Recém-chegada de Londres, a escritora Janice Mansur estreia seu terceiro livro

6 min. leitura

Passeando pela poesia, pelo conto, pelas crônicas e artigos de opinião, agora ela lança pela editora Pangeia um livro impecável, com um texto brilhante em uma linguagem lúdica, que enfoca a temática das relações humanas que nos enriquecem a vida, nos dão alento à alma para caminhar com mais disposição. A história interessa sobretudo pois os assuntos que podem ser debatidos depois de sua leitura são muito amplos, traz a ideia da conservação do meio ambiente entre outros tópicos, que se inter-relacionam, tratando do luto, de resiliência e fé na vida. Florbela, sua personagem principal é uma vaquinha para lá de carismática que encanta por sua maneira de ser. Forte e doce, ela consegue nos mobilizar do início ao fim da narrativa fazendo com que queiramos continuar a acompanhar sua vida mesmo depois do término da história. Florbela encanta jovens, crianças, mas também os adultos, e nos traz a esperança em dias melhores.

Janice Mansur

O livro é feito com ilustrações para o leitor interagir colorindo, e contém texto em português e inglês, pois trata-se de uma produção bilíngue, boa também para ser utilizada por profissionais da área do ensino de línguas.

Janice Mansur por ser também professora, além de psicanalista, atua como produtora de conteúdo no Instagram @janice_mansur e no seu canal do YouTube Better & Happier. Simpática e simples no seu modo de se relacionar com as pessoas, me respondeu numa breve entrevista sobre sua estadia em Londres e planos futuros.

Janice Mansur

Cultura e Negócios: Como foi sua estadia em Londres nesse período?

Enfrentei muitos percalços, não necessariamente com relação à cultura, porque respeito muito as diferenças, mas com relação à língua. Fui professora de português como língua de herança nno Clube dos Brasileirinhos (crianças e adolescentes) e para estrangeiros (adultos). Fiz faxina, trabalhei de garçonete e lavei louças. Uma experiência riquíssima. Mas nem tudo foi trabalho duro. Participei em saraus de poesias com o Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Londres. Lancei meu livro de contos, participei de cafés literários e clubes de leitura internacionais, dos quais ainda faço parte, sempre atualizando meus conhecimentos na área. Comecei a escrever no Portal Cultura e negócios (com muita honra, rsrs) e no jornal Notícias em Português, o mais famoso da comunidade lusófona em Londres. Daí, fui indicada para a premiação TOP of MIND Uk, e ganhei um troféu de Escritora Destaque.  Fui chamada também para um almoço de confraternização com Ana Saramago e para o evento em homenagem a seu avô cujo debate se deu em torno, “Com o mar por meio – uma amizade em cartas de Jorge Amado e José Saramago”,na Embaixada do Brasil no Reino Unido.

Entretanto, o inesperado, porém já desejado aconteceu, comecei a estudar psicanálise no início da pandemia e há um ano e meio atendo pessoas de todo o mundo online (Berlim,  Glascow, Londres, e todas as partes do Brasil) e, para surpresa minha, com excelentes resultados. Então, comecei a ser chamada para entrevistas na Rádio Mais Brazil para falar de psicanálise e cotidiano, um de meus assuntos prediletos. É a vida seguindo seu fluxo.

C.N.:  Seu novo livro é diferente dos primeiros? O lançamento será quando?

Sim, já participei de umas 4 coletâneas e escrevi um livro de poesia independente, fiz um lançamento do meu livro de contos num evento chamado Artistas pela Paz,  na Spacio Gallery, em Shoreditch. Hoje, estou com o livro de literatura infantojuvenil que está sendo divulgado por meu Instagram @janice_mansur, no destaque LIVRO NOVO, e pela editora Pangeia, pelo selo Saruê, no site https://editorapangeia.com.br/o-livro-sensivel-ludico-e-interdisciplinar-de-janice-mansur-a-felicidade-de-florbela/

O livro já está em pré-venda por um valor irrisório, perto do valor real da obra.

Florbela livro

C.N.:  Rapidamente, por que você indicaria Florbela para adultos além do público infantojuvenil?

Florbela é uma realmente uma vaquinha encantadora, dotada de um carisma e inteligência sutil. Seu comportamento funciona um pouco como um espelhamento de pessoas da vida real. As personagens do livro são animais, amo animais (preciso voltar a ser vegetariana). Busquei trazer leveza ao texto e não gerar um compromisso com a realidade propriamente dita, pois é uma ficção, mas enfoca questões importantes de serem debatidas no mundo que nos cerca. Trago o tema do luto, do renascimento, da solidariedade, trabalhando a visão de que precisamos olhar para nosso planeta e ajudar a aprimorá-lo para as próximas gerações. A história traz temas muito profundos com uma linguagem simples, lúdica, porém bem elaborada. Por isso considero “A Felicidade de Florbela”  um livro múltiplo para leitores de todas as idades. Ah, e que pode ser usado ainda por aqueles que gostam e poderão exercer seu talento artístico colorindo suas páginas a lápis ou aquarela.

C.N.: E temos mais novidades por aí?

Muitas, mas por enquanto são segredo. Agradeço demais pela entrevista e aguardo as pessoas que gostaram um pouco dessa vibe para conhecerem mais sobre meu trabalho nas redes sociais insta @janice_mansur , face e youtube. Obrigada a todos e todas.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso