Retorno sobre Investimento: veja como calcular

11 min. leitura
Retorno sobre Investimento: veja como calcular

Você sabe como anda seu retorno sobre investimento? Sabe como calcular e compreender se está recebendo um retorno efetivo? E sabe também o porquê de utilizar essa ferramenta em seu negócio?

Por mais que sua empresa possua um amplo público a ser alcançado e que isso lhe trará retorno, é importante ter um excelente planejamento e anotar todas as despesas na ponta do lápis para o sucesso dela.

Com esse cuidado, é importante que sua gestão saiba exatamente onde o dinheiro está sendo investido, qual seu lucro e quanto de capital dispõe para novos investimentos e ampliação de seu negócio.

Acompanhe este artigo e conheça mais sobre o Retorno sobre Investimento e como essa ferramenta pode ser aplicada a qualquer nicho de mercado.

O que é o retorno sobre investimento?

Antes de abordar o assunto e ensinar como chegar até o cálculo, é necessário explicar o que é o Retorno sobre Investimento de maneira simples.

Conhecido como ROI a sigla para Return Over Investment ou Retorno Sobre Investimento, em português, essa ferramenta permite que o empreendedor entenda se seus investimentos estão gerando lucros.

Desta forma, a empresa tem uma maneira certeira de entender qual o lucro que determinado investimento gerou em um período.

Para que se obtenha sucesso neste cálculo em específico, o gestor precisa ter acesso a dados específicos como a receita gerada no período da realização do investimento.

A receita, nada mais é do que o valor faturado no mês, sem descontos, como água, luz, matéria-prima. Logo, essa informação deverá ser bruta e não líquida.

Também é necessário saber com exatidão qual será o custo do investimento, ou seja, para alcançar determinada ação, quanto de capital será necessário injetar na empresa.

Exemplificando, uma empresa no seguimento de laudo ambiental realizou aproximadamente 1500 atendimentos no período de 30 dias.

Cada atendimento tem o valor fixo de 250 reais, o lucro total da receita desta empresa em 30 dias foi de 375 mil reais. Ao compreender a receita, você poderá projetar qual o preço de custo de seu investimento.

Assim como em um restaurante, foi decidido incluir o cardápio de sobremesas após estudos e solicitações dos clientes por doces caseiros para comerem após suas refeições.

Para iniciar o investimento, sabemos que será necessário a contratação de mão de obra para desenvolver o cardápio, cotar matérias-primas, maquinários, entre outros.

Desta forma, sabe-se que o investimento para incluir todas essas sobremesas no cardápio gira em torno de 8 mil reais, com todos os custos na ponta do lápis.

Essa ferramenta permite que o empreendedor compreenda seu retorno de investimento antes mesmo de realizar tal ação, verificando se é viável ou não.

Qual a importância do Retorno sobre Investimento?

Primeiramente, o retorno sobre investimento é um cálculo realizado com o intuito de descobrir qual a lucratividade da sua empresa ao realizar uma aplicação, permitir projeções assertivas e estipular metas tangíveis.

Ao abrir uma empresa de limpeza de fachada predial, por exemplo, percebeu-se a necessidade de investir em outros pontos além dos que foram listados durante a criação do plano de negócios.

Desta forma, foi necessário realizar um novo investimento além do inicial na abertura da empresa.

Nesse momento, criou-se uma nova estratégia que trabalhasse em conjunto com o plano de negócios, permitindo que o investimento em fabricante de guarda corpo fosse realizado sem danos.

Passou-se a acompanhar e analisar o retorno do investimento para saber se foi positivo ou não. No caso dos guarda corpo, permitiu que os funcionários tivessem ainda mais segurança para realizar seu trabalho.

Assim, fez com que a empresa recebesse mais pedidos de serviço já que trouxe maior segurança e estímulo para os trabalhadores.

Como calcular o retorno sobre investimento

Através da fórmula padrão, o retorno sobre o investimento é calculado da seguinte forma: ROI= (Receita – Custo do Investimento) /Custo do Investimento.

Em um exemplo prático, a empresa de serviço de cabeamento de rede precisou adequar-se às novas normas de acessibilidade em seu escritório principal. Fazendo com que novos clientes pudessem adentrar ao prédio de maneira simples.

Para isso, a empresa precisou realizar a instalação de rampas, portas mais largas, bancos nos corredores, balcões mais baixos, entre outras, gerando um custo de investimento de 250 mil reais que ampliou o acesso e com isso, permitiu também a instalação de elevador de acessibilidade preço.

Naquele período, após as melhorias, a empresa obteve uma receita de 2 milhões de reais. Desta forma o cálculo realizado foi: ROI= (2.000.000 – 250.000) /250.000. O resultado obtido foi 7, significa que o retorno foi de sete vezes o valor do investimento. 

Para chegar aos valores da fórmula, é necessário conhecer os preços que devem ser aplicados, ou seja, precisa conhecer os números de sua receita e seus custos como explicados no início deste artigo.

A receita são os valores financeiros que entram em decorrência do investimento avaliado, ou seja, com as vendas ou prestação de serviços realizados por sua empresa.

Os custos, são as despesas necessárias para tornar o investimento real. Então, tudo o que permite a implantação dos investimentos, como maquinários, contratação de pessoas, alterações no espaço, entre outras.

Quanto mais itens forem adicionados ao cálculo, mais preciso será o resultado. Tenha sempre tudo anotado e faça um planejamento para cada investimento.

Uma dica importante, é pensar em qual prazo gostaria de ter o retorno deste investimento, levando em consideração a forma e o prazo de pagamento. Logo, se o valor injetado foi de 250 mil, irá verificar como ele será pago e qual o prazo, à vista, parcelado e assim sucessivamente. 

Essas informações devem entrar nos cálculos e em seu planejamento para ter o resultado real do seu retorno.

Por que calcular o retorno sobre investimento?

Através do ROI é possível planejar metas baseadas em resultados reais e compreender quais áreas estão com melhor aproveitamento dos investimentos realizados.

Outros empreendedores, ao considerar sua empresa como propícia para novos investimentos, também podem avaliar o ROI para tomar sua decisão. É fundamental compreender qual o lucro que será gerado para entender se o investimento vale a pena.

Este indicador, também permite que sejam planejadas metas com base em resultados tangíveis, possíveis de alcançar, verificando o que foi realizado anteriormente.

Torna-se possível identificar quanto tempo cada investimento leva para trazer retornos em cada área aplicada conforme os métodos de pagamentos utilizados no início.

Por exemplo, o valor de 250 mil reais para a compra de novas máquinas em uma fábrica foi parcelado em 5 vezes de 50 mil reais. Então, todo o mês, a empresa precisa ter sua receita mais os 50 mil reais para o pagamento dos equipamentos.

Compreenda também que sua empresa poderá utilizar o ROI como métrica para a realização de seus objetivos. Ou seja, facilita estipular metas e permite que sejam monitoradas constantemente.

Como em uma empresa de programação, por exemplo, o ROI auxilia a compreender os investimentos realizados e se as áreas afetadas estão atingindo as metas estipuladas.

Permite uma visualização ampla da empresa área por área, sendo um indicador eficiente para entender a lucratividade do negócio. Sua empresa passa a ser mais chamativa para outros investidores.

Como em clínicas que realizam exames ocupacionais, geralmente, esses prestadores de serviços são contratados por outras empresas, em caso de admissão, rescisão contratual, entre outros.

Permite também, que o empreendedor tenha clareza do tempo necessário para ter o retorno. Assim, a empresa compreende que o retorno poderá ser realizado em meses ou em anos dependendo do porte do investimento.

Uma empresa de monitoramento de frota via gps, por exemplo, presta serviço para uma companhia que possui 15 carros em sua frota, o valor para monitoramento por veículo é em torno de 500 reais.

Com essas informações, a empresa que possui a frota consegue calcular em quanto tempo realizaria o pagamento desse serviço, quais seriam os benefícios futuros e qual seria o seu retorno.

Desse modo, foi possível compreender a importância que o ROI tem para as empresas. É uma ferramenta que possibilita ações, como: 

  • Novos investimentos;
  • Criação de metas;
  • Monitoramento;
  • Maior conhecimento das áreas mais lucrativas;
  • Entre outros.

Possibilita que o empreendedor compreenda de forma simples e clara, quanto seu investimento impactou a empresa, quando o retorno poderá ocorrer e assim, planejar o futuro empresarial sem surpresas por ser uma ferramenta bastante assertiva.

Para garantir a confiabilidade dos resultados, é necessário que o empreendedor tenha todas as informações da fórmula como a receita e os custos. Possibilitando despertar interesse em outros investidores com os números apresentados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso