Evento de inauguração da segunda etapa do projeto, que reúne placas com informações sobre o patrimônio histórico da cidade, é marcada com ação de limpeza da Pedra do Arpoador
No sábado, 22 de fevereiro, a partir das 8h, o museu virtual Rio Memórias faz evento de lançamento da segunda etapa do projeto “Aqui tem Memória”, com placas informativas sobre locais e monumentos históricos da cidade. Para marcar a data, será realizado um mutirão de limpeza na Pedra do Arpoador, área de proteção ambiental tombada por sua importância ambiental e paisagem icônica da cidade, junto com a ONG Bota pra Girar. O objetivo é conscientizar o público sobre a preservação do patrimônio do meio ambiente. O “Aqui tem Memória” é uma parceria entre o Rio Memórias e a Secretaria Municipal de Turismo.
O circuito traz placas em pontos de interesse como as estátuas de Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi e Colônia de Pescadores (Posto 6), e Pedra do Arpoador, entre outras. Cada placa possui um código QR direcionando o visitante para o site do Rio Memórias, com textos em português e inglês, áudios e ferramentas de acessibilidade.
Na ação do Arpoador, com inscrições gratuitas pelo Sympla, os voluntários receberão um kit do Rio Memórias com sacola e copo ecológico e poderão participar, em um lounge especial, de uma aula de alongamento antes da coleta. E ainda aprender sobre a separação dos resíduos e o impacto positivo da reciclagem para a preservação da natureza.
“No Rio, a preservação da memória está profundamente relacionada à preservação da natureza. Preservar o meio ambiente é preservar a nossa história. Só cuidamos do que conhecemos e conhecer a história de um lugar ou um monumento, faz com que nosso olhar sobre ele se transforme, criando uma relação de afeto e cuidado”, diz Livia Baião, diretora do Rio Memórias.
O Rio Memórias é patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Light S.A e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Elogroup através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Confira o cronograma das atividades:
8h – Encontro na estátua do Tom Jobim (Arpoador)
Abertura do evento e deslocamento até a Pedro do Arpoador
Distribuição de kit e Alongamento
Orientações gerais e distribuição de EPIs
Início coleta
Retorno com resíduos para separação
11h – Fim do evento
Todas as atividades são gratuitas. As inscrições para a ação de voluntariado devem ser
feitas online pelo Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/voluntariado-limpeza-arpoador/2813391. Evento sujeito à lotação.
SOBRE O “AQUI TEM MEMÓRIA”
O projeto “Aqui tem memória” conta com 23 placas informativas espalhadas por monumentos, estátuas, pontos históricos e culturais da cidade. Cada placa tem um código QR direcionando o visitante para o site do Rio Memórias, com textos em português e inglês sobre o ponto histórico, além de ferramentas de acessibilidade. Algumas páginas, como a do Paço Imperial e a estátua de João Cândido – também conhecido como Almirante Negro, contam com um recurso adicional: um áudio narrativo, com informações extras e ambientações sonoras que proporcionam ao ouvinte uma viagem no tempo. A terceira fase do Projeto Aqui tem Memória é patrocinada pela Norsul via Lei Rouanet.
SOBRE A ONG BOTA PRA GIRAR
Há 15 anos, a Bota pra Girar realiza atividades de educação ambiental para sensibilização/conscientização para o consumo consciente e a redução de impactos do dia a dia no meio ambiente. Há 7 anos, a ONG adotou a Pedra do Arpoador, com um projeto de conservação que promove a educação ambiental para sociedade civil, com a anuência da Secretaria do Meio Ambiente e Clima, do Rio de Janeiro.
SOBRE O RIO MEMÓRIAS
A Associação Rio Memórias é uma organização sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, mediante a difusão da história e cultura da Cidade do Rio de Janeiro, bem como a promoção de projetos e atividades relacionadas à educação.
SERVIÇO:
Aqui tem Memória Arpoador
Local: Pedra do Arpoador
Av. Francisco Bhering, s/n – Ipanema
Sábado 22 de fevereiro, das 8h às 11h30
Lotação: 50 lugares
Inscrições para voluntariado no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/voluntariado-limpeza-arpoador/2813391
Classificação indicativa livre.