Você conhece os tipos de relatórios de marketing e por que são importantes para sua empresa? Um relatório de marketing é basicamente um documento de dados coletados de um canal de marketing para mostrar os resultados gerais de desempenho de sua estratégia.
Embora o escopo de um relatório de marketing possa variar dependendo do número de plataformas que você usa para coletar dados e do assunto (SEO, análise, mídia social, etc.), o objetivo principal é medir suas campanhas de marketing.
Essa avaliação está relacionada a um conjunto predeterminado de metas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Basicamente, um relatório de marketing reúne dados sobre o desempenho de uma empresa de disco diamantado para concreto ou de qualquer outra empresa que aplica estrutura de marketing em seus mais diversos caminhos.
Um relatório de marketing também ajuda a entender e rastrear o que está funcionando e o que não está, além de fornecer informações sobre como melhorar a estratégia de marketing.
Mas de fato existem muitos tipos de relatórios de marketing, tudo depende dos dados que você precisa monitorar e analisar. Vamos explicar a seguir os principais tipos de relatórios de marketing e por que eles são tão importantes!
Tipos de relatórios de marketing
De fato, existem diferentes tipos de relatórios que podem ser utilizados por todos os tipos de empresas de qualquer segmento, seja por uma empresa que vende mini porta pallet ou agência de fotografia, por exemplo.
São relatórios completos que ajudam a completar as estratégias implantadas em diversas ações de marketing, afinal, o que é melhor para melhorar uma estratégia senão analisar os últimos dados coletados?
Portanto, confira agora os principais tipos de relatórios de marketing e analise quais são os melhores para você aplicar no seu negócio.
Afinal, uma empresa que fornece areia grossa para empresas de construção é especificamente uma empresa do segmento B2B, que possui diferentes necessidades estratégicas em comparação a uma loja de roupas do segmento B2C, por exemplo.
Relatório Geral de Marketing
Todos nós sabemos que o caminho para transformar um visitante em um lead ou cliente fidelizado não é uma linha reta, mas uma teia complexa de voltas e reviravoltas.
Tendo isso em mente, como você decidirá qual canal deve ser sua maior prioridade? Como você se certificará de manter o foco e não perder a visão geral?
A resposta é simples: usando um relatório geral de marketing. Portanto, esse é um relatório, como o próprio nome sugere, indicado para todos os tipos de negócios.
Isso significa que tanto uma empresa que fornece filtro hepa como uma loja de aviamentos deve utilizar esse relatório para ter uma visão geral e ampla das estratégias de marketing que estão sendo implantadas e quais estão gerando maiores resultados.
Ou seja, este relatório de marketing é uma visão geral de todos os seus esforços de marketing. Do marketing de conteúdo à análise de métricas de KPIs, este relatório tem tudo.
Relatório de Marketing de SEO
Este é um relatório especialmente indicado para quem tem site ou blog e o alimenta regularmente com conteúdos estruturados em SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca em português).
Ou seja, o SEO é todo o padrão estabelecido pelos mecanismos de busca como o Google para que os conteúdos apareçam nas primeiras páginas.
E para conseguir alcançar um bom SEO, é preciso muitas estratégias, visto que é um dos alcances mais difíceis de se obter.
Basicamente, em um relatório de SEO deve estar contidas as respostas às seguintes perguntas:
- Quanto tráfego orgânico você está recebendo em seu site?
- De quais países vêm seus visitantes?
- Quais palavras-chave estão direcionando visitantes ao seu site?
- O número de backlinks para seu site aumentou ou diminuiu?
Você encontrará as respostas para todas as perguntas acima e muito mais nos relatórios de marketing de SEO.
No entanto, relatórios de SEO não são uma prática comum. A razão? Ele é considerado um setor de mudanças lentas, em comparação com o marketing de mídia social e a publicidade paga.
É por isso que, como mencionamos, é um relatório indicado para quem tem foco em marketing de tráfego orgânico e possui o blog como principal foco em seus resultados. Seja um blog de moda ou um blog de tubos galvanizados, por exemplo.
Mas isso não muda o fato de que o SEO é uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital de longo prazo. Este relatório ajuda a manter você, sua equipe e seus clientes informados sobre o desempenho de seus esforços de SEO.
Relatório de Marketing PPC
Um relatório de marketing PPC é semelhante ao de um relatório de marketing SEO, a única diferença é que, em um relatório de PPC, você precisa mostrar que seus esforços estão gerando mais tráfego e leads e, portanto, as métricas parecem um pouco diferentes.
Um bom relatório de marketing PPC inclui estatísticas sobre cliques e custos, conversões, receitas e desempenho do anúncio.
E com esses dados e estatísticas de PPC é possível avaliar a melhor forma de melhorar as estratégias de vendas e aumentar as conversões – mas apenas se forem monitoradas continuamente.
Relatório de marketing de mídia social
Não se pode negar que esse é um dos relatórios mais utilizados hoje em dia pelas empresas, e de suma importância para gerar melhores resultados.
Afinal, a mídia social é uma das ferramentas mais utilizadas, e é ótima para interagir com as pessoas e construir uma comunidade em torno de seus produtos ou serviços.
Ao contrário do SEO, nas redes sociais as coisas acontecem super rápido. Sua postagem pode se tornar viral e gerar milhares de seguidores em um piscar de olhos.
Da mesma forma, alguém pode postar algo negativo sobre sua empresa e isso também pode se tornar viral. É por isso que você deve monitorar suas mídias sociais de hora em hora.
No entanto, para descobrir se suas estratégias sociais estão funcionando ou não, você precisa ver o quadro geral, e um relatório de marketing de mídia social ajudará você a fazer isso.
Os principais KPIs que devem estar em seu relatório são impressões, alcance, engajamento, curtidas e seguidores.
Os benefícios dos relatórios de marketing
Agora que já explicamos os tipos de relatórios disponíveis e como eles podem ser alocados aos negócios em geral, vamos entender os principais benefícios que eles promovem aos diversos tipos de empresas.
Ou seja, esses benefícios são vistos tanto em empresas fornecedoras de revestimento cimento queimado, como em lojas de brinquedos que realizam os relatórios em seus processos internos. Vamos conferir quais são esses benefícios:
Ajuda na tomada de decisões cruciais
Uma boa regularidade nos relatórios de marketing é um ingrediente-chave na tomada de decisões importantes e na tomada de medidas para o desenvolvimento de estratégias para gerar maior alcance.
Ou seja, as informações fornecidas em um relatório de comunicação são cruciais para formular estratégias, agir e analisar problemas complexos.
Ajuda a superar desafios do marketing
Qualquer tipo de negócio tem seus altos e baixos, seja uma loja de semijoias ou uma fábrica de palete pbr, por exemplo.
Principalmente quando se trata de estratégias de marketing, esses desafios são ainda maiores devido a alta competitividade e as grandes mudanças e novidades constantes que surgem nas estratégias.
Os relatórios ajudam a registrar e analisar as principais estratégias que estão dando certo, e outras que só jogam o dinheiro no lixo.
Portanto, esses relatórios podem ser considerados amigos do seu negócio, que podem ajustar os problemas recorrentes nas estratégias de marketing implementadas.
Recurso para análise de mercado
Os relatórios de marketing são cruciais para documentar pesquisas e estudos de mercado a fim de considerar quais as novidades que sua empresa pode aderir e o que o público-alvo está buscando quando se trata do serviço ou produto que você fornece.
Ou seja, esses relatos são ideais para oferecer soluções e recomendações para o público-alvo de forma assertiva.
Logo, ao pesquisar sobre container obra aluguel preço, por exemplo, as suas informações contidas no relatório ajudarão a responder esse tipo de questão.
Ajudar a comunicar informações importantes
Um dos principais benefícios de um relatório é que ele serve como um canal de comunicação de informações importantes sobre o seu negócio.
Existem muitos tipos diferentes de relatórios de marketing, como vimos. Portanto, através de cada um deles é possível obter diferentes visões e dados importantes para melhorar o que sua empresa entrega. Até mesmo melhorar a imagem dela no mercado em que atua.
Ou seja, são os relatórios de marketing que fazem a ponte entre diferentes setores e de uma empresa também reduzem a distância administrativa entre os diferentes níveis de gestão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.