Confira como aplicar esse conceito na cultura da sua empresa e seus benefícios.
Após o isolamento social, as pessoas reavaliaram seus planos para o futuro, seja por necessidade, seja por propósito de vida, inclusive no campo profissional. Muitos procuraram se especializar ou aperfeiçoar suas habilidades por meio de cursos in company e buscam empresas que valorizem essas iniciativas.
Com isso em mente, as empresas têm observado esses intuitos e avaliado sua cultura a fim de tornar o negócio um ambiente acolhedor e atrativo para seus atuais e futuros colaboradores. Uma forma de fazer isso é implementar a mentalidade people first à identidade da empresa, que nada mais é do que colocar as pessoas em primeiro lugar no planejamento de ações da empresa.
Essa cultura pode proporcionar uma possibilidade maior de aplicar práticas que sejam favoráveis não só ao mercado, mas ao mundo e à sociedade, uma vez que o empregador se preocupa em manter a saúde física e mental de seus colaboradores. Além disso, é uma mentalidade que aproxima o público e fideliza seus clientes e funcionários. Confira mais sobre os pilares dessa mentalidade e os benefícios da aplicação em seu negócio.
Compreensão mútua
Um dos pilares dessa mentalidade é a compreensão mútua. Uma vez que todo o planejamento e ações focam em melhorar a experiência de todas as pessoas envolvidas em seu processo, o empregador passa a compreender melhor as experiências de cada etapa do processo e como seus colaboradores reagem a tais processos.
Isso gera uma melhor compreensão e empatia de ambos os lados, fazendo com que seja necessário a empresa estar aberta a críticas e ser transparente com seus consumidores e funcionários.
Fidelização do público
Uma vez compreendido o processo, a empresa consegue identificar com maior facilidade as demandas e desejos dos públicos, planejando ações mais eficazes para fidelizá-los, atendendo seus desejos e necessidades de maneira mais assertiva e se diferenciando da concorrência.
Aumento do desempenho
Tendo em vista que a empresa está preocupada com seus colaboradores, é necessário que sejam planejadas e realizadas ações que capacitem o crescimento profissional e pessoal dos funcionários. Sendo assim, haverá um aumento da performance trabalhista, gerando melhores resultados tanto em quantidade quanto em qualidade.
Employer branding
O resultado dessas ações reflete na imagem que a empresa passa tanto para o mercado de trabalho quanto para a sociedade. Sendo assim, cria-se uma reputação e uma imagem que chame a atenção do público e possíveis investidores, aumentando a renda da sua empresa, além de atrair e reter bons profissionais.
Benefícios
Essa mentalidade pode trazer diversos benefícios para todas as partes envolvidas. Ela traz uma sensação para o consumidor de que ele é único e especial, além de facilitar na decisão de compra, uma vez que o empregador sabe do que precisa, gerando uma experiência personalizada e única para seu cliente.
Também traz maior engajamento e desempenho dos colaboradores. Uma vez que o trabalho se torna um ambiente agradável e acolhedor, as pessoas se sentem mais confortáveis para propor inovações para a empresa. Isso não só beneficia a organização, como é um diferencial para aumentar o índice de retenção de profissionais especialistas, consolidando sua imagem no mercado de trabalho.
No que diz respeito aos seus colaboradores, haverá benefícios impactantes para eles e para as pessoas que estão ao redor. Afinal, colocando-os em primeiro lugar, eles terão maior qualidade de vida e melhor desempenho profissional. Esses benefícios podem incluir treinamentos, parcerias para se especializar na profissão (pós-graduação, mestrado, entre outros) ou em escolas, a fim de deixar seus filhos seguros. Também podem vir em forma de horários flexíveis, plano de saúde, sistema híbrido de trabalho e até home office.