Prós e contras de ter um carro por assinatura

6 min. leitura

Você já considerou os prós e contras de ter um carro por assinatura? Se você é um dos brasileiros que têm o sonho de ter um automóvel (grande parte da população compartilha desse desejo), então precisa fazer essa avaliação para saber se vale ou não a pena optar por esse modelo de aquisição de veículos — mesmo que, em teoria, você não “adquira” o carro.

Muito comum em outros países do mundo tanto no modelo tradicional, feito por bancos (chamado de leasing), quanto no modelo novo, criado pelas montadoras, adquirir um pacote de carro por assinatura pode ser muito vantajoso ou uma perda financeira considerável, dependendo do tipo de cliente, sua usabilidade e outros fatores. Portanto, vamos aproveitar este artigo para elucidar essas questões.

Assim, siga a leitura do artigo abaixo para entender os prós e contras de ter um carro por assinatura!

O que é ter um carro por assinatura?

Um serviço de assinatura de carros é um modelo de aquisição de automóveis inovador e disruptivo. Em vez de você comprar um automóvel ou pagar as parcelas do financiamento, você paga uma assinatura mensal e recebe um carro para usar no dia a dia.

Por exemplo, você pode fazer o acordo com uma montadora, digamos, como a Chevrolet e, assim, pagar um valor mensal para usar os seus sedãs ou SUVs no dia a dia.

É, de certa forma, um modelo parecido com o de leasing. Nessa primeira opção, você pagava uma mensalidade para a empresa que era dona do carro, como se fosse um aluguel a ser pago todos os meses. Depois, no fim do acordo, você poderia decidir se compra ou não o veículo.

Quais são os prós e contras de ter um carro por assinatura?

Para decidir se vale a pena ter um serviço de carros por assinatura e se você deveria, ou não, contratar esse serviço, precisamos medir os prós e contras desse tipo de produto.

Veja mais a seguir!

Prós

Uma das principais vantagens de ter um carro por assinatura é não se preocupar com dois dos principais gastos e problemas em um automóvel: revisão mecânica e desvalorização na revenda.

Como o carro não é seu, basta informar sobre qualquer problema para que o automóvel seja recuperado e trocado por um modelo mais adequado, sem o problema inicial. Além disso, quando você cansar de um carro, pode simplesmente trocar por outro.

Outro ponto a ter em mente é que, considerando os gastos com revisão, peças novas e uma desvalorização anual, talvez comprar um carro via financiamento seja mais caro do que assinar um serviço de assinatura de carros.

Por exemplo, você não precisaria se preocupar em comprar pneu de moto ou novos filtros para a sua moto (considerando que você assinou um pacote para veículos desse tipo).

Mais um benefício é que o carro do serviço de assinatura é sempre o mais moderno e mais recente. Portanto, é aquele com mais tecnologia e melhores recursos para quem está dirigindo ou no banco de passageiros. Isso traz mais conforto e praticidade no dia a dia.

Contras

A começar, claro, pelo preço. Ainda que considerando as desvalorizações e os gastos com revisão, talvez o carro por assinatura seja muito mais caro do que o normal. Em termos de conforto ele será sempre superior, mas isso pode vir a ter um alto custo.

Considerando um país em que o custo dos carros está sempre maior (junto com o da gasolina), ter um custo maior pode ser um fator muito importante para os consumidores.

Outro ponto negativo é a falta de praticidade no dia a dia. Afinal de contas, hoje você tem um carro, amanhã tem outro, tem que se acostumar com uma novidade, pode acabar perdendo horas do seu dia indo trocar o veículo…

Enfim, a decisão de um carro por assinatura não é tão vantajosa assim, com alguns pontos negativos consideráveis para você se decidir.

Vale a pena optar por esse método de aquisição?

Chegamos ao veredito: vale ou não a pena assinar um programa de carro por assinatura? Depende muito.

Existem pontos positivos, claro, como ter o prestígio de dirigir um carro do ano e muito mais. Você também pode ter veículos em um nível mais alto do seu padrão de renda. Por isso, a assinatura pode ser vantajosa.

Mas ela também é muito cara e pouco prática. Ter de trocar o veículo a cada poucas semanas, além do valor alto mensalmente para ter um carro do tipo, pode ser um empecilho para muitos.

Por isso, é vital entender como comparar os prós e contras e decidir aquele veredicto que faz mais sentido para você.

Pronto! Agora que você descobriu os prós e contras de ter um carro por assinatura, pode decidir se vale ou não a pena optar por esse tipo de serviço. Como você viu, existem muitos bônus a aproveitar, mas também alguns contras consideráveis. Assim, pese cada elemento com cuidado antes de tomar a sua decisão, favorecendo aqueles aspectos que você considera mais relevantes.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre ele!

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso