Qual o papel das mulheres em cargos de liderança no mercado de tecnologia?

*Janeth Rodriguez, VP da América Latina na Infobip

4 min. leitura
Businesswoman smiling and using smartphone, biometric scanning with facial recognition hud, digital hologram with fingerprint and padlock. Concept of face id

Hoje, ao abrir o Linkedin, quantas mulheres você vê falando sobre o mercado de tecnologia? Esse número certamente é ainda menor quando se trata de profissionais em cargos de liderança. Lembram-se de quando o mundo do futebol era 100% masculino, incluindo árbitros,  comentaristas e narradores? A visibilidade do futebol feminino era mínima. E isso não faz tanto tempo. Na área de tecnologia, ainda estamos caminhando nesse sentido, já que ainda ocupamos menos de 30% dos cargos de liderança em TI, de acordo com estudo divulgado no final do ano pelo Boston Consulting Group. O meu desafio como líder de uma empresa de tecnologia é inspirar mulheres como eu a desbravar esse universo.


Ao longo da minha trajetória profissional, sempre fui questionada com curiosidade sobre como é trilhar meu caminho em uma empresa de tecnologia. Na maioria das vezes, essas perguntas vêm de outras mulheres com objetivos semelhantes. Posso afirmar que, no mínimo, é desafiador, mas, sobretudo, apaixonante.

Isso porque vivemos em um mundo impulsionado pela tecnologia. Com ela, conquistamos grandes avanços, criamos inúmeras inovações, melhoramos a qualidade de vida das pessoas e evoluímos. Sinto-me parte desse movimento, sendo mulher, profissional e alguém dedicada a fazer o que mais amo.

Recentemente, ao enfrentar o desafio de assumir o papel de VP da América Latina na Infobip, mergulhei em uma jornada emocionante que vai além das simples obrigações profissionais. Essa posição não é apenas um cargo, é uma oportunidade para orquestrar estratégias empresariais inovadoras, elevando não só a empresa e as equipes, mas também impulsionando o crescimento da região como um ator vital no palco global.

Minha motivação ao assumir essa nova responsabilidade transcende a gestão estratégica convencional. Busco, de maneira mais ampla, apoiar o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo na organização, especialmente das mulheres que escolheram adentrar nesse universo e compartilham da mesma paixão que a minha. Isso implica em orientação fundamentada em propósito e empatia, tomando decisões embasadas em análises estratégicas.

Consciente de que o cenário tecnológico ainda é predominantemente masculino, sinto uma motivação ainda maior. Cada vez mais, mulheres aspiram a progredir nessa área, não apenas no desenvolvimento de tecnologias, mas também na gestão, como é o meu caso. Reconheço que o verdadeiro impulsionador do sucesso empresarial reside no capital humano. Portanto, minha principal meta é cultivar um ambiente que inspire, oriente e fortaleça nosso recurso mais valioso: a equipe.

Nosso papel como liderança feminina é, além de toda a rotina do ofício, justamente aumentar a presença feminina nas áreas de predominância masculina. Garantir que haja oportunidade de adquirir novos conhecimentos e papéis dentro da companhia. Hoje me vejo como aprendiz e fonte de inspiração para outras mulheres, de colega a embaixadora, de inspiradora a aprendiz. Trata-se de um compromisso contínuo com a aprendizagem, a humildade e o reconhecimento de que cada dia proporciona uma oportunidade única para adquirir novos conhecimentos.

Sinceramente, espero que mais portas se abram para a presença feminina em setores como o tecnológico. Pois visões diversas sempre enriquecem, ampliam horizontes e revelam novas oportunidades. Acredito que somente assim podemos avançar em nosso objetivo de contribuir para o crescimento do mercado e deixar uma marca positiva e duradoura no cenário empresarial da América Latina, abrindo caminho para mais mulheres trilharem um percurso de sucesso com o mesmo entusiasmo que tenho experimentado.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso