Pinterest Predicts: a ciência por trás das tendências

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Há oito anos, todo mês de dezembro, o Pinterest apresenta o Pinterest Predicts, um relatório detalhado que prevê o que será tendência no ano seguinte com base nas pesquisas de mais de 400 milhões de usuários da plataforma em todo o mundo. É um estudo do que ainda não é tendência, mas será – tudo graças a uma metodologia sólida e a uma análise eficaz cuja precisão foi de 80% nos últimos três anos.

“O Pinterest Predicts inclui todas as tendências que estarão bombando em 2023, mesmo que sejam apenas um boato hoje. Os dados de pesquisa exclusivos e avançados que conseguimos capturar são um grande sinal de para onde a sociedade está indo e como os anunciantes podem agregar valor a esse planejamento”, diz Andréa Mallard, diretora de marketing e comunicação do Pinterest.

Como as pessoas usam o Pinterest para planejar tudo, desde o jantar até os momentos importantes, a plataforma pode ver os primeiros sinais das próximas tendências em tempo real. Com os dados, uma equipe interdisciplinar do Pinterest trabalha há meses analisando quais são as indicações corretas que permitem deduzir tendências futuras. É um trabalho realizado em quatro etapas principais:

Análise de dados

Os dados são a base de tudo. No primeiro estágio do processo de previsão de tendências, limites rigorosos de volume e crescimento são definidos para examinar cuidadosamente os bilhões de pesquisas que ocorrem a cada mês. Ao contrário da maioria das pesquisas de tendências, que analisam apenas os dados de um único ano, o Pinterest considera períodos de dois anos, incluindo consultas em inglês de todo o mundo.

Além disso, a plataforma trabalha com buscas normalizadas para garantir que não haja vieses, como sazonalidade, que alterem os dados. É assim que você pode ver o que realmente se destaca (não apenas o Natal em dezembro, por exemplo).

Uma vez estabelecido o conjunto de dados, é definida a estratégia preditiva, que também incorpora um processo de análise visual das linhas de tendência dos dados atuais para garantir que as tendências sejam identificadas o mais rápido possível desde o momento em que são geradas.

Curadoria

Quase 500.000 pesquisas se qualificam para o relatório anual do Pinterest Predicts. Em seguida, equipes interdisciplinares de escritores, designers, pesquisadores e estrategistas se reúnem para sintetizar termos de pesquisa em 50 tendências diferentes. Ao mesmo tempo, uma equipe especializada analisa o que está acontecendo globalmente para ajudar a identificar o “porquê” das tendências em questão. Ao final dessa etapa, a curadoria termina com cerca de 30 temas que, segundo nossas previsões, estarão em alta no ano que vem.

Inclusão

A próxima etapa do processo gira em torno de um valor central da missão e ética do Pinterest: inclusão. Cada tendência é analisada quanto à relevância e representação global e é submetida a testes de detecção de viés que incluem análises e revisões qualitativas rigorosas. Além disso, a plataforma trabalha em conjunto com um grupo de foco externo, o NXT Labs, para revisar nossos vieses e garantir que pessoas de todas as origens e faixas sejam refletidas nas previsões de tendências. 

Avaliação final

A última etapa não é apenas nomear tendências, mas também separá-las e acompanhá-las ao longo do ano para ver como elas se desenvolvem. A plataforma também solicita feedback interno e externo e publica um scorecard anual para avaliar o que deu certo e por que algumas previsões não se concretizaram. O Pinterest incorpora esses aprendizados em sua metodologia e atualiza e aprimora constantemente seu processo de previsão de tendências a cada nova edição do Predicts.

E as tendências globais do Pinterest fazem muito mais do que antecipar o futuro. Elas também duram mais e mantêm um crescimento mensal de 21% a mais do que o resto das tendências da Internet. Com isso em mente, as marcas podem aproveitar essas tendências a seu favor para inspiração criativa, desenvolvimento de produtos e merchandising.

Sobre o Pinterest

O Pinterest é a plataforma de inspiração visual que as pessoas em todo o mundo usam para comprar produtos personalizados ao seu gosto, encontrar ideias para fazer offline e descobrir os criadores de conteúdo mais inspiradores. Hoje, mais de 450 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses para explorar e experimentar bilhões de ideias que foram salvas. O Pinterest tem orgulho de ajudar as pessoas a descobrir e fazer o que amam. Sua sede fica em San Francisco, Califórnia e possui  mais de 4 mil funcionários em escritórios em todo o mundo.

Contato: pinterest@smartpr.com.br

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