Produtora de artes visuais Black Madre cria NFTs para o time do The Philadelphia 76ers

5 min. leitura

Um dos responsáveis pela produção dos primeiros NFTs (tokens não fungíveis) independentes de uma equipe esportiva nos Estados Unidos, a Black Madre acaba de lançar no mercado de ativos digitais únicos uma nova coleção de cards, desta vez para a equipe do The Philadelphia 76ers, time da liga profissional de basquete a NBA.

A história da Black Madre no segmento de NFTs teve início com trabalhos para o jogador de futebol norte-americano, Rob Gronkowski – feitos em parceria com a Medium Rare -, quando a produtora inaugurou um mercado promissor. Hoje, a Black Madre é líder no mundo dos esportes com a criação de designs NFT exclusivos. 

A coleção “The Rob Gronkowski Championship Series NFT Collection”, que comemora os quatro campeonatos históricos de Gronk, por exemplo, ganhou fama. Os NFTs de Gronk foram vistos em todos os canais de esportes, revistas e jornais dos Estados Unidos. Com vendas alcançando mais de 1,2 milhão de dólares, a coleção é até hoje considerada como uma das mais rentáveis de todos os tempos para um único atleta.

No caso de Gronk, foi a primeira vez que um atleta profissional lançou seu próprio NFT Trading Card. São quatro cartões colecionáveis de edição limitada de NFT. Cada cartão é uma peça única de memorabilia digitalmente assinada e numerada por GRONK. Limitada a apenas 87 edições de cada cartão, cada edição será cunhada na blockchain e a série nunca será replicada.

“Recebemos muitas respostas positivas depois da coleção Gronk. O segundo trabalho que fizemos foi para o Golden State Warriors, depois vieram Ted Williams e McKenzie Milton e outros. Desde março, estamos trabalhando em um grande projeto para o Miami Hurricanes, que será encerrado em fevereiro de 2022. O público-alvo são principalmente apoiadores e fãs, mas também colecionadores de memorabilia esportiva. Nosso próximo projeto vai envolver um grande time de futebol do Reino Unido”, afirma André Maciel, diretor da Black Madre.

Assim como a coleção criada para Rob Gronkowski, os NFTs desenvolvidos para o time do Golden State Warriors são um sucesso. O leilão de itens colecionáveis digitais da equipe somou mais de 2 milhões de dólares em vendas totais para o anel do campeonato e NFTs dos tickets comemorativos. Os Warriors venderam um total de 327 NFTs com obras de arte de seus ingressos e anéis de campeonato.

Outro trabalho de destaque da Black Madre é a coleção para o ciclista britânico Mark Cavendish. Feita para o Tour de France 2021, em comemoração às 30 vitórias de etapas históricas do atleta na tradicional prova do ciclismo profissional, a coleção conta com diferentes versões exclusivas para celebrar o sucesso de Cavendish. Agora, a  Black Madre foi  convidada para  trabalhar no design e na produção final de todos os cartões NFT, incluindo as animações, do The Philadelphia 76er.

A combinação de um excelente design com animação é o principal diferencial das coleções criadas pela Black Madre, pois cada cartão projetado é uma obra de arte única, com base nas instruções do cliente. “A Black Madre consegue traduzir muito bem a necessidade do cliente em arte. Utilizamos diversas técnicas para produzir os cards, sendo a pintura manual a mais evidente e nossa especialização”, destaca André Maciel, diretor da Black Madre.

Os NFTs são ativos que vem causando furor mundial e se tornaram extremamente populares no universo crypto, fazendo a revolução nas áreas da arte e itens colecionáveis. Desde novembro de 2017, o mercado de NFTs movimentou um total de 174 milhões de dólares. Obras de arte tradicionais, como pinturas ou ilustrações, são valiosas por serem únicas. Já os arquivos digitais podem ser duplicados de forma fácil e infinita. Com os NFTs, a arte pode ser “convertida em token” para criar um certificado digital de propriedade que pode ser comprado e vendido.

Sobre a Black Madre

Produtora de artes visuais, com sede em São Paulo, atua no mercado desde 2009, com projetos para segmentos variados como publicidade, design, música, moda, editorial e animação. Entre os clientes do variado portfólio estão: Coca-Cola, Puma, Nike, Adidas, Nestlé, Honda e Amazon Prime. Já recebeu mais de 70 prêmios da área, incluindo ABRE, FIAP Awards, ADC Awards, Cannes Lions, Clio Awards, CCSP,  El Ojo,  e Wave Festival.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso