Pavimentação: entenda como funciona e quais são as etapas

5 min. leitura

A pavimentação é um processo que proporciona uma superfície mais adequada para o uso, garantindo segurança e qualidade tanto para os pedestres quanto para os veículos.

Esse processo é cada vez mais comum no país. A pavimentação da BR-163/PA, por exemplo, foi considerada um ‘momento histórico para a infraestrutura brasileira’. 

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, “a obra garante o escoamento da safra de grãos que sai do centro do país, sobretudo de Mato Grosso, até os portos do Pará, com destaque para Miritituba, de onde são transportados para os principais centros consumidores em todo o mundo.”, destaca. 

Quer saber mais sobre os processos da pavimentação? 

Então, continue com a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Como funciona o processo de pavimentação?

A pavimentação é o revestimento de um piso ou chão com uma cobertura. Na área da engenharia, trata-se de uma base horizontal que contém uma ou mais camadas sobrepostas, melhorando a sua durabilidade, bem como, o fluxo de veículos e pessoas.

Como estrutura, o pavimento não pode ser desenvolvido de qualquer forma. É fundamental levar em consideração alguns elementos:

  • Base do terreno;
  • Fluxo esperado;
  • Clima; 
  • Possíveis impactos causados por intempéries; 
  • Natural deterioração da superfície.

Apesar de ser comum associar a pavimentação a asfalto, o termo compreende também os tipos de cobertura de chão para o fluxo de indivíduos, como calçamento e pisos interiores.

Dentre as máquinas mais importantes da construção civil, temos a retroescavadeira. Seu papel é contribuir para a preparação do terreno, garantindo um trabalho automatizado de remover a terra de um lugar e colocá-la em outro. 

Nesse contexto, é feita a aplanação do terreno para que ele receba toda a estrutura necessária

Quais são as principais etapas da pavimentação?

O processo de pavimentação deve ser feito conforme às normas do setor. No total, são cinco etapas para efetuar a instalação da via. 

Veja abaixo:

1 – Planejamento e design

O primeiro passo é fazer o planejamento e o design do asfalto. Para isso, deve ser levado em consideração alguns pontos específicos, como: 

  • Propriedades do terreno e solo;
  • Volume de tráfego;
  • Localização;
  • Linhas de serviço público, esgoto e drenagem;
  • Custos de manutenção rodoviária.

2 – Preparação da base e sub-base

No total, o asfalto contém cinco camadas: 

  • Reforço do subleito;
  • Sub-base;
  • Base;
  • Camada de regularização;
  • Revestimento. 

A espessura da camada, por sua vez, dependerá dos elementos analisados no planejamento, itens esses que serão usados na obra. 

É importante reforçar que tanto a base quanto a sub-base são dois itens essenciais para a qualidade do pavimento, uma vez que eles garantem uma superfície estável, que tenha condições de suportá-lo. 

3 – Mistura asfáltica: lançamento

Após a instalação das estruturas de suporte do novo pavimento, acrescenta-se a camada superior de asfalto fresco. Isso é importante porque ele oferece uma condução mais leve e limpa.

A mistura asfáltica contém areia, óleo e agregados. Essa junção de materiais constrói um asfalto preto e, quando são instalados corretamente, ela apresenta um percurso suave. 

Nessa etapa, também são desenvolvidos canais, calhas e drenos. 

4 – Articulação e transição

A instalação de uma superfície de asfalto que não se interligue a calçadas, estacionamentos ou estradas existentes é algo incomum. 

Assim, os empresários buscam uma nova maneira de suavizar a transição da superfície antiga para a mais nova. 

Esses espaços de transição, conhecidos como juntas de topo, exigem um cuidado redobrado para garantir que a classificação e o escoamento da água sejam criados corretamente, e para que os pedestres não sintam diferenças nas superfícies. 

5 – Compressão final

A aplicação de todas as juntas de asfalto e de topo não é a última etapa do processo. 

Para finalizar a pavimentação, a superfície é suavizada de forma completa e compactada, por meio de rolo compactador. 

É nesse local que a superfície do asfalto é alisada. 

Tudo isso é importante para garantir que não ocorra saliências ou pedras sobre a nova superfície lisa. 

Como ter sucesso com a pavimentação? 

Além de seguir as etapas do tópico anterior, é necessário investir em materiais de qualidade. Portanto, se você procura por britas, asfaltos, pedras e pavimentação em SC, analise todos os itens com cuidado, antes de finalizar a compra. Dessa forma, você garantirá um projeto de sucesso. 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso