Psicóloga aborda temas sentimentais e existenciais em livros infantis

4 min. leitura

Graduada em psicologia pelo Centro Universitário IBMR e em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada no curso de psicologia positiva e em psicologia clínica, ambas pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Bruna Richter enxergou-se na necessidade da escrita de livros infantis que pudessem falar sobre sentimentos tanto para os filhos quanto para os pais. Sendo assim, deu vida, em 2020, às obras “A noite de Nina – Sobre a Solidão”, “A Música de Dentro – Sobre a Tristeza” e  ”A Dúvida de Luca – Sobre o Medo”.

A autora relata que a trilogia  versa sobre sentimentos difíceis de serem expressos pelas crianças – no intuito de facilitar o diálogo entre pais e filhos sobre afetos que não conseguem ser nomeados. ”Os livros trazem a importância de poder falar sobre sentimentos. Cada sentimento é importante ser sentido, ser vivido. É importante que as crianças aprendam a nomeá-los e acolhe-los e fundamental que os adultos estejam abertos para ajudá-las nesse processo”, salienta.

A escritora e psicóloga detalha um pouco sobre cada uma das obras: “em ‘A noite de Nina – Sobre a Solidão’, Nina, como tantas outras crianças, se sente desconfortável em seus momentos de solidão. Em uma noite inesperada, repleta de pensamentos, memórias e muita criatividade, ela se surpreende ao descobrir que estar sozinha é uma incrível oportunidade para conhecer a melhor companhia que poderia encontrar: ela mesma. E, de repente, já não se sente tão só”, esclarece.

Em “A Música de Dentro – Sobre a Tristeza”,  Bruna conta que o Eric, o personagem, anda cheio de vontade de sorrir mais do que chorar. “Ainda assim, após o dia em que teve seu primeiro pesadelo, nada parece agradá-lo. Só após muitas tentativas junto ao seu pai, ele decide aceitar seu momento de tristeza e descobre que todos os sentimentos são importantes. Dessa forma, a vida ganha outro ritmo”, descreve. 

”A Dúvida de Luca – Sobre o Medo” é a última publicação da trilogia. Nela, é contada a história de Luca, que deseja entender mais sobre as emoções. Principalmente sobre o medo. “Conversando com sua mãe e compartilhando o que lhe assusta, percebe que esse sentimento ajuda a protegê-lo do mal. Reconhece também que existe nele muita coragem para enfrentar os receios de frente. Coragem de super-herói”, explica Bruna.

Os livros de Bruna, inclusive, se tornarão parte do material paradidático de uma escola privada na cidade Rio de Janeiro: “Me sinto realizada e privilegiada por conseguir fazer com que um tema tão importante seja debatido em sala de aula”, expressa.

A paixão pelas palavras é tão grande que a profissional inventou também um folheto educativo para crianças relacionado à pandemia, chamado “De Carona na Corona”.  Bruna  também é ainda uma das fundadoras do Grupo Grão, projeto que surgiu com a mobilização voluntária em torno de pessoas socialmente vulneráveis, através de eventos lúdicos, buscando a livre expressão de sentimentos por meio da arte.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso