, Administradora Hospitalar e Gestão em Saúde, Pós Graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social, Professora na Graduação em Psicanálise, Embaixadora e Diplomata In The World Academy of Human Sciences US Ambassador In Niterói, Professora Associada no Instituto Universitário de Pesquisa em Psicanálise da Universidade Católica de Sanctae Mariae do Congo, Professora Associada do Departamento de Psicanálise du Saint Peter and Saint Paul Lutheran Institute au Canada, situado em souhaites.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso