Show adiado? Saiba como remarcar as passagens

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Calendário preenchido de festivais atrai público de diversas regiões do país, movimentando o setor de turismo como um todo

O Brasil sempre surpreende artistas e produtores no quesito animação de público, seja em shows solo, seja em festivais. Organizando caravanas de fãs, adquirindo a passagem aérea com meses de antecedência e sabendo a letra de cada música do setlist, os frequentadores de eventos musicais brasileiros fazem questão de aproveitar cada segundo. 

Conforme uma pesquisa realizada pelo Mapa dos Festivais, em 2023, houve um aumento de 54% no número de shows e festivais no Brasil, em comparação com o ano anterior. Além do período durante a pandemia, em que artistas e produtoras foram obrigados a interromper os eventos, a criação de novos eventos está movimentando o setor. 

Mas mesmo com tudo organizado, é possível passar por imprevistos, como cancelamento de shows por motivos de saúde ou até mesmo tempestades que impedem a decolagem. Nesse momento, os fãs têm que lidar não apenas com a frustração de não poder ver seu artista favorito, como reivindicar reembolso ou mudar a data da viagem.

Planejando uma viagem para festivais de forma organizada

Embora o cenário venha mudando aos poucos, um grande volume de shows e festivais ainda fica concentrado no eixo Rio-São Paulo. Isso exige que fãs de outros estados (ou mesmo países) viajem até esses locais para assistirem aos eventos. Ou seja, para eles, o planejamento começa antes mesmo da compra dos ingressos.

Se possível, chegue um dia antes e retorne um dia depois

Para quem vai participar em mais de um dia de um mesmo festival, ou vai reservar hospedagem, a dica é chegar e partir com tempo de sobra. Antecipar a viagem reduz as chances de você perder o evento em caso de atraso de voos, e adicionar um dia extra de estadia pode ser útil em caso de cancelamento do show por conta de condições meteorológicas.

Confira o regulamento de cada empresa na hora da compra

Esse quesito vale tanto para a compra de ingressos para festivais e shows quanto para passagens aéreas, principalmente adquiridas em condições promocionais. Hoje em dia, as empresas possuem bastante flexibilidade, oferecendo tanto opções de reembolso de passagens como remarcação de datas.

O importante é ter ciência no ato da compra se as passagens podem ou não ser trocadas, se existe reembolso de valor integral ou apenas parcial e, claro, considerar a inclusão de um seguro-viagem para imprevistos maiores. Situações de desistência também podem ter tratamento particular conforme a política interna de cada companhia.

O evento foi cancelado: como lidar com as passagens já compradas

Você aguardou meses pela data do festival em que seu artista favorito estava confirmado, mas por algum motivo o show foi cancelado. Em caso de já ter se locomovido entre cidades, ou não ter chegado a utilizar as passagens, saiba como seguir com um plano de emergência e não sair no prejuízo.

Seja paciente

É normal sentir frustração nesses momentos, principalmente se a quantia gasta em passagens e hospedagem foi alta. Porém, manter a calma e a paciência é fundamental para tomar decisões mais assertivas, identificando, inclusive, a ação correta por parte da produtora do evento e da companhia de viagem.

Busque informações em canais oficiais 

Entre em contato com as empresas apenas por canais oficiais, como telefones, e-mail ou chat disponibilizados nos sites institucionais ou tickets. Ao falar diretamente com a instituição, você evita receber informações trocadas e garante amparo legal em caso de descumprimento de alguma lei, como, por exemplo, o Código do Consumidor.

Tenha comprovantes de compras dos ingressos e das passagens

Para obter o reembolso integral ou conseguir remarcar a data de passagens, pode ser necessário apresentar comprovantes de pagamento e reservas, como os ingressos para o evento cancelado. No ato da compra, sempre confira quais as documentações exigidas para efetivar o pedido de estorno se necessário.

Saiba seus direitos

Se em algum momento, a empresa se negar a reembolsar o valor das passagens ou remarcar a data, em contradição ao que foi informado no ato da compra, acione os órgãos responsáveis. Em muitos casos, se o cancelamento da viagem é feito por conta da companhia, o consumidor pode ter direitos, como indenizações e upgrades de passagens.

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