A quarta edição do Caleidoscópio da Cultura, parceria da Funarj e a LER – Salão Carioca do Livro, cujos pilares são a oportunidade de acesso a atividades culturais de qualidade e a descentralização cultural, chega à Baixada Fluminense com atividades totalmente gratuitas. Em Paracambi, no dia 23 de julho, acontece às 17h, a Oficina Bonecos de Pano – Histórias e Afetos com Martha Loureiro. O intuito é trabalhar habilidades manuais, criatividade e interesse pelo texto literário de jovens e crianças através da confecção de bonecos de pano representando personagens da literatura e do folclore brasileiro. O princípio da atividade é com a contação de histórias do livro “Que cor é a minha cor?”, de Martha Rodrigues, para iniciar uma conversa sobre a origem do povo brasileiro para posterior confecção dos bonecos de pano.
“A relação entre brinquedo e cultura é tão profunda que não é só a representação ou a imagem vista pelo brinquedo que é importante, mas também o que está por trás dele, não só nos aspectos ideológicos de sua concepção, mas no produto em si”, diz Martha, que complementa: “dar vida a um pedaço de pano pode ser ainda mais significativo e transformador ao observar o quanto os bonecos de pano são marcantes na educação de meninos e meninas”.
Para finalizar as atividades, às 18h terá uma Roda de Samba com bate-papo com Wellington Luiz e convidados. O samba, gênero musical popular, é expressão da cultura carioca e será apresentado em seus múltiplos e diversos estilos através de uma roda de samba animada com bate-papo explicativo.
A cada edição são promovidas ações multiculturais que percorrerem espaços públicos e teatros da FUNARJ, levando autores e artistas que usam a palavra como forma de expressão. A promoção de atividades multiculturais nos campos da dramaturgia, da literatura e da música na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense visam o desenvolvimento da cidadania e da vivência sobre a importância do livro como ferramenta de desenvolvimento intelectual e social para todos.
“Para a 4ª edição do Caleidoscópio da Cultura pensamos uma programação bastante intensa e rica em diversidade cultural, trazendo ideias inovadoras para o público. As nossas propostas para uma política cultural incluem o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, a disponibilização de bens culturais ao público e a oportunidade de vivenciar através de contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas e musicais o fazer artístico, como forma de expressão”, conta Gisele Lopes, curadora artística do projeto Caleidoscópio da Cultura 2022.
Programação do Caleidoscópio da Cultura:
Data: 23 de julho (sábado)
Atividade 1- 17h – Oficina Bonecos de Pano – Histórias e Afetos com Martha Loureiro
Atividade 2- 18h – Roda de samba com bate-papo com Wellington Luiz e convidados
Local: Estádio José Romério – Av. dos Operários, 266 – Centro de Paracambi (Ref. Campo do Brasil Industrial)