Com a normalização das visitas ao Palácio da Liberdade nos finais de semana, destinadas a pequenos grupos e respeitando todas as normas de segurança sanitária, o receptivo do Palácio apresenta algumas novidades para o próximo sábado e domingo.
Com ingressos gratuitos disponíveis pelo site www.sympla.com.br/appa, com retirada a partir das 8h desta sexta-feira, 8 de abril, os Jardins do Palácio recebem visitação neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de abril, quando o receptivo do Palácio convida a todos para um encontro, uma conversa, um momento de contemplação do espaço.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a APPA – Arte e Cultura. O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial, o edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um grande atrativo do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tenha a oportunidade de conhecer essa importante referência cultural, política e arquitetônica do Estado.
Visitas mediadas
Com elementos que remetem à época da construção da cidade de Belo Horizonte, conhecer os Jardins é também uma possibilidade de vivenciar as múltiplas temporalidades que os atravessam, além da fruição e entendimento dos bens que os compõem, sejam eles em seus aspectos históricos, decorativos e/ou simbólicos. A diversidade das espécies botânicas também faz deste espaço um patrimônio vivo, a ser significado pelos visitantes. A visita mediada auxilia o público a perceber as riquezas e as histórias por trás de cada elemento dos Jardins.
Público-alvo: todas as idades. Duração: até 50 min. Horário: 10h30. Local: jardim/fachada. Quantidade público: 20 pessoas
Data: 9 e 10 de abril
Caça aos Detalhes
Outra ação educativa programada para a visitação deste fim de semana é a atividade “Caça aos Detalhes”, que será realizada no ambiente externo do Palácio da Liberdade, explorando os Jardins históricos e a fachada da edificação.
O Caça aos Detalhes tem como objetivo sensibilizar o olhar dos participantes para os elementos decorativos, arquitetônicos e simbólicos que fazem parte do edifício e seu entorno imediato. Uma ótima maneira de descobrir o espaço brincando.
Público-alvo: todas as idades. Duração: até 1h. Horário: 13h30. Local:
jardim/fachada. Quantidade público: 20 pessoas
Data: 9 e 10 de abril
Oficina de Bonecas
Para o domingo, dia 10 de abril, haverá uma ação especial, a Oficina de confecção de Bonecas Abayomi, ministrada pela artesã Marcela Alexandra.
Feitas de pano, a mão e sem costuras, a boneca preta é considerada uma referência cultural relevante para a valorização da nossa cultura afro-brasileira. Sua representatividade fomenta ainda uma importante reflexão sobre igualdade racial, atuando também como ferramenta de combate ao racismo.
Para participar da oficina, também é necessário retirar o ingresso no link www.sympla.com.br/appa.
Público-alvo: todas as idades. Duração: até 1h. Horário: 14h30. Local: tenda. Quantidade público: 20 pessoas
Data: 10 de abril
É necessário apresentar-se à recepção com 15 minutos de antecedência do horário agendado.
Atenção:
Clique aqui para checar as regras de visitação. O não atendimento a elas pode inviabilizar sua visita.
A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade.
A entrada para o público é realizada pelo portão da Avenida Cristóvão Colombo.
Só retire seu ingresso se tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados.
Lembre-se de que as vagas são limitadas e outras pessoas também podem estar interessadas em realizar a visita.
Mais informações:
appa.art.br/palaciodaliberdade
FOTO: Luciana Corrêa